Mais de 2 milhões contestam descontos indevidos no INSS; devolução será feita via aplicativo

Mais de 2 milhões de aposentados e pensionistas já contestaram descontos não autorizados em seus benefícios do INSS até o último sábado (24). Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, 2.054.741 pessoas solicitaram reembolso por cobranças indevidas, enquanto mais de 4,3 milhões acessaram o aplicativo Meu INSS para consultar possíveis descontos nos contracheques.
A devolução dos valores será feita em etapas, com início pelo próprio aplicativo, conforme determinação do Governo Federal após denúncias e investigações da Polícia Federal e da CGU sobre fraudes cometidas por associações que aplicaram descontos sem autorização dos segurados. Caso uma cobrança seja contestada, a associação responsável terá 15 dias úteis para apresentar provas da adesão voluntária. Se não conseguir comprovar, o valor será devolvido ao beneficiário.
O INSS alerta que os contatos oficiais ocorrem apenas pelo aplicativo Meu INSS. Não são feitas ligações ou envios de mensagens por WhatsApp, SMS, e-mail ou outros canais. Em caso de dúvidas, os cidadãos devem procurar a central 135 ou consultar o aplicativo oficial.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.