Açude chega a 60% e abastecimento é retomado em Currais Novos, RN

Açude Dourado, em Currais Novos, voltou a receber água com as últimas chuvas (Foto: Fred Carvalho/G1)
Açude Dourado, em Currais Novos, voltou a receber água com as últimas chuvas (Foto: Fred Carvalho/G1)

As últimas chuvas na região Seridó potiguar trouxeram alívio para o sertanejo e água para açude Dourado, que abastece a cidade de Currais Novos, na região Seridó do estado. O reservatório, que passou dois anos completamente seco em razão da estiagem prolongada – a pior dos últimos 100 anos no estado – acumula agora aproximadamente 6 milhões de metros cúbicos de água. A capacidade é para 10 milhões de metros cúbicos. Com o bom volume, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomou o abastecimento e a cidade saiu da condição de colapso.

Segundo a Caern, o abastecimento foi retomado na noite de sexta-feira (15), “após vários dias de trabalho intenso no recondicionamento e testes com equipamentos eletromecânicos e análises para controle da qualidade da água. Somado ao Dourado, também entrou em operação a Adutora de Engate Rápido construída pelo Departamento Nacional de Obras de Combate as Secas (Dnocs)”, acrescentou.

A Caern ressalta que, apesar de restabelecido o abastecimento, a população não pode descuidar do uso racional da água.Atualmente, 16 cidades permanecem em colapso. São elas: Acari; Almino Afonso; Antônio Martins; Francisco Dantas; Frutuoso Gomes; Jardim do Seridó; João Dias; Luís Gomes; Marcelino Vieira; Martins; Paraná; Pilões; Rafael Fernandes; São Miguel; Serrinha dos Pintose Tenente Ananias. Em outras 74, a água ainda chega pelas torneiras, mas a Caern se viu obrigada a implantar um revezamento para forçar os moradores a racionarem o uso da pouca água disponível nos reservatórios.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.