URGENTE: Oposição Consegue 41 Assinaturas e Vai Protocolar Pedido de Impeachment de Alexandre de Moraes
URGENTE: Oposição Consegue 41 Assinaturas e Vai Protocolar Pedido de Impeachment de Alexandre de Moraes
A oposição ao governo federal conquistou, nesta quinta-feira (7), um marco significativo no Senado Federal: ao todo, 41 parlamentares assinaram o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O número é superior ao mínimo necessário (27 assinaturas) para que a solicitação seja formalmente protocolada na Casa.
A articulação foi intensificada nos últimos dias após a divulgação de um dossiê online que reúne mais de 70 supostos abusos cometidos por Moraes, incluindo decisões monocráticas, censura a parlamentares e perseguição a opositores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O pedido de impeachment será apresentado ainda nesta semana ao presidente do Senado, @davialcolumbre que tem a prerrogativa de dar andamento ou arquivar a solicitação. A expectativa é de forte pressão popular nos próximos dias, com manifestações já convocadas por movimentos conservadores em várias capitais.
Senadores como Eduardo Girão (Novo-CE), Magno Malta (PL-ES) e Marcos Rogério (PL-RO) lideraram as articulações. Eles acusam Moraes de “romper com os limites constitucionais” e de agir como um “poder acima dos demais”.
A possível aceitação do pedido pode deflagrar uma das maiores crises institucionais desde a redemocratização do país, colocando frente a frente o Congresso e o STF.
Cabe ao presidente do Senado decidir se dará seguimento ao pedido de impeachment. Para a destituição do ministro ser confirmada, são necessários votos favoráveis de dois terços do plenário.
Alcolumbre, no entanto, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.