Petrobras confirma conclusão da limpeza de sonda e prepara simulado na Foz do Amazonas

A Petrobras informou ao Ibama que concluirá até o fim de maio a limpeza da sonda NS-42, que será usada em uma possível perfuração na costa do Amapá. O equipamento, segundo a empresa, chegará ao local até o fim de junho para participar do simulado de vazamento de petróleo, uma das etapas finais do processo de licenciamento ambiental. A informação foi enviada por meio de carta ao órgão federal e confirma antecipações publicadas pela Reuters com base em fontes ligadas ao projeto.
A comunicação com o Ibama ocorre após a aprovação do conceito do plano de emergência voltado ao resgate da fauna local, em caso de vazamento. A Petrobras, representada por sua gerente geral de Licenciamento e Meio Ambiente, Daniele Puelker, solicitou ainda a definição de datas para vistoria no Centro de Fauna e para a Avaliação Pré-Operacional (APO), última etapa antes da possível autorização para perfuração. Em resposta, o Ibama afirmou que dará início ao planejamento, mas ainda não estabeleceu uma data para a realização da APO.
Apesar dos avanços, o projeto enfrenta resistência dentro do próprio Ibama. Técnicos do órgão já haviam se posicionado contra a proposta da Petrobras, alegando, em fevereiro, que o plano de resgate da fauna teria apenas uma “remota possibilidade” de sucesso. A área pretendida para perfuração é ambientalmente sensível, com presença de recifes de corais e comunidades indígenas costeiras, o que aumenta a pressão sobre o licenciamento e a responsabilidade ambiental da estatal.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.