O destino do açude Itans
Construído na década de 30, século passado. O Açude Itans represa cerca de 81.000.000m3 de água, sendo o principal curso do Rio Barra Nova. Foi na época construído para garantir o abastecimento hídrico da cidade de Caicó, garantia que manteve por quase um século.
O fenômeno da seca se agravou e Caicó quadruplicou a população, o Itans tornou-se insuficiente, sendo o abastecimento principal de Caicó realizado pelo sistema adutor oriundo do Rio Piranhas Açú. E nestes últimos cinco anos, o Itans não tem conseguido recuperar mais sequer 50% da sua capacidade. Chegou a secar totalmente. Estando hoje, março de 2023 em seu volume morto.
As teorias fundamentais sobre sua condição de recarga surgem inicialmente da pouca pluviometricidade na sua bacia. Mas, ainda há outra hipótese considerada a mais agravante que é o denso número de represas de médio e pequeno porte que precedem a retenção da água, que segue para o Itans somente após sangrias. Sendo um volume bem menos esperado.
O Açude, tem sua importância histórica, emocional sendo um cartão postal de quem vem a Caicó. Sustenta ainda um polo produtivo sustentável, de agropecuária familiar e hortifrutigranjeiros cuja produção tem um eixo importante no abastecimento destes produtos para Caicó. Ainda, sendo o manancial que sustenta a produção na Estação de Piscicultura do DNOCS.
O caicoense nato com certeza tem um amor pelo Açude Itans e, deve neste momento até se perguntar sobre como está o açude. E uma série de novas perspectivas dominam a curiosidade e o desejo de ver as coisas organizadas naquele que sem dúvidas ainda tem uma imensa importância para nossa gente. Cujo sonho é de ver o Itans novamente cheio. Transbordando água e alegria para o povo.
Todavia, é preciso uma imensa corrente de caicoenses cobrando do poder Público que haja cuidado com nosso Itans. Principalmente, voltando a atenção para manutenção da Estação de Piscicultura, da Parede e da Saúde Ambiental em torno da sua Bacia Hídrica.
Prof Rômulo Targino
Caicó, 22 de março de 2023
DIA MUNDIAL DA ÁGUA.
3 Comentários
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Romildo
mar 3, 2023, 7:44 amCom o assoreamento que está atualmente a sua capacidade não passa de 60 milhões de metros cúbicos. Deveriam ter aproveitado os anos que estar no volume moto e feito e feito a recuperação com retirada da lama para voltar a sua capacidade original. Para os donos de cerâmicas da região, seria igual a ouro.
Darci T. Medeiros
mar 3, 2023, 10:45 amA recarga do Açude Itans passa por uma decisão política. Porquê não se faz um canal entre o Rio Seridó, logo após a ponte de de Jardim do Seridó para recarregar o velho Itans?
Talvez não chegue a 15 KM de canal.
Concordo plenamente com o comentário do Romildo. Tudo não passa de uma decisão política. Torna-se vergonhoso.
Orlando Carlos da Silva
mar 3, 2023, 12:42 pmBENDITOS POLÍTICOS