Aluno do Metrópole (IMD/UFRN) é convidado para trabalhar na Microsoft

O aluno concluinte do Bacharelado em Tecnologia da Informação, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), Lucas Pinheiro Otaviano André, de 22 anos, foi convidado para trabalhar na Microsoft, na área de segurança de software(Security Software Engineer), em Redmond, Washington (EUA).

Lucas termina a graduação na UFRN neste semestre e já começa a trabalhar em outubro próximo. O primeiro contato daMicrosoft com seu mais novo contratado foi em dezembro de 2016, quando um dos profissionais da área de segurança de software da empresa viu o site de Lucas (http://st4rk.net/) e começou a segui-lo em suas redes sociais (Twitter), nas quais ele publicava seus trabalhos e estudos referentes a área de computação.




Aluno da primeira turma do Bacharelado em Tecnologia da Informação do IMD, cujo início foi em 2013, Lucas se dedicou mais à ênfase livre e Sistemas Embarcados – “meu coração é sistemas embarcados”, confessou. Foi monitor das disciplinas Organização e Arquitetura dos Computadores e Sistemas Operacionais, a partir das quais participou de projetos de engenharia reversa no protocolo de comunicação do sistema de ar condicionado do IMD, além de outros projetos, como o de tranca eletrônica utilizando TOTP e protocolos de carros com OBD.

Em 2014 iniciou o seu blog/site, ao mesmo tempo em que começou a se dedicar à leitura da literatura computacional em inglês. “Temos pouca literatura, nessa área, em português”, lembrou. Assim, foi também nesse período que começou a estudar inglês, sozinho (autodidata), para poder progredir em seus estudos e fazer suas postagens em inglês. Caso contrário, o seu site não teria a visibilidade que tem.

Em 2016 se candidatou a uma vaga no Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica, com bolsa do Santander, passando em primeiro lugar. Foi para Porto Alegre (RS) estudar durante um ano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde cursou Engenharia da Computação. Lá também aprendeu muito, especialmente na área de computação gráfica.

Escreva sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado.