Viradouro deu lição: Escola homenageou ‘mestre de bateria’ e terminou como campeã

A Viradouro é a campeã do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro. Com 270 pontos, a escola ficou à frente da Beija-Flor e da Vila Isabel por apenas 0,1 ponto.

O enredo apresentado pela escola de samba neste ano foi “Pra cima, Ciça!”. A Viradouro contou a história de Moacyr da Silva Pinto, diretor de bateria da própria escola, homenageado em vida por seus 70 anos e sua dedicação ao samba.

Ciça desfilou à frente da bateria, como sempre, mas ao final subiu ao lado da rainha de bateria, Juliana Paes, e de todos os integrantes da ala em um carro alegórico, em um dos momentos mais emocionantes da Sapucaí.

Durante toda a apuração das notas, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (18), a Viradouro disputou ponto a ponto com Beija-Flor e Vila Isabel, mas se destacou nos quesitos Alegorias e Adereços e Harmonia, nos quais as adversárias perderam um décimo.

Até a metade da apuração, Beija-Flor, Viradouro e Vila Isabel tiveram notas perfeitas. Segundo as regras, a nota mais baixa entre as quatro de cada quesito é descartada.

No fim, pelos critérios de desempate, a Beija-Flor ficou com o segundo lugar e a Vila Isabel com o terceiro. Salgueiro, Imperatriz e Mangueira, nesta ordem, completam as seis primeiras colocadas que voltarão à Sapucaí para o Desfile das Campeãs.

Por outro lado, a Acadêmicos de Niterói, escola que contou a história do presidente Lula, foi rebaixada e, em 2027, voltará a desfilar na Série Ouro. Em 2025, a escola havia sido campeã e subido para o Grupo Especial.

A campeã da Série Ouro, que desfilará no Grupo Especial no próximo ano, será conhecida nesta quinta-feira (19).

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.