Vaticano anuncia que não irá participar do Conselho da Paz de Trump

O cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, afirmou nesta terça-feira (17) que a Santa Sé não irá participar do Conselho da Paz, iniciativa criada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Inicialmente, o órgão foi idealizado para supervisionar o cessar-fogo e a reconstrução de Gaza, mas acabou evoluindo e foi ampliado para atuar na resolução de outros conflitos globais. “A Santa Sé não participará do Conselho da Paz devido à sua natureza particular, que evidentemente não é a dos outros Estados”, declarou o cardeal à margem de uma reunião bilateral em Roma com o governo italiano,
Parolin destacou que para a Santa Sé há questões críticas que devem ser resolvidas. No entanto, citou o papel da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Para nós, há certas questões críticas que devem ser resolvidas (…). Em nível internacional, deve ser, acima de tudo, a ONU que gerencia essas situações de crise. Esse é um dos pontos em que temos insistido”, declarou.
O secretário de Estado do Vaticano também expressou preocupação em relação à guerra na Ucrânia. Completará em 24 de fevereiro quatro anos da invasão russa.
“Em relação à Ucrânia, há um pessimismo considerável. Em ambos os lados, não nos parece que haja avanços reais em relação à paz, e é trágico que, após quatro anos, ainda nos encontremos neste ponto. Espera-se que esses diálogos possam produzir algum progresso, mas me parece que não há muita esperança e nem muitas expectativas”, afirmou Parolin.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.