Brasil: cidades têm atos a favor da Lava Jato

Debaixo de sol forte, neste domingo (26), manifestantes do Movimento Brasil Livre e do Vem pra Rua reuniram centenas de pessoas na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, para apoiar a operação Lava Jato, as reformas previdenciária e trabalhista e protestar contra a corrupção.

A caminhada estava prevista para às 10h, mas por volta das 11h ainda não tinha começado. Os manifestantes se aglomeravam sob as árvores do canteiro central da Avenida Atlântica para fugir do sol.

Apoiados por três carros de som, na altura do Posto 5, enquanto uns discursavam contra a corrupção, outros pediam para que o público fosse convocado por redes sociais. O terceiro carro tocava uma canção de Renato Russo.

Com faixas, cartazes e bandeiras do Brasil, os manifestantes apresentavam uma vasta gama de reivindicações, que iam desde saudações ao juiz Sérgio Moro até pedidos que o prefeito Marcelo Crivella tomasse conta da cidade.

Por meio de nota, a Polícia Militar afirma que está acompanhando o protesto, mas não divulgará números sobre a estimativa de público. Uma representante do Movimento Vem pra Rua apontou a estimativa de público em duas mil pessoas.

São Paulo

No interior do estado, cerca de 200 pessoas em Araçatuba, segundo a organização e a Polícia Militar, se reuniram para protestar. Em Votuporanga, os moradores também foram para a rua fazer manifestações. A organização e a Polícia Militar estimam que 500 pessoas tenham participado no protesto. Em São José do Rio Preto também houve protesto, com 800 pessoas segundo a organização e 350 segundo a PM.

Manifestantes saíram pelas ruas da região central de Mogi das Cruzes na manhã deste domingo (26) em protesto contra a corrupção e em favor da Lava Jato. A manifestação foi organizada pelo movimento Vem Pra Rua, que também quer o fim do foro privilegiado, é contra o aumento do fundo partidário e o voto em lista fechada. Tanto a organização contra a Polícia Militar contabilizaram que 50 participaram do ato.

“Não abordamos a terceirização para não misturar as pautas do que o Vem pra Rua vem defendendo desde o começo. Por isso, por enquanto, vamos nos manifestar apenas contra a corrupção e a favor da Lava Jato”, explica Silvio Marques, representante do Vem pra Rua em Mogi das Cruzes.

“Aqui contra o governo é o que chamamos de medidas combo: anistia ao caixa 2 e lista fechada que impedem a renovação do Congresso. Os políticos se aproveitam disso pra manter o foro privilegiado e se manter no poder”, considera o engenheiro mecânico Claudio 

Brasília

A manifestação em Brasília começou por volta das 10h e alterou o trânsito no Eixo Monumental. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, o público estimado às 11h30 era de 500 pessoas. Os organizadores não deram estimativa de participantes até a última atualização desta reportagem.

Pernambuco

Os participantes fizeram uma caminhada, pela Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. De acordo com estimativa do próprio movimento, a passeata reuniu cerca de 5.500 pessoas. A Polícia Militar (PM) acompanhou o ato, mas sua assessoria de comunicação não divulgou estimativa do número de participantes.

Bahia

Um grupo de manifestantes se reuniu na orla da Barra, em Salvador. Segundo estimativa dos organizadores, 1.500 pessoas participam da mobilização. A PM informou que não vai divulgar estimativa.

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, o protesto ocorre na Praça da Liberdade. A organização preferiu não divulgar o número de pessoas que participaram da manifestação. A Polícia Militar também não fez a contagem. A organização do evento não quis informar a estimativa de pessoas no local. A Polícia Militar informou que cerca de 500 pessoas participam do ato.

No Triângulo Mineiro, um ato contra a corrupção foi realizado em Uberaba na Praça Manoel Terra. A organização estima que 100 pessoas participam da manifestação. A Polícia Militar não divulgou estimativa, mas acompanha a manifestação. Em Uberlândia, as pessoas se concentraram na Praça Tubal Vilela.

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a Polícia Militar e a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) acompanham o estimam que 200 pessoas tenham participado do protesto. A organização espera que cerca de oito mil pessoas compareçam.

Pará

Manifestantes realizaram uma passeata em Belém. De acordo com a organização, cerca de 300 pessoas participaram do ato. A Polícia Militar não informou a estimativa.

Alagoas

Com faixas, cartazes e bandeiras em verde e amarelo um grupo de aproximadamente 30 pessoas realizaram um protesto na praça Sete Coqueiros, na orla da Ponta Verde.

Mato Grosso do Sul

O ato em Campo Grande começou por volta das 9h15, no horário local, no Obelisco. Segundo os organizadores, o ato começou com cerca de 80 pessoas, mas chegou a 400 participantes. A Polícia Militar também estima público de cerca de 400 pessoas.

Amazonas 

Um grupo realizou protesto na Praça do Congresso, no Centro de Manaus. Segundo a Polícia Militar, cerca de 40 pessoas participaram do ato. Já os participantes do protesto afirmaram que 80 manifestantes estavam reunidos no local.

 Santa Catarina

Cerca de 150 pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram de um protesto em Lages,na Serra catarinense.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.