Prefeitura inicia videomonitoramento robotizado da rede de drenagem em Ponta Negra

A Prefeitura do Natal iniciou a utilização de um sistema de videomonitoramento robotizado na orla da praia de Ponta Negra para identificar ligações clandestinas e obstruções na rede de drenagem. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), permite inspecionar com alta precisão locais de difícil acesso ao longo da faixa de areia, com visualização em tempo real. O serviço faz parte dos investimentos em tecnologia para melhorar a eficiência da infraestrutura urbana da capital potiguar.

Após a obra de aterro hidráulico que recuperou mais de 4 km da orla, a nova etapa de fiscalização visa combater o despejo ilegal de água servida e dejetos, que ainda formam poças e lagoas em pontos da praia. A inspeção será realizada em 17 dissipadores de energia e nos sistemas de drenagem que descem da Avenida Engenheiro Roberto Freire até o mar, incluindo a Vila de Ponta Negra. O trajeto vai do Hotel Ocean Palace até o entorno do Morro do Careca.

Segundo a secretária de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, o objetivo é garantir o pleno funcionamento da drenagem e aplicar autuações nos casos de irregularidades. A previsão é de que os trabalhos durem entre 15 e 20 dias. Ao final, um relatório detalhado será entregue com os pontos de obstrução, que serão desobstruídos com caminhões de hidrojato e sucção, e com as ligações clandestinas identificadas para encaminhamento às autoridades competentes.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.