Novo vídeo mostra ação e fuga de ladrões após roubo de meio bilhão de reais no Museu do Louvre, em Paris
Um novo vídeo que circula nas redes sociais mostra, em detalhes, a ação dos criminosos que roubaram oito peças históricas do Museu do Louvre, em Paris, no último domingo (19). As imagens, divulgadas pela imprensa francesa, revelam o momento exato em que os assaltantes fogem pendurados em um guindaste, em uma operação ousada que durou menos de quatro minutos.
No vídeo, dois homens aparecem descendo rapidamente a estrutura enquanto sirenes ecoam ao fundo. Um deles veste roupas pretas e capacete, enquanto o outro usa um colete amarelo. Na base do guindaste, um terceiro comparsa aguarda para dar cobertura à fuga. As gravações mostram que a ação foi planejada com precisão e executada em meio à movimentação de turistas e seguranças do museu.
Segundo o jornal Le Parisien, as câmeras de segurança do Louvre registraram o momento em que um dos assaltantes vai direto à vitrine que guardava as joias de Napoleão, enquanto o outro tenta distrair os seguranças. Em poucos segundos, eles recolhem as peças, fogem por uma saída lateral e alcançam o guindaste usado como rota de escape. O alarme do museu foi acionado no instante em que invadiram o local.
A presidente e diretora do Louvre, Laurence Des Cars, confirmou que quatro agentes estavam de serviço e seguiram os protocolos de segurança, protegendo o público e acionando as autoridades imediatamente. Ela admitiu, contudo, que o sistema de vigilância não detectou a chegada dos criminosos. “A violência que vemos no mundo também alcançou o museu. Fomos surpreendidos e derrotados”, disse.
Laurence defendeu a criação de uma delegacia de polícia permanente dentro do Louvre para reforçar a segurança. Até o momento, os ladrões não foram identificados nem capturados, e o paradeiro das joias segue desconhecido.
#Louvre #RouboNoLouvre #Paris #CriminalidadeInternacional #CulturaEMundo
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.