Afeganistão: Talebã assassina civis por vingança em reduto da resistência

A BBC descobriu que pelo menos 20 civis foram mortos na província de Panjshir, no Afeganistão, onde foram travados combates entre o Talebã e as forças da oposição.

As comunicações foram cortadas na região, dificultando o trabalho de reportagem, mas a BBC tem evidências de assassinatos cometidos pelo Talebã, apesar das promessas de anistia e paz feitas pelo grupo que agora controla o Afeganistão.

Imagens analisadas pela BBC de uma estrada empoeirada em Panjshir mostram um homem vestindo equipamento militar cercado por combatentes do Talebã. É possível ouvir tiros e, em seguida, ele cai no chão.

Não está claro se o morto era militar — uniformes de combate são comuns na região. No vídeo, uma pessoa insiste que se tratava de um civil.

A BBC descobriu que houve pelo menos 20 mortes assim em Panjshir. Uma das vítimas era um lojista e pai de dois filhos chamado Abdul Sami.

Fontes locais disseram que o homem não quis fugir quando o Talebã começou a avançar na região. Ele dizia, segundo as fontes: “Sou apenas um pobre lojista e não tenho nada a ver com a guerra”.

Leia Mais

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.