Após as declarações de Lula durante a COP27, Armínio Fraga aponta ‘indícios preocupantes’ para o quadro fiscal; Vídeo

fiscal que está sendo criado com essa PEC, que está criando um horizonte bastante delicado para o deficit primário, que poderá chegar a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano que vem. Em 2003, quando assumiu o primeiro mandato, Lula herdou um superavit primário de 3,5% do PIB”.

“O que nos levou a escrever a carta foi a sensção de um caminho em direção de centro e uma postura que não estava acontecendo na economia”, disse Armínio Fraga, em entrevista ao Correio.

“Havia a esperança, pelo menos minha, de que o presidente Lula voltaria ao modelo de política economica do primeiro mandato. E, até o momento, não pareceu o acaso e esse é o pano de fundo”, acrescentou. 

Ao ser questionado sobre uma alternativa à PEC da Transição, ele contou que ele, Malan e Bacha, “não chegaram a debater nesse nível de detalhe”. “Apoiamos o então candidato Lula no segundo turno por razões político-institucionais. Nada a ver com as propostas econômicas e que àquela altura não tinham sido apresentadas”, afirmou.

Após as declarações de Lula durante a COP27, o dólar disparou para mais de R$ 5,50 e a Bolsa desabava mais de 2%.

Os juros futuros para os contratos DI com vencimento em 2024, estavam sendo negociados acima de 14%, refletindo aversão ao risco.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.