Notícia boa para controle da população animal nas ruas de Caicó: Dr. Tadeu faz entrega de veículo novo, reestrutura CCZ e inicia castração

Caicó inicia castração de animais de rua após reestruturação do CCZ

A Prefeitura de Caicó deu início a uma nova etapa da política pública de proteção animal com o começo das castrações de cães e gatos em situação de rua. A ação ocorre após a ampla reestruturação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), anunciada pelo prefeito Dr. Tadeu durante visita ao local ao lado do secretário Jetson.

Segundo o prefeito, o CCZ passou por adequações urgentes e ganhou um centro cirúrgico totalmente equipado, além de uma área de pós-operatório preparada para receber os animais após os procedimentos. Ele destacou que o município adquiriu um veículo exclusivo para o resgate dos animais de rua, garantindo transporte seguro até o centro. “A gente está pegando os animais de rua, cuidando deles e, em seguida, fazendo a castração”, afirmou.

Dr. Tadeu também lembrou que o trabalho vem sendo desenvolvido desde o início do ano com apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, ONGs, cuidadores e Câmara Municipal, resultando na construção de uma política pública sólida para a causa animal. Paralelo às castrações, a Prefeitura iniciou um censo animal, realizado pelos agentes de endemias, que já foram orientados e incorporados ao processo.

O secretário Jetson celebrou os avanços e explicou que as ações seguem três eixos: castração, censo animal e educação. O último envolve a entrada das equipes nas escolas municipais a partir do próximo ano, em parceria com a Secretaria de Educação, para trabalhar conscientização e cuidados com os animais. Ele agradeceu o empenho dos agentes voluntários e da equipe do CCZ, responsáveis por viabilizar a reforma.

As castrações já começaram pelos animais do bairro BEC e da Ilha de Santana. De acordo com o prefeito, todas as áreas públicas da cidade serão percorridas pela equipe, que fará o resgate e atendimento dos animais. “Cuidar dos animais é cuidar da cidade”, reforçou.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.