Rede elétrica do RN será reforçada para evitar apagões no fim de ano e veraneio

Com a chegada das festas de fim de ano e do veraneio, a Neoenergia Cosern colocou em operação o Plano Verão 2025-2026 para garantir o fornecimento de energia elétrica durante o período de aumento do consumo. O plano, que segue até o Carnaval, inclui novos investimentos em infraestrutura, ampliação de equipes e reforço nas bases operacionais para atender às localidades com maior demanda, como o litoral e a Zona Leste de Natal.

A diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, destacou a importância de se preparar para o crescimento do consumo de energia no fim de ano. “É o famoso Plano Verão, quando a gente prepara toda a nossa rede para as festas de fim de ano e para o veraneio. Esse planejamento vai até o Carnaval, onde a gente tem um aumento significativo da demanda de energia por muitos turistas, pela mudança das pessoas que saem da cidade e vão para o litoral”, explicou Fabiana.

Ela também ressaltou a necessidade de planejamento: “Há uma mudança do perfil de consumo de energia e, para isso, a gente se prepara com investimentos na rede e com todo o nosso time de manutenção avaliando como estão os nossos transformadores”.

Uma das principais medidas do plano é a inauguração de duas novas subestações, previstas para janeiro de 2026. Uma ficará em Petrópolis, na capital potiguar, atendendo bairros como Ribeira, Tirol, Alecrim e Cidade Alta, e a outra em São Miguel do Gostoso, no litoral Norte. “Essas subestações vêm reforçar a demanda crescente de energia em regiões estratégicas”, afirmou Fabiana Lopes.

Além das subestações, a Neoenergia Cosern investiu na ampliação das equipes operacionais. “De fato, a gente aumenta em 35% o nosso time de campo. Há todo um plano de operação para atender às eventuais ocorrências e toda a população”, explicou Fabiana.

Outro ponto importante é o alerta da distribuidora para a população e organizadores de eventos sobre a necessidade de comunicar previamente à distribuidora sobre festas ou aumentos no consumo de energia. “Se vai haver uma festa onde a demanda de energia vai crescer muito, se os clientes residenciais estão aumentando a sua demanda de energia, eles precisam avisar”, afirmou Fabiana Lopes, enfatizando a importância dessa comunicação. “Isso, inclusive, é uma obrigação regulatória, para que a gente possa fazer um planejamento e todo mundo aproveitar essa época do ano”.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.