Maria do Rosário (PT) comemora condenação de Jair Bolsonaro pelo Supremo Federal: “A Democracia respira”

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) publicou um vídeo nas redes sociais comemorando a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão no julgamento da trama golpista. Na legenda da publicação, ela escreveu: “A Justiça avança e a democracia respira!”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, por 4 votos a 1, a condenação de Bolsonaro e aliados pelos crimes de organização criminosa e tentativa de golpe de Estado. Esta é a primeira vez que um ex-presidente do Brasil é condenado por crimes contra a democracia.

Há dois anos, processo de injúria de Maria do Rosário contra Bolsonaro foi arquivado

Exatos dois anos antes de ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da trama golpista, o ex-presidente Jair Bolsonaro obteve uma vitória judicial: o arquivamento do processo movido pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) por crime de injúria.

A ação se referia às declarações feitas por Bolsonaro, ainda em 2014, quando, durante uma discussão no plenário da Câmara, afirmou que não estupraria a parlamentar porque ela “não merecia”. A fala repercutiu nacionalmente, motivando acusações de injúria e incitação ao crime.

O caso chegou a tramitar no STF, mas, em setembro de 2023, os ministros decidiram pelo arquivamento, após entendimento de que havia prescrição da pena. À época, Bolsonaro já enfrentava outros inquéritos no Supremo e a decisão foi vista como um alívio momentâneo em meio à crescente pressão judicial.

Agora, em 2025, o cenário se inverteu. O mesmo STF que arquivou o processo contra Bolsonaro há dois anos, decidiu condená-lo a 27 anos e três meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O contraste entre os dois episódios evidencia a mudança de gravidade dos casos enfrentados pelo ex-presidente e reforça o peso histórico do julgamento desta semana.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.