[VÍDEO] Deputada faz ‘blackface’ durante discurso contra mulheres trans em SP

A deputada estadual Fabiana Bolsonaro (PL) se pintou de marrom no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quarta-feira (18), prática conhecida como “blackface”, considerada racista por remeter a estereótipos históricos usados para ridicularizar pessoas negras.
Ao justificar o ato, a parlamentar afirmou que a encenação era uma forma de argumentar que pessoas trans não são mulheres, mesmo que se maquiem. A fala gerou reação imediata entre colegas e críticas nas redes sociais.
Durante o discurso, a deputada disse que é uma mulher branca e questionou se, ao se maquiar como uma pessoa negra, passaria a compreender as causas do movimento negro. Em seguida, iniciou a pintura da pele no plenário.
“Eu, sendo uma pessoa branca, vivendo tudo o que eu vivi como uma pessoa branca, agora aos 32 anos, decido me maquiar, me travestir como uma pessoa negra, me maquiando e deixando só o fora parecer. E aqui, eu pergunto: e agora? Eu virei negra? Eu senti o desprezo da sociedade por uma pessoa negra que jamais deveria existir? Eu te pergunto, você que está me assistindo, eu me pintando de negra, sinto na pele a dor que uma pessoa negra sentiu pelo racismo? Por não conseguir um trabalho, um emprego?”, afirmou.
“Eu, sou negra agora? Eu estou sentindo as dores de uma mãe e teu filho que sofre tudo que sofre na rua por ser negro? Não é isso? Não é essa luta?”.
A líder do PSOL na Alesp, Ediane Maria, apresentou representação na Comissão de Ética por quebra de decoro parlamentar e solicitou investigação ao Ministério Público por racismo e transfobia.
Com informações do g1
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.