Adutora Manoel Torres volta a funcionar bombeando água na tarde deste domingo

0-300

Neste domingo (27), foi concluído o trabalho de melhoria no sistema de captação da CAERN em Jardim de Piranhas. “Já existe água suficiente na captação para o bombeamento que só não foi iniciado antes em decorrência dos trabalhos de melhoria que precisavam ser feitos antes do inverno e a necessidade de se fazer uma medição da quantidade de água que está entrando na captação pra se ter segurança de que o volume bombeado não vai interromper o sistema de abastecimento, ou seja, o volume bombeado tem que ser menor que o volume dagua recebido na captação” disse Procópio Lucena, presidente do CBH-PPA.




Neste perspectiva a CAERN solicitou e o IGARN neste domingo enviou de imediato seus técnicos que a poucos instantes no sítio Riachão fizeram uma medição da quantidade de água que está entrando na captação em Jardim de Piranhas. Pela medição está chegando   886 m3h.

Diante desta informação, a CAERN está iniciando o abastecimento D’água para às cidades de Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando, através de 03 bombas, com uma vazão 600m3h.

O município de Timbauba dos Batista só será atendida após normalizar os outros abastecimento, pois, ainda consegue ser abastecido pelo açude Vida Nova.

Reforçar que não temos água em abundância, temos gotas D’água e a qualquer momento poderemos ter colapso novamente se todas as medidas de economia não forem adotadas e a fiscalização não for permanente. Portanto manter o abastecimento até que chova dependo de um conjunto de entendimento, consciência e responsabilidades compartilhadas.

Comitê da Bacia Hidrográfica do Pianco/Piranhas/Assu e diretores(as) da Caern estiveram durante toda manhã deste domingo (27) fazendo visita ao Rio e a captação como também acompanhando os procedimentos finais desta melhoria do sistema e providenciando os preparativos para início do bombeamento. “Entendo que a operação vertente não deve ser interrompida de imediato, pois, o abastecimento de Caicó levará em torno de 08 dias para se regularizar“, disse Procópio.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.