Sabores da Terra reúne receitas inovadoras com alimentos da agricultura familiar
Um dos destaques da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar, no Centro de Convenções de Natal, a Cozinha Sabores da Terra traz todas as noites oficinas com especialistas que preparam receitas feitas com ingredientes oriundos da agricultura familiar. As oficinas são abertas ao público, mediante inscrição, com capacidade para 20 pessoas cada, e acontecem sempre a partir das 17h, e tem a supervisão da nutricionista Pâmela Dantas, que atua na Emater-RN.
Hoje (17), serão três oficinas. “Do Sertão ao Mar: viajando aos sabores da Mata Atlântica”, com a nutricionista Larissa Varela e o professor Warison Albino, gastrólogo do curso de Gastronomia da Universidade Potiguar.
A segunda oficina terá o tema “Nordeste à Mesa”, com Priscila Dutra e Janaína Ribeiro, que vão fazer o croquete de vatapá e arroz da terra de camarão. A última oficina de hoje falará sobre “Do Balde ao Prato”, com o professor Marcelo Labre e os alunos Willames Santos e Allan Guedes, do curso de Gastronomia da UnP.
Nessa quinta-feira (16), a restauranter Flávia Duarte, que atua com veganismo em Natal, apresentou receitas como o brigadeiro e o docinho de paçoca com coco, todos veganos, utilizando leite condensado feito com leite de castanha de caju.
Além da confecção das receitas, Flávia falou sobre o veganismo, os mitos acerca desse estilo de vida, e argumentou sobre os sabores desse tipo de alimento, às vezes associado pelo senso comum como sem gosto e não atrativo.
No primeiro dia da Fenafes, a oficina foi destinada a convidados que participaram da abertura do evento, oferecida pelo professor da Escola Agrícola de Jundiaí, Tarcísio Gonçalves, titular do curso técnico em Gastronomia. Ele preparou água de coco saborizada, caju marinado e batata doce crocante.
A Cozinha Sabores da Terra prossegue até o sábado (18) na I Fenafes, com pratos à base de peixe e tapioca, elaborados pelas professoras Patrícia Amante e Amanda Vagas, do curso técnico de Gastronomia pela EAJ, e pela chefe de cozinha de Pernambuco, Adriana Borges.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.