Projeto de Lei transforma ‘Natalis’ em patrimônio cultural, imaterial e histórico do RN

Apresentado pelo Grupo Diocecena do Colégio Diocesano Santa Luzia, o espetáculo Natalis, pode ser considerado patrimônio cultural, imaterial e histórico do Rio Grande do Norte através de Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada estadual Larissa Rosado (PSB). 

O Projeto, segundo a parlamentar visa garantir ao espetáculo Natalis sua inserção no contexto de preservação cultural e histórica das formas de expressão nele contidas, bem como assegurar-lhe benefícios e garantias previstos na Constituição Estadual. 

O espetáculo 

Encenado desde o ano de 2015, sempre durante a Festa de Santa Luzia, na edição 2017 conta com 200 pessoas em atuação, entre alunos do Colégio Diocesano, do Coral Santa Luzia, do Grupo Diocecena e da Comunidade Católica Shalom, são atores, músicos, bailarinos e equipe de produção. 

O enredo conta a história do nascimento de Jesus Cristo, como uma mensagem de paz, e isso reflete no fortalecimento da fé cristã. Também o espetáculo reafirma a vocação de Mossoró para os grandes espetáculos como o Chuva de Bala no País de Mossoró, Auto da Liberdade e Oratório de Santa Luzia, conhecidos nacionalmente. 

“A cidade de Mossoró tem interessantes passagens da sua história contadas em espetáculos que fortalecem o turismo religioso e de eventos, o que, além de todos os benefícios já elencados, ajuda no desenvolvimento econômico da cidade”, reforça Larissa, lembrando a importância do reconhecimento do espetáculo. 

O Projeto segue para as Comissões onde segue trâmite normal, para depois ser votado em plenário.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Lista de comentários