UFRN de Caicó abre semestre com reflexão sobre o Nordeste e seus estereótipos

A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó, abre amanhã, 13 de agosto, o semestre letivo 2025.2 com uma aula magna dedicada a discutir o Nordeste para além das imagens prontas e generalizações. O convidado para conduzir o encontro é o jornalista e escritor Octávio Santiago, que atua na interseção entre literatura, memória e identidade cultural e lançou, recentemente, o livro “Só sei que foi assim: a trama do preconceito contra o povo do Nordeste”.
Com o tema “O Nordeste: estereótipos, identidade e pertencimento”, a aula propõe um mergulho crítico nas formas como a região é retratada e percebida no imaginário nacional, apontando para a diversidade de realidades, expressões e histórias que compõem os múltiplos “Nordestes”.
A atividade será realizada às 18h, no auditório da Escola Multicampi, e é aberta ao público, estudantes, docentes e a comunidade em geral, sem necessidade de inscrição prévia. A expectativa é que o encontro seja um momento de escuta, debate e troca de experiências, ampliando o olhar sobre a riqueza cultural e social da região e inspirando novas formas de pertencimento e valorização da identidade nordestina.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.