Técnicos da Suest/RN treinam técnicos de município na coleta de amostras para o Controle da Qualidade da Água

UMCQA

Os técnicos municipais foram treinados a fazerem as coletas das amostras, seguindo as orientações técnica, e assim, obetrem os resultados das análises confiáveis.

A Superintendência Estadual da Funasa/RN(Suest/RN), por meio do Serviço de Saúde Ambiental(Sesam) realizou no dia 29 de março deste ano, no município de Rio do Fogo, a 90 km de Natal; o treinamento sobre “Metodologia de Coletas das Amostras da Água para Análises”.

O evento teve como monitora a bióloga da Funasa, Arlinete Teixeira, que compõe a equipe do Programa de Controle da Qualidade da Água, na Suest. Segundo Arlinete, o treinamento teve o objetivo de capacitar os servidores municipais, que atuam na Vigilância Sanitária e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a fazerem a coleta das amostrar, de acordo com as orientações técnicas.

O Programa de Controle da Qualidade da Água

O Programa de Controle da Qualidade da Água (PCQA), tem o objetivo de apoiar os municípios Potiguares – com até 50 mil habitantes – atendendo as demandas dos Sistemas de Abastecimento de Água(SAA), por meio de análises bioquímico e bacteriológico, sendo de grande importância na vigilância das doenças de veiculação hídrica, diz Arlinete..

Nas atividades é utilizado a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Àgua (UMCQA) – também conhecido como laboratório móvel – atende as demandas municipais por meio de análises da água usada pela população, sendo de grande importância na vigilância das doenças de veiculação hídrica.

Outra atividade, realizada no programa é a assessoria feita a esses municípios, no tocante as diretrizes e normas; os procedimentos laboratoriais – para determinar os parâmetros necessários para o consumo humano, garantido a sua potabilidade. Além das análises dos Sistemas de Abastecimentos de Água, a equipe coleta amostras das cisternas, chafarizes, creches, escolas, hospitais; que são abastecidos por carros pipa, no período da estiagem.

Para a bióloga da Funasa, que atua na equipe, ” Essas atividades fins do controle da água pela FUNASA, tem o objetivo de avaliar se o abastecimento atende às exigências da portaria da qualidade da água, detectando indicadores, quer sejam bioquímicos ou bacteriológicos; importantes para prevenir riscos à saúde das comunidades”. Os trabalhos realizado pela Funasa, no controle da qualidade da água, é regida pela Portaria nº 2.914/2011.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.