Secretário Gustavo Fernandes é homenageado com o Título de Cidadão Nisiaflorestense após trajetória marcada por valorização da educação e dos servidores

Na noite de 9 de dezembro, durante a Sessão Solene da Câmara Municipal de Nísia Floresta, o secretário municipal de Educação, Gustavo Fernandes, foi agraciado com o Título de Cidadão Nisiaflorestense, uma homenagem concedida a pessoas não naturais do município, que tenham contribuído de modo relevante para o desenvolvimento social, educacional ou econômico da cidade.

Uma trajetória dedicada à educação e à valorização docente

Gustavo Fernandes já possuía uma trajetória consolidada na gestão pública da educação antes de assumir a Secretaria em Nísia Floresta. Durante 14 anos seguidos, atuou no município de Ielmo Marinho, exercendo por diversos anos, inclusive, o cargo de secretário de Educação. 

Em Ielmo Marinho, foi reconhecido por garantir, de forma pioneira para a região, o pagamento de reajustes salariais aos professores, uma prática de valorização que impacta diretamente no reconhecimento e dignidade do magistério. 

Quando assumiu a Secretaria de Educação de Nísia Floresta, em 2025, Gustavo manteve esse compromisso. Uma das suas primeiras ações foi promover o pagamento atualizado do piso salarial dos professores, fazendo com que Nísia Floresta se tornasse o primeiro município do Brasil a pagar o piso de 2025 em janeiro. 

Inovação, cuidado e foco em resultados

Sob a gestão dele, a rede municipal de Nísia Floresta adotou ferramentas e programas voltados à melhoria da aprendizagem e ao incentivo ao desempenho, como o uso da plataforma digital para avaliação dos alunos e um ranking interno de desempenho com premiações para as turmas que se destacam. 

Além disso, sua atuação é marcada por uma gestão sensível: valorização dos profissionais, atenção às condições da equipe de apoio e empenho em assegurar direitos trabalhistas e pedagógicos, reflexo de uma visão humana de educação. 

Reconhecimento e importância da honraria

O título entregue pela Câmara Municipal representa o reconhecimento oficial de todo o trabalho desenvolvido. A honraria simboliza não apenas uma gratificação institucional, mas também o apreço da população e dos colegas de trabalho à dedicação, à competência e ao compromisso de Gustavo com a educação de Nísia Floresta.

Ao receber o título, Gustavo reafirmou seu compromisso com a educação pública municipal, com a valorização de todos os profissionais da rede e com o constante trabalho por qualidade, dignidade e inclusão.

O impacto real para Nísia Floresta

Com a adoção de políticas de valorização salarial e de gestão comprometida, a rede municipal de ensino de Nísia Floresta teve um novo alento: professores valorizados, estímulo ao aprendizado dos alunos, melhorias na estrutura pedagógica e, sobretudo, um novo olhar de cuidado com a educação como ferramenta de transformação social.

A homenagem, portanto, é justíssima, não apenas pelos cargos ocupados, mas pelo legado que Gustavo Fernandes está ajudando a construir: uma educação pública mais digna, justa e de qualidade para toda a comunidade.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.