Pedidos de isenção da taxa da Prova Nacional Docente começam dia 30 de junho

O Ministério da Educação anunciou na última sexta-feira (13) que os pedidos de isenção da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente (PND), também conhecida como “Enem dos Professores”, poderão ser feitos entre os dias 30 de junho e 4 de julho. O comunicado foi feito pelo ministro Camilo Santana nas redes sociais. O valor da taxa ainda será divulgado em edital próprio pelo Inep.

As inscrições para a PND acontecerão de 14 a 25 de julho, e a prova será aplicada em 26 de outubro. Voltada a concluintes de cursos de licenciatura e demais interessados em concursos públicos para a educação básica, a PND tem como objetivo fortalecer a seleção de professores qualificados para as redes públicas de ensino. Os resultados poderão ser usados como critério único ou complementar em processos seletivos municipais, estaduais ou distritais.

Segundo o MEC, a adesão das redes de ensino ao exame termina neste domingo (15), enquanto o cadastro de editais próprios poderá ser feito até 25 de junho. A estrutura da PND seguirá a mesma do Enade das Licenciaturas, que teve sua primeira edição em 2024, e busca ampliar a periodicidade de concursos públicos, hoje realizados em média a cada cinco a sete anos nas redes públicas.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.