Tensão: EUA autorizam retirada de pessoal do Oriente Médio

Os Estados Unidos autorizaram nesta quarta-feira (11) a evacuação parcial de diplomatas e militares de suas representações no Oriente Médio diante do risco iminente de um ataque israelense contra o Irã. A medida foi confirmada por fontes do governo americano à veículos internacionais, como a agência Reuters e o jornal americano Washington Post, e ocorre após uma avaliação que apontou aumento significativo das ameaças à segurança da região.
Segundo informações, o Departamento de Estado autorizou a saída de funcionários não essenciais da embaixada americana em Bagdá, no Iraque, enquanto o Pentágono permitiu que familiares de militares deixem instalações americanas em diversos países do Oriente Médio. O temor em Washington é que uma ofensiva de Israel leve a uma retaliação iraniana contra alvos dos EUA na região.
A decisão de retirada parcial ocorre no contexto de crescente tensão envolvendo negociações sobre o programa nuclear iraniano. O presidente Donald Trump, que lidera as conversas para tentar limitar o enriquecimento de urânio pelo Irã, demonstrou pessimismo quanto à possibilidade de um acordo imediato.
“Estou menos confiante agora do que estaria há alguns meses. Algo aconteceu com eles, mas estou muito menos confiante de que um acordo será feito”, afirmou Trump em entrevista ao New York Post.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.