Polos carnavalescos no litoral e interior do RN serão monitorados em tempo real
A Neoenergia Cosern realizou um investimento de R$ 33 milhões para reforçar a infraestrutura elétrica e garantir segurança no fornecimento de energia durante o Carnaval 2025 em diversas cidades do Rio Grande do Norte. O montante foi aplicado em obras, manutenção preventiva, instalação de equipamentos e monitoramento em tempo real para atender cerca de 50 localidades, incluindo polos carnavalescos no litoral, sertão e regiões serranas.
Reforço na infraestrutura elétrica
As ações preventivas da distribuidora incluem a instalação de 150 para-raios e 40 religadores automáticos, além da manutenção de 3.600 quilômetros de redes de distribuição e transmissão. Como parte do Plano Verão 2025, também foram implementados 115 novos quilômetros de redes de energia e instalados 56 transformadores para melhorar a estabilidade do sistema elétrico.
Os investimentos contemplam ainda a manutenção de 26 Subestações Elétricas e a disponibilização de quatro Subestações Móveis posicionadas estrategicamente para atender as quatro regiões do estado. A medida visa minimizar riscos de interrupções e aumentar a eficiência operacional durante o período de alta demanda energética.
Monitoramento em tempo real e equipes de plantão
Todos os polos carnavalescos serão monitorados pelo Centro de Operações Integrado (COI) da Neoenergia Cosern, localizado em Natal. Para fortalecer a operação, a distribuidora aumentou em 30% o efetivo de equipes em campo e no centro de monitoramento. Aproximadamente 250 profissionais, entre engenheiros, eletrotécnicos e eletricistas, estarão envolvidos diretamente na operação.
Além disso, 60 técnicos ficarão de sobreaviso em todas as regiões do estado para atender a possíveis ocorrências. Equipes especializadas também estarão de prontidão nos polos carnavalescos em Natal e cidades do interior. Caso necessário, a Neoenergia Cosern poderá acionar o COI Backup, localizado em Parnamirim.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.