Defur prende dupla suspeita de participar de esquema de roubos e receptação

Uma ação realizada por policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) prendeu, na tarde desta quinta-feira (01), o foragido da Justiça Edson Batista dos Santos, 33 anos, e Vandergleyson Viana de Lima, 20 anos, suspeitos de participarem de um esquema criminoso, o qual criminosos cometiam roubos em Ponta Negra, guardavam os produtos do crime em uma pousada, e os revendiam.

Através de denúncias anônimas acerca de frequentes roubos em estabelecimentos comerciais próximos a região da pousada, os policiais civis iniciaram investigações e prenderam em flagrante Vandergleyson, o qual estava revendendo, na Vila de Ponta Negra, um baixo roubado de valor entre R$ 14.000,00 e R$ 16.000,00 reais, tendo disponibilizado o instrumento musical em um site de compra e venda de produtos. Na abordagem realizada por policiais, o homem estava com uma funcionária da pousada.

O baixo teria sido produto de um roubo cometido por Edson, o qual confessou o crime, afirmando que o teria realizado juntamente com um outro homem conhecido como “Bananinha”, em um estabelecimento comercial, onde foi levado todas as bebidas, um botijão de gás e o instrumento musical. Ele confessou ter entregue o material para a dona da pousada e o advogado, que teriam aproveitado o produto do roubo, e desfeito do baixo, o qual Edson solicitou para Vandergleyson ser o responsável pela sua venda.

Segundo a delegada titular da Defur, Danielle Filgueira, o esquema criminoso teria como mandante um advogado e a proprietária da pousada localizada no bairro de Ponta Negra, a qual ordenava a um grupo de pessoas, entre elas moradores de rua e usuários de drogas, para que cometessem roubos e furtos e entregassem na pousada em troca de dinheiro e drogas.

“Através das ações realizadas pelas equipes da Defur, descobrimos um verdadeiro esquema criminoso, tal este relatado pelos próprios presos usuários de drogas, que recebiam ordens da dona da pousada juntamente com um advogado que ainda estão sob investigação, para o cometimento de furtos e roubos no bairro de Ponta Negra.

No momento, a dupla é suspeita por estar desfazendo-se do restante do material roubado. Dentre os produtos roubados por essa quadrilha especializada, alguns eram aproveitados pela mulher, e outros eram destinados à revenda, como por exemplo, foi o caso do baixo”, detalha a delegada da Defur, Danielle Filgueira.

Durante a ação, os policiais civis conduziram Ricardo Trigueiro Ribeiro, 33 anos, à Defur, para que o mesmo prestasse depoimento acerca do esquema criminoso. Edson, o qual estava foragido do sistema prisional, foi autuado pelo crime de furto, e Vandergleyson por receptação, sendo a dupla presa e encaminhada ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.