Ubaldo Fernandes participará da 16ª Conferência Nacional de Saúde

O Deputado Ubaldo Fernandes viaja, neste sábado, para Brasília, onde participará da 16a Conferência Nacional de Saúde representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A Conferência é promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e acontece de 4 a 7 deste mês na capital do país, tendo como tema “Democracia e Saúde”.

“Serão discutidos a Saúde como Direito, a Consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Financiamento do SUS, todos assuntos recorrentes e muito importantes para a população. Esperamos o engajamento de todos, porque é assim que a população pode nos auxiliar no desenvolvimento das políticas públicas de saúde”, disse Ubaldo Fernandes.

Caicó: Reunião discute detalhes da Feira da Diversidade de Mulheres do Seridó

Na sexta-feira (02), às 15 horas, a Procuradoria do Município de Caicó sediou uma reunião com a participação do secretário municipal de Agricultura, Júlio César, membros do Marco Regulatório do Município, representantes da Associação de Mulheres da Feira da Diversidade do Seridó, Cáritas Diocesana, Seapac, Fetarn e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó.

A reunião discutiu sobre a finalização do Termo de Cooperação Técnica entre o Município de Caicó e Associação de Mulheres da Feira da Diversidade do Seridó, além do decreto da Feira da Mulher. “Discutimos alguns ajustes que serão feitos no Termo de cessão dos equipamentos que serão utilizados na Feira da Mulher e a reunião foi bastante proveitosa”, afirmou o secretário Júlio César.

De acordo com a vice-presidente da FETARN, Ana Aline, foram identificadas algumas alterações e que serão adaptadas nos próximos dias e também foram tirados alguns encaminhamentos, inclusive sobre o funcionamento da Feira.

Mais >

Supostos diálogos têm ‘mais fofoca do que casos relevantes’, diz Barroso

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso disse em palestra em São José dos Campos (SP) que é preciso estar atento à agenda brasileira, que segundo ele foi “sequestrada por criminosos”. Sobre o vazamento de supostas mensagens atribuídas à autoridades, entre elas o ministro da Justiça Sérgio Moro, Barroso criticou o que considera a “impressionante quantidade de gente que está eufórica com os hackeadores, celebrando o crime”.

Para ele, dos supostos vazamentos, “há mais fofocas do que casos relevantes, apesar do esforço de se maximizar os fatos”.

As declarações foram dadas em um evento da Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José dos Campos. O tema da palestra do ministro foi a cidadania.

Mais >

Hospital abre sindicância para apurar caso de bebê que morreu por falta de transporte médico no RN

O Hospital Municipal Monsenhor Pedro Moura, em Nova Cruz, Região Agreste do Rio Grande do Norte, abriu uma sindicância para apurar o caso do bebê que morreu por falta de transporte médico na unidade no dia 29 de julho. O servidor envolvido no caso, segundo a nota do hospital, foi “afastado temporariamente de suas funções, até conclusão do referido procedimento”.

Nesta sexta-feira (2), a Polícia Civil prendeu um motorista de ambulância de 33 anos na cidade. Segundo a Polícia Civil, ele teria se recusado a fazer o transporte da gestante que necessitava de um atendimento de urgência para o nascimento do bebê, que morreu. O servidor vai ser indiciado por homicídio.

Em relação à possível omissão do servidor, o Hospital Monsenhor Pedro Moura reforçou, em nota, que essas informações são “objeto de apuração na seara criminal, onde, após devida conclusão, ensejará ou não o reconhecimento de qualquer responsabilidade em face do citado servidor”.

Mais >

UFRN realiza Agosto Lilás sobre violência contra a mulher

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, neste mês de agosto, nos dias 12, 14 e 15, a Campanha Agosto Lilás, com atividades programadas pela Diretoria de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAS), especificamente na Coordenadoria de Apoio Psicossocial ao Servidor (COAPS) e Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT).  

As ações objetivam trazer para a Universidade o debate sobre a violência contra a mulher, envolvendo servidores, discentes e a comunidade externa. O DAS pressupõe que o tema vincula-se às questões ligadas à saúde e qualidade de vida, que, por sua vez, possuem determinantes sociais, econômicos, políticos e culturais que precisam ser debatidos de maneira ampla e permanentemente na instituição.

Destaca-se na programação a realização de mesa-redonda sobre Violência Contra a Mulher, programada para o dia 12, com as participações de representantes das Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Natal (Semul), da Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH) e de integrantes do  Movimento Amélias.

Mais >

Ligzarb Supermercados sorteia hoje um carro 0KM

Prepare-se para o nosso sorteio! Deposite seus cupons na urna e Boa Sorte!!
Hoje, às 20h30, acontece o grande sorteio de 01 carro 0km.

ASSESSUAS em Parnamirim promove Curso de Empreendedorismo para mulheres

A Secretaria de Assistência Social em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora iniciaram o Curso de Empreendedorismo nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Monte Castelo e Moita Verde.

A capacitação está ocorrendo através do Programa Acessuas Trabalho e tem como objetivo incentivar a independência financeira e poder de decisão das mulheres sobre seus negócios e suas vidas.

Os Cursos são oferecidos gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e abordam assuntos importantes da área do empreendedorismo e empregabilidade, entre eles comunicação, liderança, negociação, finanças, networking, marca pessoal e ferramentas digitais.

Mais >

Reitor Wyllys Tabosa assinará termo de instalação do polo IFRN-EAD em Jardim do Seridó

O reitor do IFRN, professor Wyllys Tabosa, assinará, na próxima semana, o acordo de cooperação junto ao poderes executivo e legislativo de Jardim do Seridó, que tem por objetivo estabelecer entre as partes a oferta de Cursos Técnicos na modalidade subsequente, bem como autorizar a instalação do Campus EaD do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) no município jardinense.

O Campus EaD Jardim do Seridó irá atender uma demanda de até 40 alunos, por curso ofertado, através das modalidades de ensino técnico subsequente e de Formação Iniciada e Continuada (FIC), que, juntas, compõem o tripé institucional.

O evento acontecerá no plenário da Câmara Municipal e contará com a presença do Reitor Wyllys Tabosa; do novo Diretor-Geral do Campus Natal – Zona Leste (EaD), José Roberto Oliveira dos Santos; Prefeito Amazan Silva, vereadores locais, estudantes, demais autoridades e comunidade em geral.

Mais >

Treinadora de muay thai é presa suspeita de matar a companheira

Uma treinadora de muay thay foi presa nesta quinta-feira (1º) suspeita de matar a companheira em 2017, no Bairro Granja Lisboa, em Fortaleza.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, Aline Paula da Silva, de 29 anos, foi detida no Bairro Bom Jardim por força de um mandado de prisão temporária expedido pelo Poder Judiciário, após investigações da Polícia Civil do Ceará.

Na época do crime, a vítima, Ingrid Alves Martins, 18 anos, morreu por enforcamento, o que levantou a suspeita de suicídio, mas com o aprofundamento das investigações a polícia constatou que se tratava de um homicídio.

A suspeita, conhecida como “Aline Pitbull”, mantinha um relacionamento homoafetivo com Ingrid. “Ela foi encontrada em posição de suicídio, mas no local havia indícios de ter ocorrido luta corporal. E, segundo familiares, a vítima já estava querendo acabar como relacionamento”, revelou o delegado Karlus Kleber, titular do 32° DP.

Ainda segundo o delegado, foi colhido material genético nas unhas da vítima na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), o que motivou o mandado de prisão. Aline, que também era treinadora de muay thai de Ingrid, foi conduzida para o 32° DP, onde se encontra à disposição da Justiça e deverá responder pelo crime de feminicídio.

BNDES anuncia pagamento antecipado à União de R$ 40 bilhões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai antecipar o pagamento ao Tesouro Nacional de mais R$ 40 bilhões emprestados pela União.

De acordo com anúncio feito hoje (2) pelo BNDES, essa nova antecipação “está alinhada à meta de aceleração das devoluções ao Tesouro Nacional anunciada pelo presidente da instituição, Gustavo Montezano, durante sua posse, em 16 de julho”.

Com esse pré-pagamento, o banco soma cerca de R$ 380 bilhões de dívidas que foram liquidadas de forma antecipada ao Tesouro desde dezembro de 2015.

Mais >

Prefeitura de Caicó consegue liberação de quase 1 milhão para continuação de obras de cisternas na zona rural

A prefeitura municipal de Caicó conseguiu a liberação de 810 mil reais para as obras de construção de cisternas na zona rural. O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) destaca que a obra contempla quase 400 cisternas e beneficiará em torno de quatrocentas famílias em mais de 100 sítios em todas as regiões da zona rural.

Esse projeto foi iniciado pelo sítio Bom Jesus, sendo um convênio da prefeitura de Caicó com a FUNASA, no valor de quase três milhões de reais, e prevê a construção de mais cisternas em 112 comunidades rurais do município. Cada cisterna tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água.

“Todas as regiões do Município de Caicó serão beneficiadas com a construção de cisternas. Valeu a pena esperar, planejar e agora avançamos com a execução de obras na cidade e na zona rural para melhorar a vida do nosso povo”, disse o prefeito Batata.

Body Scan é instalado na Cadeia Pública de Mossoró

A Cadeia Pública de Mossoró instalou, nesta quarta-feira (31), o Body Scan, equipamento utilizado nas unidades prisionais, para escanear os visitantes dos internos. O aparelho é considerado importante para a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap/RN), pois permite a detecção de objetos proibidos no momento das visitas.

Todos os agentes penitenciários da unidade prisional passaram no treinamento para operar a ferramenta e os familiares dos apenados já estão sendo cadastrados biometricamente. A previsão é que a partir da próxima semana, o Body Scan seja utilizado nas visitas.

Até julho, o equipamento de escaneamento também foi instalado na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na Cadeia Pública de Natal e de Ceará Mirim. As próximas unidades são a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga e o Complexo Penal Estadual Agrícola Mario Negócio, em Mossoró.

Destaca-se que o procedimento promove aos agentes penitenciários maior segurança além de que, elimina o procedimento de vistoria íntima nas unidades prisionais e acaba com as imensas filas formadas no dia das visitas, resultantes do vagaroso processo anterior.

Fonte Assessoria de Comunicação-SEAP/RN

Governo do RN injeta mais de R$ 8 milhões na economia potiguar através do programa Microcrédito

De janeiro até julho deste ano, o Governo do RN injetou na economia potiguar mais de R$ 8,1 milhões através do programa do Microcrédito Empreendedor Potiguar através da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN). A iniciativa foi responsável por beneficiar quase 2,5 mil empreendedores nas diversas regiões do estado.

A região Seridó lidera o número de contratações de microcrédito por micro e pequenos empreendedores através da AGN. Ao todo, são 763 negócios que receberam recursos este ano e que somados totalizam R$ 2,6 milhões.

A região Agreste é a segunda com 590 empreendedores atendidos para um investimento total de R$ 1,8 milhão. Em seguida, a Oeste aparece com 549 empreendedores beneficiados com um investimento total de R$ 1,7 milhão. As regiões do Litoral e Central completam a lista e juntas, somam 535 empreendedores atendidos para uma injeção de recursos superior a R$ 1,9 milhão.

Mais >

Ministro Sérgio Moro autoriza Força Nacional até 2020 no presídio de Mossoró

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, autorizou a prorrogação da permanência dos homens da Força Nacional no presídio federal de Mossoró. Eles atuam na segurança do local desde 26 de fevereiro deste ano, após solicitação da unidade.

O pedido para reforço na segurança foi aprovado inicialmente após a transferência de oito presos ligados à facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). Inicialmente a Força Nacional ficaria 180 dias. A prorrogação de agora tem este mesmo prazo.

Na portaria publicada nesta sexta-feira (2) no Diário Oficial da União é informado que a permanência das tropas atende a pedido da diretoria do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). E que o prazo começará a contar a partir do dia 25 de agosto.

Mais >

Parnamirim: Grávida de três meses é presa suspeita de tráfico de drogas

Equipes de policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (01), Tatiane Tuane Souza da Costa, 27 anos. A prisão, que se deu pela prática do crime de tráfico de drogas, aconteceu no bairro Nova Esperança, no município de Parnamirim.

No momento da prisão, foram apreendidos com ela: dois tabletes e porções de maconha, algumas pedras de “crack”, uma porção de cocaína, além de dinheiro fracionado e equipamentos eletrônicos. Tuane Souza foi conduzida até a delegacia e encaminhada ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

Vivaldo e Tadeu visitarão Comunidade Palma nesta sexta-feira (2) no Projeto Saúde na Praça

Nesta sexta-feira (2), as 19 horas, a Comunidade da Palma estará recebendo o deputado Vivaldo Costa (PSD) e o médico Dr. Tadeu (PROS). A visita é um convite do “Projeto Saúde na Praça da Palma”, realizado no distrito que fica no município de Caicó. O parlamentar que já tem promovido diversas audiências e encontros para discutir a prevenção a depressão e o suicídio, e a defesa da vida, estará falando sobre a temática. Além do médico Tadeu, o estudante Emanuel de Santana também conversará com os participantes.

Mensalmente profissionais são convidados para conversar com os moradores sobre assuntos pertinentes na área de saúde pública. Após o bate-papo os sanfoneiros da Banda Os Quatro Forrozeiros se apresentarão na praça.

“Fiquei muito feliz com o convite. Como médico e parlamentar tenho maior alegria em conversar com meus conterrâneos da Palma. Parabenizo a iniciativa de levar adiante esta ideia de juntar o povo na praça e debater assuntos relevantes”, contou Vivaldo.

Parelhas recebe o caminhão do projeto “Energia com Cidadania” da Cosern na próxima segunda-feira (05)

A cidade de Parelhas, na região do Seridó, vai receber na próxima segunda-feira (05), a partir das 15h, o caminhão do projeto Energia com Cidadania da Cosern, que ficará estacionando na Rua Manoel de Azevedo (Centro), ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela ANEEL, vai promover palestras educativas e a substituição de lâmpadas ineficientes por LED, além de distribuir kits com jogos educativos e cartilhas informativas com orientações sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica.

Na segunda-feira (05), o atendimento será das 15h às 18h; da terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e no sábado (10), das 7h às 9h30.

Mais >

Caicó: PRF registra 02 acidentes na BR-427

A Polícia Rodoviária Federal registrou ao menos dois acidentes em uma rodovia federal na manhã dessa sexta feira no perímetro urbano da cidade de Caicó, no Seridó.

O primeiro sinistro foi próximo ao anel viário da BR-427 e envolveu uma carreta pertencente a uma empresa da cidade de Jardim de Piranhas, neste, os danos foram materiais.

O segundo sinistro se deu próximo do meio dia também na BR-427, em frente ao CEDUC e envolveu moto e um caminhão. Uma mulher que guiava a Biz foi socorrida com dores.

Manifestação contra telescópio no Havaí é realizada em Tóquio

Havaianos e simpatizantes fizeram uma manifestação em Tóquio para tentar cancelar um projeto internacional para a construção de um enorme telescópio sobre uma montanha do Havaí, considerada sagrada pelos nativos do arquipélago.

Cerca de 50 manifestantes se reuniram, ontem (1º), na frente da estação de metrô de Shibuya, em Tóquio.

Eles pediram que astrônomos do Japão, Estados Unidos e três outros países desistam de seu plano de criar o maior telescópio refletor do mundo no alto da montanha Mauna Kea, na Ilha do Havaí. O telescópio terá 30 metros de diâmetro se for concluído.

Mais >

Atualizado: Mulher é morta a tiros em Passagem de Areia, Parnamirim/RN

Uma mulher de 23 anos identificada como Pâmela Sabrina do Nascimento. foi morta a tiros na frente do condomínio onde morava, na tarde desta sexta-feira (2), em Parnamirim, na região metropolitana de Natal.

De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 14h em frente ao Residencial Vida Nova, na avenida Paulo Afonso, dois homens chegaram ao local em uma moto a atiraram contra a vítima.

A mulher chegava ao local, quando os dois homens se aproximaram, de moto e atiraram na sua cabeça. Eles sequer teriam ficado intimidados pelas câmeras de vigilância da região.

Mais >