Trump diz estar surpreso com condenação de Bolsonaro no STF

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (11) que está surpreso com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal) por plano de golpe de Estado.

“Eu assisti ao julgamento. Eu o conheço muito bem. Líder estrangeiro, ele era um bom… eu achava que ele era um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram”, comentou Trump.

O líder dos EUA também disse estar “muito descontente” com a decisão do STF e elogiou Bolsonaro: “Eu sempre o achei muito direto, muito excepcional, na verdade, como homem, um homem muito excepcional. Eu acho que é uma coisa terrível. Muito terrível. Acho que é muito ruim para o Brasil”, afirmou.

O presidente americano já havia chamado o caso contra Bolsonaro de “caça às bruxas” e criticado duramente o Brasil, aplicando tarifas contra o país e sanções contra Alexandre de Moraes, relator do caso no STF.

Bolsonaro foi considerado culpado por cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, criticou o que chamou de “perseguições políticas lideradas pelo sancionado por violações de direitos humanos Alexandre de Moraes”.

Ele destacou ainda que os Estados Unidos responderão adequadamente “a essa ‘caça às bruxas’”.

1 Comentário

Paulo Eduardo lucena

set 9, 2025, 12:23 pm Responder

A pena foi pouca, e ainda o cabelo de manga chupada vem conversar merda,vá gritar no seu chiqueiro,aqui tem soberania não somos capachos de país algum,muito menos de americanos, somos Brasileiros, somos nação,e temos soberania, tá com peninha vem buscar ele e tida corja da direita podre e leva pra vcs

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.