Projeto da UFRN cria rede para alfabetizar jovens, adultos e idosos em Natal

Uma rede colaborativa, articulada por professores do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), busca reduzir o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos em Natal. Batizado como Projeto Reajaí (Rede de Educação e Alfabetização de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas), o projeto teve início em 2022 e se estenderá até 2025, promovendo práticas educativas inspiradas na pedagogia de Paulo Freire.

A proposta reúne estudantes universitários de diferentes licenciaturas, que atuam como educadores, voluntários ou bolsistas, e também permite a participação de voluntários externos, desde que alinhados à metodologia freireana e em diálogo com a coordenação pedagógica do projeto.

As turmas são organizadas a partir de demandas locais, identificadas por estudantes ou sugeridas por ONGs, sindicatos e movimentos sociais. Segundo a coordenação do projeto, os grupos têm, no mínimo, dez educandos cada, garantindo atenção personalizada e alinhamento com as realidades vividas pelos participantes.

Leia mais…

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.