O Globo: Jornal diz que “ministros do STF estão apavorados com a Lei Magnistsky”

Em texto publicado neste domingo (10), Dia dos Pais, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, afirmou que um político influente, com longa trajetória no Parlamento e trânsito junto a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), relatou que magistrados da Corte estariam “apavorados” com a possibilidade de serem atingidos pela Lei Global Magnitsky.

“Imagine só isso acontecer no estágio de vida deles. Ninguém quer uma coisa dessas”, disse a fonte ao colunista. Como o Conexão Política já havia antecipado, interlocutores do governo dos Estados Unidos e do Congresso americano apontam que os próximos alvos da legislação devem incluir Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, e os dois filhos do casal. Outros familiares do magistrado também estariam no radar de Washington.

Segundo fontes ligadas às discussões, a medida contra Viviane Barci é considerada a mais imediata e concreta, devendo ser adotada antes de outras ações em estudo. A avaliação é de que sancionar a advogada ampliaria os efeitos já gerados pelas penalidades aplicadas anteriormente contra Moraes.

Na primeira rodada, o ministro foi incluído na lista da Lei Magnitsky, mas sua esposa ficou de fora. Agora, a eventual inclusão é tratada como uma “extensão” das punições já impostas. Também está em debate a ampliação do tarifaço sobre produtos brasileiros. Desta vez, ministros do STF e autoridades do Executivo e do Legislativo que manifestaram apoio a Moraes podem entrar na lista de sanções.

Sob reserva, uma das fontes consultadas afirmou ao Conexão Política que as medidas adicionais estão sendo consideradas em razão da ausência de sinais de recuo por parte do Judiciário brasileiro, apesar dos apelos da oposição para restabelecer canais de negociação entre Washington e Brasília.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.