Após debate e Covid-19 de Trump, Biden abre 16 pontos, segundo pesquisa CNN

Foto: Kevin Lamarque/Reuters; Tom Brenner/Reuters

A vantagem do candidato democrata à presidência, Joe Biden, sobre o presidente norte-americano, Donald Trump, aumentou e o ex-vice-presidente agora tem sua maior liderança neste ciclo eleitoral, faltando menos de um mês para o dia da eleição (3 de novembro), de acordo com uma nova pesquisa CNN conduzida pelo SSRS.

Entre os prováveis eleitores, 57% dizem apoiar Biden e 41% Trump na pesquisa realizada após o primeiro debate e, principalmente, depois que Trump anunciou sua infecção pelo novo coronavírus.

A CNN Brasil vai transmitir na quarta-feira (7) o debate entre os candidatos a vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence e Kamala Harris (video acima). A transmissão, a partir das 21h45, terá tradução simultânea e ocorrerá na TV e nas plataformas digitais da CNN Brasil, como o site e o canal do YouTube.

Apesar da liderança nacional de Biden, a disputa pela Casa Branca será decidida por alguns poucos estados indecisos, que conduzirão o resultado no Colégio Eleitoral. O ex-vice-presidente lidera vários desses campos de batalha críticos, mas por margens mais estreitas do que sua vantagem nacional. A pesquisa não é uma previsão de como a eleição acabará, mas um retrato da disputa como está atualmente.

Os prováveis eleitores norte-americanos também preferem Biden a Trump em uma série de questões que consideram importantes na disputa, incluindo a pandemia de Covid-19 (59% preferem Biden, 38% Trump), saúde (59% a 39%), desigualdade racial nos EUA (62% a 36%), nomeações para a Suprema Corte (57% a 41%) e crime e segurança (55% a 43%).

Os dois estão equilibrados sobre quem administraria melhor a economia (50% dizem Biden, 48% Trump), semelhante ao que ocorreu entre os eleitores registrados nas últimas pesquisas.

A visão favorita de Biden também melhorou, com 52% dos americanos dizendo agora que têm uma impressão positiva do ex-vice-presidente, em comparação com 39% que têm uma visão positiva de Trump.

Os prováveis eleitores também consideram Biden o candidato que uniria o país (61% a 33% de Trump), que é honesto e confiável (58% a Biden, 33% a Trump), que se preocupa com pessoas como elas (58% a 38%), que tem um plano claro para resolver os problemas do país (55% a 39%) e que manteria os americanos protegidos do perigo (55% a 43%).(Veja em CNN BRASIL).

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.