SERIDÓ EM ALTA: Região emplaca quatro cidades no “Top 10” da qualidade de vida no RN


Vista da cidade de Caicó. Foto: Jorge Luiz de Araújo

O Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025 colocou o Rio Grande do Norte em evidência ao avaliar os 167 municípios do estado e apontar aqueles com melhor e pior desempenho em qualidade de vida. O levantamento trouxe um destaque especial para a região do Seridó, que emplacou quatro cidades entre as dez melhores do ranking estadual.

No topo da lista aparece Santana do Seridó, líder estadual com 66,67 pontos, alcançando o melhor desempenho geral em qualidade de vida no Rio Grande do Norte. Além dela, Ipueira (5ª colocada, com 63,52 pontos), Jardim do Seridó (8ª, com 62,79) e Caicó (9ª, com 62,70) consolidam a força do Seridó como uma das regiões mais bem avaliadas do estado segundo o IPS.

O ranking considera indicadores sociais e ambientais, como acesso à educação, saúde, segurança, moradia e oportunidades, indo além de dados puramente econômicos. Nesse contexto, o bom desempenho dos municípios seridoenses reforça a importância de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento humano e à melhoria dos serviços essenciais.

Mais >

Abidene Salustino disposto a concorrer cadeira para a Câmara Federal


Abidene Salustiano é pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026. Atualmente, ele é ex-vereador de Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

Abidene tem consolidado sua ascensão política e seu nome tem sido apontado como um dos favoritos para a Câmara dos Deputados, com o objetivo de fazer com que Parnamirim volte a ter um representante federal eleito.

Em sua trajetória política anterior, Abidene Salustiano foi vereador por dois mandatos e também já concorreu ao cargo de deputado estadual, ficando como suplente nas eleições de 2018. 

Canalha que arrastou mulher com filho e depois estuprou-na em área de mata é preso na Grande Natal


Um homem suspeito de assaltar uma mulher e o filho dela e depois arrastar a mãe para uma área de mata para estuprá-la foi preso nesta sexta-feira (9) na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal. Ele não teve o nome divulgado.

O crime aconteceu no dia 22 de setembro de 2024 em uma zona rural de Ielmo Marinho, também na Região Metropolitana, e foi cometido pelo suspeito de 35 anos e por um comparsa, que já havia sido preso.

Laudos periciais emitidos pela Polícia Científica (PCI) confirmaram a compatibilidade do material genético coletado da vítima com os suspeitos, “afastando quaisquer dúvidas quanto à autoria e desconstituindo eventuais álibis”, segundo a Polícia Civil.

Mais >

Presidente do CFM responde Moraes e diz que é inaceitável o STF interferir em condutas médicas

Presidente do CFM responde Moraes e diz que é inaceitável o STF interferir em condutas médicas.

“É inaceitável qualquer tipo de interferência. Se nós tivermos o STF interferindo em condutas que são tomadas dentro da ética médica, não temos como defendê-la”.

Prefeitura de Natal projeta construção de rampa e reforço da iluminação para banhistas da Redinha


A Prefeitura do Natal adotou medidas para melhoria da estrutura no entorno do Mercado da Redinha e a praia, que tem recebido um aumento expressivo de banhistas no periodo noturno. Entre as iniciativas, estão o reforço da iluminação e a elaborando um projeto para a construção de uma rampa de acesso à praia.

As medidas foram alinhadas durante reunião realizada nesta sexta-feira (9), com a participação de diversos órgãos da gestão municipal.

A Prefeitura atuará também na ampliação da limpeza urbana, com atuação da Urbana até as 22h, o ordenamento do trânsito com equipes da STTU, além do fortalecimento da segurança, com apoio da Guarda Municipal e solicitação de reforço da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, incluindo o destacamento de guarda-vidas para a área.

Centro Cultural Trampolim da Vitória: opção gratuita de conhecimento e cultura para férias de janeiro

O Centro Cultural Trampolim da Vitória terminou o ano de 2025 celebrando um marco importante: exatamente 36.779 pessoas visitaram o espaço ao longo do ano, vindas de Parnamirim, de todo o Rio Grande do Norte e também de estados vizinhos como Paraíba, Ceará e Pernambuco. O número consolida o local como um dos principais destinos culturais e educativos da região, atraindo cada vez mais escolas, universidades e famílias interessadas em vivenciar um roteiro que une aventura, história e conhecimento.​

Em dezembro, o Centro Cultural deu mais um passo em sua trajetória de crescimento ao passar a atender também agências de turismo, ampliando seu público e fortalecendo o potencial turístico de Parnamirim e da Grande Natal. Com isso, o espaço se consolida como um ponto de encontro entre educação, cultura e lazer — um programa completo tanto para visitantes locais quanto para turistas.​

Instalado no antigo Aeroporto Internacional Augusto Severo, o Centro Cultural Trampolim da Vitória oferece uma experiência imersiva que conecta a história da Segunda Guerra Mundial à formação multicultural dos visitantes. Por meio de exposições, acervos fotográficos e visitas guiadas, o espaço preserva a memória de um dos períodos mais marcantes da história mundial, estimulando o aprendizado e a valorização do patrimônio histórico.​

Neste mês de janeiro, período de férias escolares e de recesso em muitas empresas, visitar o Centro Cultural é uma excelente opção de lazer e aprendizado, tanto para os moradores de Parnamirim quanto para turistas de outras cidades que estão de passagem pela região. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com entrada gratuita. Famílias e pequenos grupos podem visitar livremente, sem necessidade de agendamento. Já grupos com 10 pessoas ou mais devem agendar a visita previamente para que seja disponibilizado um guia profissional que vai apresentar o local e conduzir os visitantes. O agendamento pode ser feito pelos canais oficiais: WhatsApp (84) 98840-4550 ou e-mail [email protected].​

Com um formato de atendimento personalizado e crescente procura do público, o Centro Cultural Trampolim da Vitória inicia 2026 com a meta de ampliar suas ações e seguir promovendo o acesso à cultura, à memória e à importante atuação de Parnamirim na Segunda Guerra Mundial.

Piso dos professores terá reajuste acima da inflação em 2026, diz ministro Camilo Santana


O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou nesta quinta-feira 8 que o piso do magistério terá um reajuste real em 2026. Segundo ele, o governo Lula (PT) anunciará ainda em janeiro mudanças no cálculo.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Camilo disse que a alteração foi pactuada em uma reunião nesta quinta com Lula e os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT), e da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

“A regra atual vai dar apenas 0,37% para os professores. Isso é inadmissível”, afirmou o chefe do MEC. Camilo acrescentou que a expectativa é formalizar as mudanças até 15 de janeiro, por medida provisória.

Uma MP tem força de lei e entra em vigor no momento de sua publicação, mas precisa do aval do Congresso Nacional para não perder seus efeitos após 120 dias.

Atualmente, o piso é calculado com base na Lei do Magistério, de 2008. O valor de correção a partir do índice vigente seria de 0,37% para 2026, o que corresponderia a um aumento de 18,10 reais. O piso dos professores da educação básica com jornada de 40 horas semanais é de 4.867,77 reais.

O reajuste ficaria abaixo da inflação, já que, de acordo com previsão do Banco Central, o IPCA de 2025 deve fechar em torno de 4%.

O modelo atual é alvo de críticas de entidades da categoria, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que defende mecanismos para assegurar um ganho real ano a ano.

Prefeito Lucas Galvão anuncia ponto de apoio para votação em curraisnovense participante do BBB


O anúncio do médico Marcelo Alves como participante da Casa de Vidro do BBB 26 tem gerado repercussão em Currais Novos, cidade onde ele nasceu e trabalha, e em municípios vizinhos da região Seridó. O entusiasmo alcançou até o prefeito Lucas Galvão (PT), que anunciou a montagem de um ponto de apoio com internet para votação no conterrâneo, em parceria com a Câmara Municipal de Currais Novos.

De acordo com o chefe do executivo municipal, em vídeo divulgado nas redes sociais, o ponto de apoio com internet gratuita será montado na Praça do Mariano Guimarães, vizinha a Prefeitura. Segundo Lucas Galvão, a medida foi tomada em tratativa com o presidente da Câmara de Vereadores, João Gustavo Guimarães (PCdoB).

Damares pede vistoria da Comissão de Direitos Humanos no local onde Bolsonaro está preso


A senadora Damares Alves afirmou, nesta semana, que protocolou um pedido para que a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal realize uma vistoria na sede da Polícia Federal, em Brasília, local onde o ex-presidente Jair Bolsonaro se encontra preso. Segundo a parlamentar, a iniciativa tem como objetivo verificar se o espaço é adequado para a custódia de um preso idoso e com problemas de saúde.

De acordo com Damares, o pedido tem como base uma decisão do ministro Edson Fachin em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF). Ela lembrou que, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve preso, a própria Comissão de Direitos Humanos do Senado realizou procedimento semelhante na sede da Polícia Federal em Curitiba. “Não estamos fazendo nada de novo, estamos cumprindo exatamente o que o regimento interno determina”, afirmou.

A senadora ressaltou que a Comissão já realizou vistoria anterior no Complexo da Papuda, quando havia a possibilidade de Bolsonaro ser encaminhado para o local. Segundo ela, o relatório produzido à época foi utilizado pela defesa para evitar a transferência do ex-presidente para o presídio. No entanto, Damares argumenta que, diante dos últimos acontecimentos, nem mesmo a sede da Polícia Federal seria um local adequado para a custódia.

Para a parlamentar, Bolsonaro não cometeu crime e deveria estar em liberdade. Ainda assim, defendeu que, caso haja sentença a ser cumprida, ela ocorra em regime domiciliar até que seja discutida uma eventual revisão criminal da pena.

Durante a declaração, Damares também elencou uma série de iniciativas que afirma ter adotado, tanto como presidente da Comissão de Direitos Humanos quanto no exercício do mandato, em favor de Bolsonaro e de outros presos relacionados aos atos de 8 de janeiro. Entre elas, citou requerimentos de visitas a presos, denúncias levadas à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, audiências públicas no Senado e pedidos de investigação junto ao Conselho Nacional de Justiça e ao Ministério Público Federal.

A senadora também afirmou ter assinado representações contra o ministro Alexandre de Moraes, alegando violações de direitos humanos, abuso de poder e supressão de garantias fundamentais. Segundo ela, visitas a presos políticos aprovadas pelo Senado em fevereiro de 2025 ainda não teriam sido autorizadas.

Ao final, Damares defendeu que a atuação da Comissão de Direitos Humanos não deve ser seletiva. “Direitos humanos são para todos e devem ser garantidos sem exceção”, concluiu.

Ibanez Monteiro será o próximo governador do Rio Grande do Norte com saída de Fátima Bezerra

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Ibanez Monteiro, será o próximo governador do Estado de forma interina. Ele assumirá o comando do Executivo após a saída da governadora Fátima Bezerra (PT), que deixará o cargo para disputar uma vaga no Senado Federal.

Ibanez Monteiro ficará à frente do Governo do Estado por um período de 30 dias. Durante esse intervalo, caberá à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizar uma eleição indireta para escolher o governador e o vice que concluirão o mandato até janeiro de 2027.

A sucessão ocorre em razão da vacância simultânea dos cargos de governador e vice-governador, conforme determina a legislação e decisões do Supremo Tribunal Federal.

Parelhas registra primeiro homicídio de 2026


O município de Parelhas registrou, na manhã desta sexta-feira (09), o primeiro homicídio de 2026. Um homem foi encontrado morto com o corpo apresentando diversos sinais de violência. A vítima aparenta ter entre 45 e 50 anos de idade.

De acordo com as informações iniciais, o corpo estava envolto em um lençol e acorrentado. Em razão da gravidade dos ferimentos, não foi possível realizar a identificação da vítima no local.

Ainda segundo a polícia, desde a quinta-feira (08) havia buscas por um homem que estaria sendo submetido a um chamado “tribunal do crime”, hipótese que pode ter ligação direta com o caso.

Mais >

Walter Alves bate o martelo: vice vai deixar cargo para disputar a Assembleia Legislativa

Screenshot

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB) já bateu o martelo sobre seu futuro político. Está decidido a renunciar ao cargo e disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições de 2026, aqui pelo Rio Grande do Norte.

A decisão implica que Walter Alves não assumirá o Governo do Estado em abril, após a renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT). Com a saída simultânea da governadora e do vice, o RN deverá passar por um processo de eleição indireta na Assembleia Legislativa para a escolha de um novo governador e vice até o fim do mandato, em janeiro de 2027.

Walter comunicou a decisão à direção nacional do MDB e deve fazer o anúncio público nos próximos dias. O movimento faz parte da estratégia do partido para fortalecer a chapa proporcional nas eleições estaduais de 2026, nas quais o MDB pretende ampliar sua bancada na Assembleia Legislativa.

Verão do Povo começa com estrutura, segurança e grandes atrações na gestão Nilda


Parnamirim já vive o clima do melhor verão de sua história. A Prefeitura deu início à programação oficial do Verão do Povo, um amplo conjunto de ações, eventos e serviços coordenados pela gestão da prefeita Nilda Cruz, que transforma o litoral do município em um grande espaço de lazer, entretenimento, esporte e cidadania, com segurança, organização e qualidade para moradores e turistas.

Com uma programação intensa, diversificada e pensada para toda a família, o Verão do Povo une eventos gratuitos e privados, grandes atrações musicais, atividades esportivas, ações de saúde, bem-estar e serviços públicos ampliados, consolidando Parnamirim como um dos principais destinos do verão potiguar. O Verão do Povo reúne grandes parceiros de mídia, iniciativa privada e instituições, garantindo uma agenda diversa que contempla música, esporte, saúde, bem-estar e entretenimento para todas as idades.

“O Verão do Povo é resultado de muito planejamento, trabalho e compromisso com a nossa cidade. Preparamos Parnamirim para viver a melhor época do ano com alegria, segurança, conforto e serviços de qualidade. Nossa orla está pronta para receber moradores e turistas com uma programação imperdível, que movimenta a economia, gera oportunidades e valoriza o que temos de melhor”, destacou a prefeita Nilda Cruz.

Mais >

Empresário afirma que economia melhorou no Governo Lula: “Só não ver quem não quer”


O empresário Cecílio Antônio Sanchez, de Osasco, afirmou que a economia apresentou melhora no governo Lula, citando queda do desemprego, inflação mais baixa e aumento real do salário mínimo. “Só não vê quem não quer. A nossa vida melhorou”, declarou.

Ele também criticou a discussão sobre anistia aos envolvidos nos atos de janeiro de 2023 e defendeu punições, afirmando que não faz sentido tratar a tentativa de golpe como se não houvesse crime.

A equipe do BacciNotícias ouviu Cecílio durante o ato de 08/01, realizado nesta quinta-feira (08) na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, em defesa da democracia.

MDB monta nominata com cinco deputados estaduais e ganha musculatura para 2026


NOMINATA FORTE: MDB vem com 5 deputados estaduais, ex-prefeitos, bons nomes para 2026
O MDB trabalha nos bastidores para consolidar uma das nominatas mais fortes da disputa proporcional nas Eleições de 2026. O partido vem avançando na filiação de deputados estaduais com mandato e na articulação de novos nomes que ampliam a competitividade da legenda na corrida por vagas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Fontes seguras confirmam que o MDB conta com parlamentares de peso: os deputados estaduais Neilton Diógenes, Nelter Queiroz, Hermano Morais, Galeno Torquato e Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa.

Além dos deputados em exercício, outras lideranças também devem integrar a nominata. Entre os nomes cotados estão o ex-prefeito de Assu, Dr. Gustavo Soares, e Kaline de Dr. Bernardo, que vêm sendo apontados como reforços importantes na formação da chapa proporcional do MDB.

Mais >

Líder Chavista comunica processo de libertação de presos políticos; candidato à presidência e jornalista são liberados


O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, um dos líderes do chavismo, afirmou nesta quinta-feira (8) que um número significativo de prisioneiros, tanto estrangeiros quanto venezuelanos, será libertado. Entre os nomes, está o de Rocío San Miguel, ativista venezuelana com cidadania espanhola.

“O governo bolivariano, juntamente com as instituições estatais, decidiu libertar um número significativo de venezuelanos e estrangeiros, e esses processos de libertação estão ocorrendo neste exato momento”, acrescentou Rodríguez.

O deputado é irmão da presidente Delcy Rodríguez, que assumiu o cargo após o sequestro de Nicolás Maduro pelos EUA, no último sábado (3).

PRIMEIROS LIBERTADOS

“Henrique Márquez, ex-candidato à presidência venezuelana, e o jornalista Biaggio Pillieri fora. liberados! Nunca deveriam ter sido presos como tantos outros que esperamos que sejam libertados também!”, mensagem de familiares dos dois primeiros presos políticos libertados.

A lei do silêncio impera: Onda de arrombamentos ameaça marcenarias e coloca trabalhadores em alerta em Caicó; Vídeo


A violência tem tirado o sono e ameaçado o sustento de trabalhadores do setor de móveis de madeira em Caicó. Em apenas 30 dias, pelo menos quatro arrombamentos seguidos de furtos foram registrados em marcenarias localizadas no bairro Walfredo Gurgel, gerando medo, prejuízos e a possibilidade de fechamento de estabelecimentos.

Donos de marcenarias relatam que a sequência de crimes tem sido devastadora para profissionais que acumulam anos — e até décadas — de experiência no ramo. Ferramentas de alto custo, máquinas e materiais de trabalho estão entre os principais alvos dos criminosos, comprometendo diretamente a produção e a renda das famílias que dependem da atividade.

A revolta entre os trabalhadores cresce diante do discurso recorrente de que criminosos “não assaltam trabalhadores”. Na prática, segundo os empresários, a realidade é justamente o oposto: os ataques têm sido direcionados exatamente a quem trabalha, gera emprego e movimenta a economia local.

Mais >

Falta D’água e prefeito de férias: Bichos e mau-cheiro nas torneiras em Serra Negra do Norte


Moradores de Serra Negra do Norte vivem momentos de apreensão após denúncias de que bichos com forte mau cheiro estariam saindo das torneiras em residências do município. O caso ganhou repercussão após uma moradora registrar em vídeo o momento em que supostos tapurus aparecem ao abrir a torneira enquanto lavava a louça.

Até o momento, não houve posicionamento oficial da Prefeitura nem esclarecimentos sobre a origem do problema ou sobre a qualidade da água distribuída à população. A situação tem causado ainda mais indignação porque, segundo moradores, o prefeito encontra-se de férias e não teria adotado nenhuma medida diante da denúncia.

A população cobra a atuação imediata da gestão municipal, além de análises técnicas da água e ações emergenciais para garantir o abastecimento seguro. Enquanto isso, muitos moradores relatam medo de utilizar a água para consumo ou atividades domésticas básicas.

Sem viés: Centro ou esquerda radical? O cálculo da direita para morder as duas vagas para senador no RN


As eleições para o Senado no Rio Grande do Norte devem ser marcadas por forte pragmatismo, especialmente entre eleitores da direita. Com duas vagas em disputa, cresce a avaliação de que o segundo voto pode ser decisivo para impedir a eleição da governadora Fátima Bezerra, vista por esse campo como um nome ideologicamente consolidado na esquerda.

Nesse cenário, parte da direita passou a considerar a senadora Zenaide Maia como opção estratégica para o segundo voto. A escolha não seria por afinidade, mas por comparação: para esses eleitores, Zenaide representa um perfil mais moderado, situado entre o centro e a centro-esquerda, e menos polarizado que Fátima.

Para que essa estratégia avance, Zenaide precisará dialogar com o eleitorado de direita mais racional, já que não contará com o apoio dos setores mais radicais. Um discurso menos ideológico e mais institucional pode ser decisivo. A disputa pelo Senado, assim, tende a ser definida mais pelo cálculo político do que pela identidade partidária.

Idosa morre após ser atropelada por ônibus na estrada de Genipabu


Uma idosa morreu após ser atropelada por um ônibus na estrada de Genipabu, na Grande Natal. A vítima foi identificada como Luzia Maria de Santana, de 66 anos. O acidente ocorreu quando ela tentou atravessar a via no momento em que o coletivo passava pelo local.

Segundo informações preliminares, Luzia Maria apresentava sinais de embriaguez no momento do atropelamento. A circunstância ainda será apurada pelas autoridades, que investigam as condições do acidente e a dinâmica da travessia.

Equipes de socorro chegaram a ser acionadas, mas a idosa não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi recolhido para os procedimentos legais.

O caso deverá ser investigado pelos órgãos competentes para esclarecer as responsabilidades e confirmar as informações iniciais. A estrada de Genipabu registra intenso fluxo de veículos, e moradores da região voltam a cobrar medidas de segurança para reduzir o risco de acidentes, especialmente em trechos de travessia de pedestres.