Rui Costa nega que Haddad tenha se enfraquecido por causa do Pix: ‘Saiu mais forte’

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, rejeitou a ideia de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenha saído enfraquecido após a derrota do governo em relação à nova fiscalização do Pix. Pelo contrário, Costa afirmou que Haddad “saiu mais forte” do episódio. Em declarações feitas após a primeira reunião ministerial de 2025, Costa explicou que o governo nunca considerou a possibilidade de tributar o sistema de pagamentos instantâneos, como algumas especulações haviam sugerido.
“Não houve nenhuma medida concreta ou verdadeira que tenha enfraquecido Haddad”, afirmou Rui Costa. “O que foi criado foi uma notícia facciosa, mentirosa, para tentar aterrorizar a população.” Ele destacou ainda que a reunião de ministros, que durou 7 horas e ocorreu na Granja do Torto, demonstrou unidade no governo e foi, para ele, a mais positiva das que participou nos últimos dois anos.
Costa também elogiou o Pix, dizendo que ele não é apenas um meio de pagamento, mas que “estrutura as relações da sociedade”. O ministro assegurou que em nenhum momento o governo considerou a ideia de tributar ou taxar o Pix.
Ao falar sobre os investimentos do governo, Rui Costa garantiu que a gestão atual fará “mais do que o dobro” do que foi feito durante o governo de Jair Bolsonaro, destacando que na área da educação, os investimentos serão três vezes maiores.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.