STF divulga nota em solidariedade a Moraes: ‘não se desviará de seu papel de cumprir a Constituição’


Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta quarta-feira (30) nota em apoio ao ministro da Corte Alexandre de Moraes, alvo de sanções pelo governo dos Estados Unidos.

No texto, o STF manifesta solidariedade a Moraes e destaca que todas as decisões tomadas pelo ministro na ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro – mencionadas no anúncio feito pelo governo americano – “foram confirmadas pelo Colegiado competente.”

“O Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo”, diz o texto.

O texto lembra que durante a investigação foram encontrados “indícios graves da prática dos referidos crimes, inclusive de um plano que previa o assassinato de autoridades públicas.”

Na nota, o STF ressalta que “o julgamento de crimes que implicam atentado grave à democracia brasileira é de exclusiva competência da Justiça do país, no exercício independente do seu papel constitucional”.

Repercussões

Nesta quarta, o governo americano divulgou a inclusão de Moraes na lista da chamada Lei Magnitsky, utilizada para punir estrangeiros. A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano.

Segundo o governo americano, todos os eventuais bens de Alexandre de Moraes nos EUA estão bloqueados, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ele. O ministro também não pode realizar transações com cidadãos e empresas dos EUA — usando cartões de crédito de bandeira americana, por exemplo.

“Como país soberano não podemos apoiar nenhum tipo de sanção por parte de nações estrangeiras dirigida a membros de qualquer Poder constituído da República. Isso vale para todos os parlamentares, membros do executivo e ministros dos Tribunais Superiores”, disse o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Mais >

MPRN deflagra operação e mira esquema milionário de lavagem de dinheiro ligado a facção criminosa


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou, nesta quinta-feira (31), a operação “Vereda Grande”, com o objetivo de desarticular um esquema milionário de lavagem de dinheiro que abastecia a facção criminosa Sindicato do Crime.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Natal, Assu e na cidade de São Paulo (SP). A ação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN e contou com apoio da Polícia Militar potiguar e de forças de segurança de São Paulo.

As investigações apontam que o grupo utilizava “laranjas” para movimentar valores obtidos com o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. Somente entre 2022 e 2024, o principal investigado, que não possui renda lícita, movimentou mais de R$ 1,1 milhão em sua conta bancária. Outra investigada, com salário declarado de cerca de R$ 1.600, transacionou R$ 1,3 milhão no mesmo período.

A apuração revelou ainda que familiares dos suspeitos também participavam do esquema, utilizando contas e e-mails em comum, além de realizarem diversas operações suspeitas. Alguns dos investigados eram beneficiários de programas sociais, como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família.

Segundo o MPRN, a operação enfraquece o núcleo financeiro da facção, dificultando o financiamento de crimes como tráfico de drogas e compra de armas. A Vereda Grande é um desdobramento da operação Sentinela, que já havia denunciado uma mulher por envolvimento com a mesma organização criminosa e levou à descoberta de transações suspeitas que ultrapassaram R$ 300 mil em apenas dois meses.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dinheiro, eletrônicos, cartões e documentos, que serão analisados para identificar novos envolvidos e aprofundar as provas sobre a lavagem de capitais.

Moraes vai ao jogo do Corinthians, sorri e faz gesto obsceno horas após sanção dos EUA

ministro Alexandre de Moraes foi fotografado no estádio do Corinthians na noite desta quarta-feira (30), poucas horas após ser incluído oficialmente na lista de sanções dos Estados Unidos por meio da Lei Magnitsky. Na imagem publicada pelo Estadão, Moraes aparece sorrindo, acenando e fazendo um gesto obsceno com a mão.

A sanção foi anunciada pelo Departamento do Tesouro dos EUA, com congelamento de ativos e proibição de relações comerciais com empresas americanas. Moraes não comentou o caso.

Motta oficializa perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF


O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), oficializou nesta 4ª feira (30.jul.2025) a perda do mandato de 7 deputados. A decisão se deu depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) alterou a regra sobre a distribuição das chamadas sobras eleitorais.

Com a decisão do Supremo, que muda a contabilização de votos das eleições de 2022, a bancada do Amapá, formada por 8 deputados, é a mais atingida, provocando a troca de metade dos congressistas.

As alterações atingem os deputados Dr.

Pupio (MDB), Sonize Barbosa (PL),

Professora Goreth (PDT) e Silvia Waiãpi

(PL), todos do Amapá, e Lebrão (União Brasil-RO), Lázaro Botelho (PP-TO) e Gilvan Máximo (Republicanos-DF).

Entram no lugar os seguintes políticos:

  • Aline Gurgel (Republicanos-AP);
  • Paulo Lemos (Psol-AP);
  • André Abdon (PP-AP);
  • Professora Marcivania (PC do B-AP);
  • Tiago Dimas (Podemos-TO);
  • Rodrigo Rollemberg (PSB-DF);
  • Rafael Fera (Podemos-RO).

ENTENDA

O novo entendimento do STF alterou a decisão de fevereiro de 2024, que reconheceu a nova distribuição das chamadas “sobras das sobras eleitorais”, mas havia mantido as eleições dos candidatos de 2022 que foram eleitos por meio da antiga regra.

Porém, em março, a Corte decidiu que a regra passasse a valar a partir do pleito de 2022. Essas “sobra das sobras” são os votos distribuídos numa 3ª fase da contabilização, uma espécie de “repescagem eleitoral”.

Quando o STF analisou a regra em 2024, determinou que todos os partidos e candidatos podem concorrer às sobras eleitorais, inclusive aqueles que não atingiram o quociente de 80% e 20% na 3ª fase.

O entendimento anterior fixava que só poderiam concorrer a essa “sobra das sobras” de vagas as siglas que obtivessem ao menos 80% do quociente eleitoral e os candidatos que somassem votos em 20% ou mais do quociente.

O quociente eleitoral é o cálculo que define o número de votos que um partido ou federação precisa para conseguir eleger pelo menos 1 deputado.

Seridó deve eleger seis deputados estaduais; É o que revelam os dados da pesquisa TCM/TS2

A mais recente pesquisa TCM/TS2 aponta que a região do Seridó poderá conquistar seis cadeiras na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. Os nomes mais bem posicionados no levantamento refletem a força política da região no cenário estadual.

Os seridoenses cotados para assumir mandato são: Adjuto Dias, Francisco do PT, Ezequiel Ferreira, Nélter Queiroz, Terezinha Maia e o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, que desponta como novidade entre os nomes com potencial eleitoral.

Já o ex-prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, também aparece em destaque na pesquisa, mas, segundo declarações em entrevistas a rádios, TVs e portais de internet, ele deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, como pré-candidato a deputado federal.

Grok aponta Lula reeleito com 51% em 2026, Bolsonaro ainda com tornozeleira e Trump mantendo sanções


Uma publicação da inteligência artificial Grok, vinculada à plataforma XTwitter, do bilionário Elon Musk, apresentou uma projeção para ambiente político e econômico do Brasil e dos Estados Unidos no final de 2026. A postagem lista uma disputa acirrada entre Lula e Tarcísio de Freitas na corrida ao Palácio do Planalto, além de previsões sobre Jair Bolsonaro, o mercado financeiro e as relações comerciais com os EUA.

“Como IA, não viajo no tempo, mas analiso tendências atuais”, afirma o texto. Segundo a análise, Lula seria reeleito com 51% dos votos contra 49% de Tarcísio, cenário que indica uma disputa altamente polarizada. A projeção não menciona a situação jurídica de Lula até a disputa, mas sugere que o petista estará apto a concorrer.

Outro ponto da publicação envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo o Grok, seguirá usando tornozeleira eletrônica até 2026, sem alcançar uma “prisão domiciliar plena”. A mensagem sugere que o ex-mandatário continuará sob restrições judiciais, mantendo-se afastado de disputas eleitorais diretas.

Mais >

Pesquisa TCM/TS2: Natália lidera para deputado(a) federal; Robinson Faria e Kelps Lima seriam eleitos

A pesquisa TCM/TSDois traz, nesta quarta-feira (30), a intenção de votos para Deputado Federal considerando as eleições de 2026.

Não sabem/não responderam 77,8%. Branco/nulo/nenhum 8,8%. A deputada federal Natália Bonavides aparece com 2,5%. General Girão com 1,2%. João Maia 1,1%. Benes Leocádio 1,0%. Mineiro e Sargento Gonçalves com 0,6%. Robinson Faria e Kelps com 0,5%.

Confira todos os nomes citados em tcmnoticia.com.br

Sobre a pesquisa

Mais >

PL garantiria quatro cadeiras na ALRN se eleições fossem hoje, aponta pesquisa TCM-TS2 divulgada hoje

Se as eleições para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte fossem realizadas hoje, o Partido Liberal (PL), liderado nacionalmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, voltaria a eleger quatro deputados estaduais, segundo a mais recente pesquisa TCM/TS2.

De acordo com o levantamento, os nomes que despontam como favoritos dentro do PL são: a deputada Terezinha Maia, o Coronel Azevedo, o médico Dr. Kerginaldo Jácome e o experiente Tomba Faria. O desempenho reafirma a força da legenda no estado e mostra que o bolsonarismo mantém uma base sólida no eleitorado potiguar.

Flávio de Berói agradece destaque em pesquisa TCM/TS2 e reforça pré-candidatura a deputado estadual

O ex-prefeito de Nova Cruz, Flávio de Berói, comemorou nesta terça-feira (30) sua colocação na pesquisa TCM/TS2, que o apontou em 13º lugar na preferência popular para deputado estadual no Rio Grande do Norte. Pré-candidato ao cargo, Flávio agradeceu o reconhecimento dos eleitores e afirmou que o resultado o motiva ainda mais a seguir firme no projeto político.

“Recebo com alegria e gratidão essa colocação. Isso mostra que o nosso nome tem crescido e que as pessoas lembram do trabalho que fizemos em Nova Cruz e em toda a região Agreste”, destacou Flávio. Ele reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do estado e disse estar preparado para representar os potiguares na Assembleia Legislativa.

Isolda, Kleber, Tomba, Bernardo e Azevedo: Pesquisa TCM/TS2 para deputado estadual; Dr. Tadeu e Flávio de Berói estão entre os citados


A pesquisa TCM/TS2 divulgada nesta quarta-feira (30) revelou os primeiros nomes lembrados pelo eleitorado potiguar na corrida para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. Apesar do elevado índice de indecisos, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) aparece na frente com 0,9% das intenções de voto, seguida por Kleber Rodrigues (PSDB), com 0,8%, e Tomba Farias (PSDB), com 0,7%.

Outros nomes que também figuram na lembrança espontânea dos eleitores são Dr. Bernardo Amorim (PSDB) e Coronel Azevedo (PL), ambos com 0,6%. Na sequência, com 0,5%, aparecem os deputados Adjuto Dias (MDB), Divaneide Basílio (PT), Francisco do PT, Getúlio Rêgo (PSDB), Galeno Torquato (PSDB) e o ex-prefeito Dr. Gustavo Soares. A grande dispersão de votos indica um cenário ainda muito indefinido e pulverizado.

O dado mais expressivo do levantamento, no entanto, é o alto número de eleitores que não souberam ou não quiseram responder (73,8%), além dos que declararam voto branco, nulo ou em nenhum (8,3%). A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 26 de julho de 2025, com 1.847 entrevistados em 63 municípios potiguares, e reforça que a disputa proporcional para a Assembleia Legislativa permanece amplamente aberta e indefinida.

Allyson lidera todos os cenários para o Governo do RN em 2026, segundo pesquisa TCM/TSDois


A nova rodada da pesquisa TCM/TSDois, divulgada nesta quarta-feira (30), confirma a liderança do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, na corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte em 2026. O levantamento testou cinco cenários estimulados e uma pesquisa espontânea, revelando que Allyson aparece à frente em todas as simulações.

Na pesquisa espontânea, onde o eleitor responde livremente, 62,2% disseram não saber ou não responderam. Allyson lidera com 17,3%, seguido de Rogério Marinho (5,5%), Cadu Xavier (3,2%), Styvenson Valentim (3,0%), Álvaro Dias (2,3%), e Walter Alves (0,5%). Brancos, nulos ou nenhum somaram 4,5%, e outros nomes, 1,4%.

Nos cenários estimulados — quando os nomes são apresentados aos entrevistados — Allyson Bezerra aparece com os seguintes percentuais:

  • Cenário 1: 37,2%, com Rogério Marinho em segundo (18,6%)
  • Cenário 2: 40,1%, com Álvaro Dias em segundo (12,5%)
  • Cenário 3: 36,5%, com Styvenson Valentim em segundo (21,1%)
  • Cenário 4: 38,2%, novamente com Rogério Marinho (18,6%)
  • Cenário 5: 37,8%, com Styvenson (20,4%)

A pesquisa ouviu 1.847 eleitores de 63 municípios entre os dias 23 e 26 de julho de 2025, com amostragem proporcional à densidade populacional. Os resultados demonstram o crescimento político de Allyson Bezerra no estado, fortalecendo seu nome como favorito à sucessão do Governo do RN.

Lula tem 44,7% e Bolsonaro 24,6% no RN: Pesquisa TCM/TSDois aponta forte polarização para 2026


A pesquisa TCM/TS2, divulgada nesta quarta-feira (30), aponta que a polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) continua sendo o principal cenário político para a disputa presidencial de 2026. No levantamento estimulado realizado com eleitores do Rio Grande do Norte, Lula aparece com 44,7% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 24,6%. Os demais nomes somam percentuais bem menores, e o número de eleitores indecisos ou que votariam em branco ou nulo chega a 17,6%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula lidera com 37,2%, seguido por Bolsonaro com 19,9%. O dado que chama atenção é o alto número de indecisos: 33,5% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder. Nomes como Ciro Gomes (1,8%), Tarcísio de Freitas (1,2%) e Michelle Bolsonaro (0,2%) aparecem com números inexpressivos. Governadores como Ronaldo Caiado e Romeu Zema também foram citados, mas com menos de 1%.

O cenário de polarização também se reflete no índice de rejeição. Bolsonaro lidera com 43,1% de rejeição, seguido por Lula, com 32,0%. O dado mostra que, embora sejam os nomes mais fortes, ambos enfrentam alta resistência entre parte significativa do eleitorado. A pesquisa entrevistou 1.847 eleitores entre os dias 23 e 26 de julho, em 63 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte, e revela que, a pouco mais de um ano do início da corrida eleitoral, o país segue dividido entre lulistas e bolsonaristas.

Styvenson lidera corrida ao Senado em 2026 com 32% dos votos válidos no RN, aponta TCM/TS2


O senador Styvenson Valentim (PSDB) lidera a disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte nas eleições de 2026, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto TS2 em parceria com a TCM. Considerando os votos válidos (primeiro e segundo voto somados), Styvenson aparece com 32,0% da preferência do eleitorado potiguar, à frente da governadora Fátima Bezerra (PT), com 22,1%, e da senadora Zenaide Maia (PSD), com 21,7%. O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), aparece com 15,4%, seguido de Coronel Hélio (PL), com 4,4%.

No cenário estimulado para o primeiro voto, Styvenson também lidera com 26,8%, enquanto Fátima Bezerra tem 18,1%, Zenaide Maia aparece com 12,5%, e Álvaro Dias com 8,2%. Já no segundo voto, o índice de indecisos é alto: 46,3% não souberam ou não quiseram responder. Neste quesito, Zenaide lidera com 9,5%, seguida por Álvaro (7,4%), Styvenson (5,6%) e Fátima (4,3%). A pesquisa aponta ainda que o nome da governadora aparece como o mais rejeitado entre os postulantes: 27,9% dos entrevistados dizem que não votariam em Fátima de forma alguma, enquanto Styvenson tem rejeição de 9,4% e Álvaro Dias, 8,2%.

Na espontânea, 71,2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar. Styvenson (8,7%) e Fátima (8,6%) aparecem tecnicamente empatados, com leve vantagem para o senador. Zenaide aparece com 2,9% e Álvaro Dias, com 0,9%. A pesquisa ouviu 1.847 eleitores entre os dias 23 e 26 de julho em 63 municípios do RN e mostra que, mesmo com o cenário ainda indefinido, Styvenson Valentim larga na frente com vantagem consolidada.

Governo do RN anuncia nova sede do Geoparque Seridó com foco em sustentabilidade


O Governo do Estado reafirmou seu compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do semiárido ao participar, nesta terça-feira (30), da assinatura do convênio para a construção da nova sede do Geoparque Seridó, em Currais Novos.

O investimento de R$ 1,5 milhão reúne esforços do setor público e privado, com participação das empresas Elera Renováveis e Casa dos Ventos, do Idema, da Prefeitura de Currais Novos — que doou o terreno — e do próprio Geoparque.

A iniciativa, anunciada durante a abertura do evento Diálogo RN, em Natal, com a presença da governadora Fátima Bezerra, fortalece a região como polo de turismo sustentável e preservação da geodiversidade, conectando energia limpa, inclusão social e conservação ambiental.

Caicoense Petrúcio Ferreira é eleito Presidente da UNDIME NORDESTE para o biênio 2025-2027


O caicoense Petrúcio Ferreira, presidente da UNDIME-RN e Secretário Municipal de Goianinha-RN, acaba de ser eleito Presidente da UNDIME NORDESTE para biênio 2025-2027, no 20° Fórum de Educação dos Dirigentes Municipais de Educação, em Salvador/BA.

Eleito por unanimidade junto aos CNRs e Delegados que representam os Estados Brasileiros, ele terá como Vice-presidente a pernambucana Andreika, Presidente da UNDIME-PE.

“Sou ex-aluno da escola pública, fui alfabetizado na escola pública e há mais de 20 anos trabalho defendendo a escola pública com qualidade e equidade social”, disse o novo presidente em sua fala para os presentes.

Além de apresentar sua trajetória, o professor Petrúcio, fez questão de agradecer a cada estado do Nordeste pela confiança depositada e assumiu o compromisso de uma UNDIME NORDESTE com a participação de todos.

Foi tarde, mas Lula convocou reunião emergencial após governo americano impor tarifaço de 50%

O presidente Lula convocou uma reunião de emergência com ministros nesta terça-feira (30) após Donald Trump assinar uma ordem que impõe tarifa extra de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%.

Ficaram de fora itens como suco e derivados de laranja, aço e artigos de aeronaves. Participam da reunião o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad, Rui Costa, Gleisi Hoffmann e Jorge Messias. O chanceler Mauro Vieira será representado.

Pé-de-Meia: nascidos em maio e junho recebem quinta parcela


Os participantes do programa Pé-de-Meia nascidos nos meses de maio e junho recebem nesta quarta-feira (30) o pagamento da quinta parcela, de R$ 200, ​​​correspondente ao incentivo-frequência às aulas. O valor é destinado a estudantes da rede pública matriculados no ensino médio regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para ter direito ao benefício, os estudantes devem ter presença mínima de 80% nas aulas.

Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC, nesta etapa, cerca de 3,3 milhões de alunos de escolas públicas receberão o benefício.

Pagamento escalonado
Os pagamentos do incentivo-frequência ocorrem até o dia 4 de agosto, conforme o mês de nascimento dos alunos que estão matriculados em uma das três séries do ensino médio na rede pública de ensino.

Confira o calendário:

  • nascidos em janeiro e fevereiro receberam em 28 de julho;
  • nascidos em março e abril, receberam em 29 de julho;
  • nascidos em maio e junho, recebem em 30 de julho;
  • nascidos em julho e agosto, recebem em 31 de julho;
  • nascidos em setembro e outubro recebem 1º de agosto;
  • nascidos em novembro e dezembro, recebem em 4 de agosto.

Depósitos
A quinta parcela do Pé-de-Meia está sendo depositada em uma conta poupança da Caixa, aberta automaticamente em nome dos estudantes.

O valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente, se o participante desejar. Basta acessar o aplicativo Caixa Tem, se o aluno tiver 18 anos ou mais.

Mais >

Visto de Alexandre de Moraes para os Estados Unidos está vencido há dois anos


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), já estava impossibilitado de entrar nos Estados Unidos antes mesmo de ser sancionado nesta quarta-feira (30) pelo governo Donald Trump. Segundo interlocutores próximos ao magistrado, o visto de entrada de Moraes no país está vencido há dois anos.

Mais cedo, o governo Trump anunciou sanções contra Moraes com base na Lei Magnitsky, uma legislação norte-americana que permite punir estrangeiros acusados de violações de direitos humanos ou corrupção.

A medida impede o ministro de entrar nos EUA, bloqueia eventuais bens e transações financeiras no país e proíbe empresas e cidadãos americanos de se relacionarem comercialmente com ele.

Segundo o governo norte-americano, Moraes é responsável por uma “campanha opressiva de censura” e por “processos judicializados com motivação política”, que teriam como alvo inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Alexandre de Moraes assumiu para si o papel de juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas dos Estados Unidos e do Brasil”, afirmou Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA.

O que diz o governo dos EUA

A sanção foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), ligado ao Departamento do Tesouro. Segundo o secretário Scott Bessent, o magistrado violou liberdades civis ao perseguir adversários políticos, entre eles Bolsonaro, e ao aplicar medidas que atingiram empresas dos EUA.

A sanção implica:

  • Bloqueio de bens e contas nos EUA;
  • Proibição de transações com empresas americanas;
  • Impedimento de entrada no país.

Antecedentes da decisão

No último dia 18, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, já havia anunciado a revogação de vistos de ministros do STF e familiares, mencionando nominalmente Alexandre de Moraes. Ele citou como justificativa o processo que corre no STF contra Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado.

Segundo reportagem do jornal The Washington Post, o deputado brasileiro Eduardo Bolsonaro (PL-SP) trabalhou com aliados de Trump para viabilizar sanções ao ministro com base na Lei Magnitsky.

O GLOBO

Avião da FAB cai no interior de São Paulo


Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na cidade Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30). A informação foi confirmada pela Polícia Militar do Estado.

A noticia é de BRUNO TEIXEIRA. Em nota, a FAB confirmou a queda da aeronave A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, por volta das 10h30. O acidente ocorreu durante um voo de treinamento em uma área desabitada.

O piloto do avião conseguiu se ejetar antes do impacto e passa bem. Ele está sendo submetido a avaliações médicas previstas para este tipo de situação.

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão se deslocando até o local para iniciar os procedimentos de Ação Inicial da ocorrência.

“O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, acidentou-se nesta quarta-feira (30/07), por volta das 10h30, durante voo de treinamento, realizado em área desabitada, destinada para atividades do EDA, no interior de São Paulo (SP).

O piloto ejetou-se com sucesso, passa bem e está sendo submetido a avaliações médicas previstas para este tipo de situação.

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão se deslocando até o local para iniciar os procedimentos de Ação Inicial da ocorrência.”

Presidente da CBF e deputada federal são alvos de operação por compra de votos em Roraima


O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, a deputada federal Helena da Asatur (MDB) e o marido dela, o empresário Renildo Lima, foram alvos de busca e apreensão numa operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (30) que investiga compra de votos nas eleições municipais de 2024, em Roraima.

O g1 procurou a defesa de Samir Xaud, de Renildo Lima, e da deputada Helena da Asatur, mas não foi respondido até a última atualização da reportagem.

Por meio de nota, a CBF informou que recebeu agentes da PF na sede. Ressaltou que a operação “não tem qualquer relação com a CBF ou futebol brasileiro” e que o presidente da entidade “não é o centro das apurações” (Leia a nota na integra abaixo).

Operação Caixa Preta tem o objetivo de investigar suspeita da prática de crimes eleitorais em Roraima. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Roraima, Igo Brasil, também foi alvo. Outros seis mandados de busca e apreensão são cumpridos na operação.

Agentes da PF estiveram na casa de Xaud e também na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A Justiça também bloqueou R$ 10 milhões nas contas dos investigados.

As investigações começaram quando o empresário Renildo Lima foi preso com R$ 500 mil em setembro de 2024, nas eleições municipais daquele ano. Parte desse dinheiro foi encontrado na cueca do empresário.

Mais >