Arrecadação do ICMS do RN cresce 13%, aponta plataforma Evolução Fiscal do Mais RN

O programa Mais RN atualizou em sua plataforma, a Evolução Fiscal do Rio Grande do Norte referente ao mês de junho 2022. De acordo com os dados, a arrecadação total que inclui os três impostos estaduais (ICMS, IVPA e ITCD) foi de R$ 669 milhões, representando um aumento de 11% quando comparado a junho de 2021.

Já a arrecadação do ICMS, o imposto com o maior valor de arrecadação pelo estado, apresenta um crescimento de R$ 71 milhões também em relação a junho de 2021, representando um aumento de 13%.

Analisando o ICMS por setores econômicos, explica Fernanda Ferreira, responsável técnica por atualizar o painel do MAIS RN, o setor de combustíveis teve o maior recolhimento do mês. “Com 130 milhões de reais. Já o setor da energia elétrica foi o que teve o maior crescimento com recolhimento 17,86% maior do que o mesmo período do ano passado, seguido do comércio varejista (13,08%) e da indústria de transformação (10,77%)”, acrescenta a técnica.

Os dados fazem parte do “Boletim de Atividades Econômicas do RN”, que o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Tributação (SET) publica desde abril de 2020, para divulgar a arrecadação estadual no período da pandemia.

Mensalmente, os dados são sistematizados e disponibilizados pelo Mais RN, que acompanha o Boletim, desde o segundo semestre de 2021, quando desenvolveu uma plataforma interativa no formato de “Business Intelligence – BI”, para analisar e divulgar as informações de forma mais dinâmica através de gráficos interativos.

Acesse e confira a íntegra da Evolução Fiscal do Rio Grande do Norte, na plataforma do Observatório da Indústria do MAIS RN pelo link.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.