A Covid-19 os levou à beira da morte, mas hoje eles celebram o Dia dos Pais

Foto: Arquivo Pessoal

O idoso Antônio Augusto de Lima (foto em destaque) viveu a angústia de contrair o novo coronavírus aos 81 anos, em junho. Com problemas respiratórios, ele ficou internado no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) por 14 dias. Apesar do susto, hoje ele pode contar a história que teve um final feliz.

Desde o início da pandemia, foram registrados mais de 1,6 mil óbitos por Covid-19 no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde, o total de contaminados passa de 118 mil. Embora os números de vítimas sejam alarmantes, mais de 80% dos infectados estão recuperados da doença.

Neste domingo (9/8), pais que venceram a batalha contra o vírus se veem diante de uma nova chance de celebrar a vida ao lado dos filhos. Após ficarem entre a vida e a morte, pacientes como Antônio Augusto comemoram esse Dia dos Pais de maneira ainda mais especial.

Morador de Arniqueira, o aposentado demorou cinco dias até ser diagnosticado com a doença enquanto estava no HRT. “Quando soubemos que era Covid, ficamos bem apreensivos, pensando se o estado de saúde seria agravado por conta da idade dele”, conta o filho André Luiz Rodrigues de Lima, 35 anos.

O aposentado não precisou ser intubado, mas lembra do pânico que sentiu.”Você fica sem chão, não sabe o que está acontecendo. Foi Deus mesmo que me tirou dali”, afirma.

Vitória

Após duas semanas no hospital, Antônio recebeu alta e pôde retornar à sua residência, para a alegria da família. “Ele ainda ficou mais uns 15 dias se recuperando em casa, meio debilitado, mas para a gente foi uma vitória ele ter deixado o hospital”, comenta André Luiz.

O idoso está casado pela quarta vez e tem 13 filhos e três netos. Para ele, após toda a preocupação que viveu junto à família, agora é “momento de agradecer”. “Eu tive muita sorte de ter saído de lá e estar bem hoje. Sou muito grato a Deus”, reforça.

“Meu pai esteve muito próximo da morte. Ele ganhou uma sobrevida diante de um cenário que não era otimista. Agora, estamos animados que podemos celebrar essa data”, diz o filho.

Comemoração

Assim como Antônio, o morador de Vicente Pires David Braga, 59, foi internado em junho por conta de complicações provocadas pela Covid-19. “Meus pulmões ficaram 75% comprometidos”, revela o pastor.

David ficou 11 dias intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). “Eu sofri muito enquanto estive lá. Mas sou muito grato aos médicos e a Deus pela minha recuperação. Tenho isso como um milagre na minha vida”, acredita.

O pastor é casado e tem cinco filhos. Depois do medo que a família passou, ele diz que hoje se sente renovado para celebrar a data comemorativa com os herdeiros.

“Quando eu tive alta, meus filhos fizeram uma recepção aqui em casa. Fiquei muito emocionado”, diz. “Sinto como se eu tivesse nascido de novo e estou muito feliz que vamos comemorar juntos esse dia”, acrescenta.

Renascimento

O policial civil Francisco Wellington Mourão, 54 anos, passou mais de um mês internado e ficou 15 dias intubado no Hospital Brasília. O longo tempo de aflição que ele e a família passaram, contudo, será compensado, agora, por muitas vitórias a serem festejadas nos próximos dias.

“Minha família foi a minha maior motivação para que eu superasse isso. Foram momentos terríveis, mas com toda corrente de apoio que tive, pude vencer o coronavírus”, destaca.

O morador de Águas Claras é asmático e conta ter temido pela vida durante os 40 dias em que precisou ficar sob cuidados médicos na unidade de saúde. Neste Dia dos Pais, ele não só comemora a sua recuperação, como o aniversário de 18 anos do filho caçula e todas as conquistas que a família teve em conjunto.

“A minha filha se formou em direito no meio do ano e tive a sorte de participar desse momento. No Dia dos Pais, meu filho faz aniversário e, em breve, nasce a minha netinha. Agora, eu valorizo muito cada momento com eles e só tenho a agradecer por ter ganhado esses grandes presentes”, enfatiza, emocionado.

METRÓPOLES

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.