Procon Natal realizou 230 ações de fiscalização no primeiro semestre de 2025
O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) divulgou o balanço das fiscalizações realizadas entre janeiro e junho de 2025. Ao todo, foram feitas 230 ações em comércios das quatro regiões da cidade: Sul, Norte, Leste e Oeste.
A maior parte das fiscalizações aconteceu nas zonas Leste (82 ações) e Sul (84), que juntas concentraram 71,5% das operações. As zonas Norte e Oeste tiveram 31 e 33 ações, respectivamente.
As equipes aplicaram 230 autuações no período, com média de 38 por mês. Os tipos de ações mais comuns foram os relatórios de visita (122), seguidos por autos de constatação (68) e notificações (40). Não houve registro de autos de apreensão.
Durante as fiscalizações, foram descartados 856 kg de produtos impróprios para consumo. Somente em abril, foram eliminados 597 kg, o que representa quase 70% do total. Também houve o descarte de 7,9 litros de produtos líquidos.
As ações aumentaram mês a mês: de apenas 1 em janeiro para 61 em maio. Em junho, houve uma leve queda para 57 ações devido aos feriados, mas o semestre fechou com crescimento de 5.600% em relação ao início do ano.
A diretora-geral do Procon Natal, Dina Perez, afirmou que o aumento nas fiscalizações reflete um trabalho mais intenso a partir de março. “A maior concentração de autuações nas zonas Leste e Sul ocorre porque são regiões com mais comércio. O grande volume de produtos descartados em abril mostra uma fiscalização mais rigorosa quanto à validade e ao armazenamento”, explicou.
O Procon Natal informou que vai intensificar as ações no segundo semestre, com foco em orientar e corrigir irregularidades para garantir os direitos do consumidor.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.