Memes com Alexandre de Moraes e Donald Trump dominam as redes sociais depois da aplicação da Magnistsky
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), virou alvo de piadas e memes nas redes sociais após a decisão do governo dos Estados Unidos de incluí-lo na lista de sanções prevista na Lei Magnitsky. O anúncio, feito nesta quarta-feira (30), rapidamente tomou conta das discussões no X (antigo Twitter).
Termos como “grande dia”, “Lei Magnitsky”, “Alexandre de Moraes”, “Xandão” e “obrigado Eduardo Bolsonaro” figuraram entre os mais comentados ao longo da tarde e início da noite.
Entre os memes que mais repercutiram, chamou atenção uma montagem com a tradicional marca de vinhos Moët & Chandon, alterada para “Moer Xandão”, em alusão ao ministro. Outro vídeo bastante compartilhado mostra o ex-presidente Donald Trump atirando de baladeira contra um ovo, que seria uma representação caricata de Moraes.
A Lei Magnitsky foi aprovada pelo Congresso norte-americano em 2012 e ampliada em 2016. Ela permite que os EUA imponham sanções a indivíduos considerados responsáveis por corrupção ou violações graves de direitos humanos. As penalidades incluem congelamento de ativos financeiros sob jurisdição norte-americana, proibição de entrada no país e restrição ao uso de serviços digitais de empresas dos EUA, como Google, Gmail, YouTube e Google Pay.
Nas redes, perfis ironizaram as consequências.
“Sem visto, conta bancária, passaporte, cartão de crédito, offshore, contratos… não sobra nada para o Xandão que acaba de entrar na lista Magnitsky. Só lhe resta chorar e mandar áudio”, publicou um usuário.
Enquanto o governo americano não detalha quais ativos ou restrições atingem diretamente Moraes, o episódio já mobilizou debates políticos e transformou o ministro em um dos principais assuntos do dia no Brasil.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.