Polícia Federal barra entrada de 96 estrangeiros após retomada de exigência de visto

Desde a retomada da exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, no dia 10 de abril, a Polícia Federal já impediu a entrada de 96 estrangeiros no Brasil. Os dados mostram que a maioria das recusas ocorreu nos primeiros dias da nova política, especialmente no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), quando muitos viajantes ainda desconheciam a mudança.
Entre os barrados estão 69 norte-americanos, 12 canadenses e 15 australianos — o que corresponde, respectivamente, a 1,13% dos 6.120 cidadãos dos EUA, 1,54% dos 777 canadenses e 4,1% dos 368 turistas australianos que tentaram entrar no país nesse período.
A exigência de visto foi restabelecida pelo governo federal com base no princípio da reciprocidade, já que os três países não concedem isenção para brasileiros. A medida foi anunciada em maio de 2023, mas sua entrada em vigor foi adiada três vezes, passando por datas em outubro, janeiro e, finalmente, abril de 2025.
Mesmo em vigor, a exigência continua sendo alvo de debates no Congresso. No dia 19 de março, o Senado aprovou um projeto de decreto legislativo para reverter a medida. A proposta ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados.
Durante a votação no Senado, o governo não mobilizou ampla resistência. Apenas os senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Jaques Wagner (PT-BA) se manifestaram contra o projeto. A aprovação se deu por votação simbólica. Aliados do Planalto defendem que o valor do visto não é alto e não deve representar obstáculo ao turismo.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.