Milhões consultam descontos indevidos no INSS e mais de 1,5 milhão já solicitou reembolso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou neste domingo (18) que mais de 1,5 milhão de solicitações de reembolso foram registradas por meio do aplicativo “Meu INSS”. Os pedidos referem-se a descontos não autorizados feitos por entidades associativas, como sindicatos e associações. Desde o início da consulta, na última quarta-feira (14), mais de 46 milhões de acessos ao sistema foram contabilizados, evidenciando a dimensão do problema e o interesse da população em verificar possíveis irregularidades.

Apesar do elevado número de contestações, o levantamento mostra que 28.323 débitos foram efetivamente autorizados pelos beneficiários, o que representa uma pequena fração diante da quantidade de queixas. Ao todo, 41 entidades foram contestadas até o momento. O processo de reembolso está disponível tanto pelo aplicativo “Meu INSS” quanto pela Central de Atendimento 135, facilitando o acesso ao serviço para os segurados.

Quando o cidadão reconhece um desconto indevido, o sistema encaminha automaticamente a contestação à entidade responsável. As associações têm até 15 dias úteis para apresentar documentos que provem a autorização do desconto. Caso não consigam comprovar, terão mais 15 dias para devolver os valores ao INSS, que será o responsável por repassar os reembolsos aos aposentados e pensionistas, sem expor os dados bancários dos segurados, evitando assim novas fraudes.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.