Procurador Marcelo Rocha Monteiro fala em “terror” no Rio e critica severa impunidade, potencializada pelas leis

Em entrevista ao Os Pingos nos Is, o Procurador de Justiça Marcelo Rocha Monteiro afirmou que o Rio de Janeiro vive um momento de

“terror” para a população, provocado pela ação do crime organizado. Segundo ele, os criminosos estão “tocando o terror” para intimidar a atuação policial em meio à megaoperação contra o Comando Vermelho nesta terça-feira (28).

Monteiro criticou a legislação penal brasileira e decisões judiciais que, em sua avaliação, favorecem a impunidade, citando as audiências de custódia e o tráfico privilegiado. O procurador destacou que a maioria dos presos é reincidente, o que, segundo ele, desestimula as forças de segurança e expõe a sociedade.

O procurador também apontou impactos da ADPF 635, decisão do STF que restringiu operações policiais no estado, afirmando que isso teria contribuído para expandir em 25% o território dominado pelo Comando Vermelho. Ele alertou que os recentes ataques e bloqueios podem representar “uma nova etapa do crime organizado no Rio”, voltada a espalhar pânico entre civis.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.