Deputado Robinson Faria cobra cobertura multidisciplinar integral para autistas em planos de saúde


Durante entrevista ao programa Palavra Aberta, da TV Câmara, o deputado federal Robinson Faria (PL-RN) voltou a defender seu Projeto de Lei 4433/24, que garante acesso ilimitado a terapias para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por parte das operadoras de planos privados de saúde.

Questionado sobre como ficou o texto aprovado na Câmara, o parlamentar afirmou que fez uma investigação “cautelosa” para evitar injustiças e constatou que muitas operadoras continuam negando atendimentos essenciais, mesmo com determinações legais e decisões judiciais que já reconhecem a obrigatoriedade do tratamento.

Robinson destacou que nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e neuropediatras — profissionais fundamentais no acompanhamento de crianças autistas — ainda são frequentemente negados pelos planos. “O que acontece? O pai e a mãe são obrigados a judicializar. E isso leva um ano, dois, três. A criança não pode esperar”, criticou.

O deputado reforçou que o acesso imediato ao tratamento multidisciplinar é decisivo para o desenvolvimento. “Quando ela tiver atendimento com todos os especialistas, terá rapidamente uma nova qualidade de vida — para estudar, conviver, não ficar isolada dentro de casa”, disse.

O PL 4433/24 busca impedir limitações, recusas e burocracias que dificultam terapias essenciais, assegurando um atendimento amplo, contínuo e sem barreiras para pessoas com TEA no sistema suplementar de saúde.

#Autismo #Direitos #PlanosDeSaúde #PL4433 #RobinsonFaria #Inclusão #Saúde #CâmaraDosDeputados

Rogério Marinho fala pela primeira vez como será a chapa da direita para governo do RN: “Álvaro Dias e Styvenson vão para o senado”

Em entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM Natal, nesta quarta-feira (26), o senador Rogério Marinho adiantou a configuração principal da chapa que seu grupo político pretende apresentar nas eleições de 2026. Segundo ele, a estrutura majoritária já está definida: Álvaro Dias e o senador Styvenson Valentim devem disputar as duas vagas ao Senado, enquanto o próprio Marinho será o nome para o Governo do Estado.

Marinho afirmou que, embora a composição esteja praticamente desenhada, o anúncio oficial só sera feito no primeiro trimestre de 2025. A decisão, segundo ele, atende à necessidade de manter margem de negociação com outras siglas e lideranças que ainda podem integrar o projeto. O senador explicou que fechar a chapa neste momento reduziria a flexibilidade do grupo para ampliar alianças.

Com apoio de Rogério Marinho, FIERN lança Impulsiona Moda para fortalecer economia do RN


A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e o SENAI lançaram, nesta sexta-feira (28), o projeto Rota Impulsiona Moda, iniciativa voltada à capacitação e fortalecimento das oficinas de costura do estado. O programa foi viabilizado por meio de emenda parlamentar destinada pelo senador Rogério Marinho (PL), que participou da solenidade no auditório da entidade.

O Rota Impulsiona Moda tem como objetivo qualificar profissionais do setor têxtil e de confecção, ampliando a competitividade das oficinas potiguares e contribuindo para a geração de emprego e renda. A iniciativa integra o conjunto de ações estruturantes apoiadas pelo senador para impulsionar cadeias produtivas estratégicas no Rio Grande do Norte.

Durante o lançamento, Rogério Marinho destacou a importância da capacitação profissional como eixo de desenvolvimento econômico. “Nosso papel é garantir que os recursos públicos cheguem a quem trabalha, empreende e movimenta a economia. O setor de confecção é uma vocação natural do RN, e investir em qualificação significa abrir portas para novas oportunidades e fortalecer a indústria local”, afirmou.

O Impulsiona Moda surge para fomentar o crescimento do Pró-Sertão, Programa de Interiorização da Indústria, também criado por Rogério Marinho. Atualmente com mais de 150 oficinas de costura e gerando cerca de 4,5 mil empregos, o projeto deve ser alavancado com a nova iniciativa.

O presidente da Fiern, Roberto Serquiz, destacou em seu discurso exatamente o trabalho do senador junto ao Pró-Sertão. “Estamos trabalhando muito aqui na Federação dando atenção especial a projetos como esse, que só ocorrem graças a parceria com o senador Rogério Marinho. É emprego, renda e sobretudo dignidade para a população. Ações como essa precisamos aplaudir”, disse Serquiz.

Também presente, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Babá Pereira, ressaltou a importância das iniciativas voltadas para a geração de renda nos municípios, listando alguns dos projetos capitaneados por Rogério, como Metrópole Digital e Pró-Sertão. “São ações que fortalecem também os municípios que acabam sendo cobrados quando a população não têm oportunidades”, disse.

O programa oferecerá cursos, consultorias e ações de aprimoramento técnico voltadas às oficinas de costura, com foco em produtividade, design, gestão e modernização. Ao final do projeto, ainda será realizado um grande evento para fomentar a geração de negócios e atração de investimentos para o setor. O evento contou com a presença de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e líderes empresariais de várias regiões do Estado.

Cármem Lúcia (STF) cita escritora feminista antes de voto sobre o racismo


A ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia citou trechos de uma música do rapper paulistano Leandro Roque de Oliveira, conhecido como Emicida, e da escritora teminista Carolina Maria de Jesus durante um julgamento no plenário, nesta sexta-feira (28). O julgamento já tem maioria para obrigar o governo a criar um plano contra o racismo estrutural.

“Emicida escreveu que, para eles negros, até para sonhar tem trave, a felicidade do branco é plena, a felicidade para o preto é quase”, , citou a ministra, complementando: “eu não espero viver em um país em que a Constituição para o branco seja plena e para o negro seja quase. Eu quero uma Constituição que seja plena igualmente para todas as pessoas.

Cármen Lúcia continua com outro trecho: “Naquela música, o Emicida diz que 80 tiros me lembram que há a pele alva e há a pele alvo” e concluiu: “não é possível continuar vivendo essa tragédia no Brasil.

Parnamirim garante pacote de benefícios histórico para os servidores municipais

A Prefeitura de Parnamirim vive um novo momento na valorização do funcionalismo público. Paralelamente às obras estruturantes e aos programas implantados em todas as áreas, a gestão da prefeita Nilda tem colocado no centro de suas prioridades o investimento no material humano, reconhecendo que são os servidores que fazem a máquina pública funcionar e entregam resultados à população. Nos últimos meses, a administração municipal concedeu o maior conjunto de benefícios já registrado na história do município, garantindo direitos, corrigindo distorções antigas e promovendo reajustes para diversas categorias.

Nunca uma gestão havia avançado tanto na valorização dos servidores. Esses benefícios contemplam categorias como magistério, assistência social, quadro geral, agentes de saúde, agentes de endemias, trânsito, guardas municipais e profissionais da saúde, consolidando um gesto amplo de reconhecimento e respeito ao trabalho desenvolvido diariamente por cada servidor.

Entre os avanços assegurados pela gestão Nilda estão a implantação do Piso Nacional do Magistério; o aumento salarial para os profissionais da SEMAS; a convocação de 57 novos guardas municipais; o reajuste dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias; o aumento para os agentes de trânsito; a implantação da Gratificação EMULT; as convocações de novos profissionais da Saúde; o reajuste de 7,5% concedido aos servidores do Plano Geral; o retorno do pagamento da demanda reprimida das progressões de Letras e Níveis; o retorno do pagamento das férias e das rescisões represadas; a liberação das licenças-prêmio, de saúde e de estudo; a implantação do aumento de 6% para o Magistério, e o reajuste de 5,5% para os servidores do Plano Geral, que está em tramitação na Câmara.

Mais >

Audiência pública debate direitos e condições de trabalho da limpeza urbana em Parnamirim

A valorização dos profissionais da limpeza urbana de Parnamirim foi tópico de discussão na Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (27). A iniciativa aconteceu por proposição da vereadora Rárika Bastos e teve como objetivo o reconhecimento e a defesa dos direitos dos trabalhadores responsáveis pela limpeza, manutenção e bem-estar da cidade.

O representante do Sindicato dos Trabalhadores de Asseio, Milklenilson Leite, usou a tribuna para apresentar reivindicações da categoria, destacando à secretária municipal de Limpeza Urbana, Rosiana Paiva, a disparidade salarial entre Parnamirim e outros municípios do estado. Temas como o adicional de insalubridade e a redução da jornada de trabalho também foram debatidos.

“Essa audiência representa um passo importante para uma categoria da nossa cidade que tem peso e representatividade”, destacou a vereadora Rárika Bastos.

A interlocução entre sindicato, gestão e Legislativo apontou caminhos para avanços nas pautas apresentadas e reforçou a importância de garantir condições dignas para uma categoria essencial ao funcionamento da cidade.

Composição do dispositivo de honra
Além da vereadora propositora, compuseram o dispositivo de honra: Rosiana Paiva de Amorim, secretária municipal de Limpeza Urbana; Milklenilson Leite Farias, representante do Sindicato dos Trabalhadores de Asseio e Conservação; e João Francelino da Silva, representando os profissionais da limpeza urbana.

Lula: “Milhões de inúteis serão criados no mundo”


Presidente brasileiro alerta que a revolução digital reduz empregos e questiona quem garantira a sobrevivência dos milhões de trabalhadores dispensados.

Em nota, Flávio Bolsonaro reage à decisão do PL de suspender salário e direitos partidários do pai, Jair Bolsonaro


O senador Flávio Bolsonaro se pronunciou nesta sexta-feira (28) após o PL informar a suspensão do salário e das atividades partidárias do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre pena após condenação no Supremo Tribunal Federal.

Na nota, Flávio afirmou que a medida não partiu de vontade do partido, mas do cumprimento da legislação. Segundo ele, como Bolsonaro está “arbitrariamente impedido de trabalhar”, o PL é obrigado por lei a suspender suas atividades internas.

“O PL foi o partido que nos abriu as portas para dar continuidade ao projeto de resgate do Brasil, com todo o suporte para Jair Bolsonaro e, se Deus quiser, vamos vencer!”, disse o senador.

Ele reforçou a necessidade de união da base bolsonarista neste momento. “Agora é hora de permanecermos unidos. Enquanto eu estiver vivo, nada faltará ao meu pai! Repito, é hora de ficarmos unidos!”, declarou.

#Bolsonaro

#FlávioBolsonaro

#PartidoLiberal

#PolíticaBrasil

Força Tática do 11º BPM recupera moto roubada e prende dupla armada em Macaíba


Na madrugada desta sexta-feira (28), policiais da Força Tática do 11º Batalhão de Polícia Militar recuperaram uma motocicleta roubada e prenderam dois suspeitos no Centro de Macaíba, região Metropolitana de Natal.

A ação teve início após a equipe receber, via COPOM, a informação de que dois indivíduos armados haviam tomado de assalto uma Yamaha Factor de cor preta por volta das 3h10, na Avenida dos Caiapós, em Natal. Segundo o comunicado, a dupla estaria fugindo em direção ao município vizinho.

Com base nas informações repassadas, os militares intensificaram o patrulhamento e localizaram os suspeitos ainda em Macaíba, de posse da motocicleta roubada. Durante a abordagem, os policiais encontraram também um celular que havia sido tomado em outro assalto praticado pela dupla.

Os dois homens e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Plantão de Parnamirim, onde serão adotadas as medidas cabíveis.

#PolíciaMilitar

#SegurançaPública

#Macaíba

#ForçaTática

Vândalos incendeiam coletor de lixo por trás da catedral de Sant’ana; prefeitura de Caicó solta nota de indignação e fala de medidas cabíveis


NOTA DE INDIGNAÇÃO

A Prefeitura de Caicó manifesta profunda indignação diante do ato de vandalismo registrado da noite desta quinta-feira para hoje, sexta-feira, 28, quando um coletor de lixo instalado recentemente pela gestão municipal, localizado por trás da Catedral de Sant’Ana, foi incendiado e completamente destruído, virando cinzas.

Trata-se de um ataque não apenas ao patrimônio público, mas ao trabalho coletivo que busca manter nossa cidade limpa, organizada e acolhedora. Cada equipamento instalado representa investimento, cuidado e respeito ao cidadão. Quando alguém destrói, está atentando contra todos os cidadãos caicoenses.

O município está adotando as medidas cabíveis e reforça o pedido de colaboração da população para que denuncie atitudes criminosas como esta. A Caicó que estamos construindo passa, necessariamente, pela consciência, pelo zelo e pelo compromisso de cada um com o bem comum.

Mais >

Deputado Francisco participa da celebração pelos 5 anos da FELCS em Currais Novos e destaca moção de congratulação apresentada na ALRN


O deputado estadual Francisco do PT participou, nesta quinta-feira, ao lado do ex-prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, da cerimônia em comemoração aos 5 anos da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN). O evento reuniu professores, estudantes, servidores e representantes da comunidade acadêmica para celebrar a contribuição da instituição para o desenvolvimento do Seridó.

Na Assembleia Legislativa, Francisco apresentou uma moção de congratulação pelos cinco anos da FELCS, reconhecendo o papel estratégico da faculdade na interiorização do ensino superior e na formação de profissionais qualificados na região.

Durante a cerimônia, o reitor da UFRN, José Daniel, e o diretor da FELCS, Alexandre Teixeira, agradeceram a iniciativa do parlamentar, destacando que o reconhecimento fortalece a visibilidade institucional e valoriza o trabalho desenvolvido ao longo desses anos.

“O deputado Francisco tem sido um grande parceiro, defensor da educação do nosso Estado”, afirmou o reitor da UFRN, José Daniel.

Era para ontem: PL corre e articula pautar anistia mesmo sem aval do presidente da Câmara, paraibano Hugo Motta


O Partido Liberal (PL) articula uma estratégia para tentar pautar a anistia mesmo sem o aval do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A sigla planeja aproveitar eventuais ausências de Motta em viagens oficiais para que o vice-presidente da Casa, Altineu Côrtes (PL-RJ), assuma interinamente e coloque o tema em votação.

A manobra não é nova: o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chegou a pressionar Côrtes há duas semanas, quando Motta esteve na COP30, em Belém (PA), cobrando a inclusão da anistia na pauta. Apesar disso, Côrtes recusou a ofensiva, afirmando que não poderia alterar a agenda previamente definida por Motta antes da viagem.

Polícia Civil prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Caicó


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu em flagrante, na manhã desta quinta-feira (27), um homem de 40 anos, suspeito de tráfico de drogas no bairro Alto da Boa Vista, em Caicó.

As investigações tiveram início a partir de denúncias anônimas que relatavam que o suspeito realizava a comercialização de entorpecentes na cidade, utilizando um carro e uma motocicleta de sua propriedade para efetuar entregas. Em outubro, diligências de campana confirmaram a movimentação típica do tráfico.

Nesta quinta-feira, a equipe da 46ª DP realizou uma nova ação de observação para abordar o suspeito no momento em que deixasse a residência. Durante a abordagem, foram apreendidos dez papelotes contendo pó branco, possivelmente cocaína, além de R$ 1.400,00 em espécie, em valores fracionados. O suspeito ainda tentou repassar o celular a um vizinho para evitar a apreensão, mas o aparelho foi recuperado imediatamente.

Mais >

Polícias Civil e Militar prendem homem suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Tangará


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu em flagrante, na tarde desta quinta-feira (27), um homem de 28 anos suspeito pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e porte de arma de fogo. A prisão ocorreu no bairro Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Tangará. 

De acordo com denúncias de vizinhos, o suspeito estaria armado nas proximidades de sua residência. Diante das informações, as equipes policiais diligenciaram até o endereço indicado. Ao perceber a aproximação dos agentes, o homem tentou fugir e arremessou uma bolsa contendo drogas, mas foi alcançado e detido.

Os policiais localizaram sobre o imóvel do suspeito uma espingarda calibre 12, além de 33 munições do mesmo calibre. Também foram apreendidos um revólver calibre .38 com numeração suprimida, 24 munições calibre .38, porções de crack e cocaína, uma balança de precisão, uma balaclava e uma roupa camuflada.

O material apreendido e o suspeito foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Toda ação foi coordenada pela 81ª Delegacia de Polícia (DP) de Tangará, em ação conjunta com a Polícia Militar.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população. Informações anônimas podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181, com garantia de sigilo.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.

Presidente Ériko Jácome aciona Comissão de Ética da Câmara de Natal contra a vereadora Samanda Alves (PT)


Opresidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), vereador Eriko Jácome (PP) decidiu acionar a Comissão de Ética Parlamentar da Casa contra a vereadora Samanda Alves (PT), que em plenário o acusou de estar ausente e não comparecer às sessões ordinárias, durante a discussão sobre aberturas de processos de cessação de mandatos de vereadores na quarta-feira (26).


Em tom de desabafo, Eriko Jácome desafiou a vereadora petista a provar o que disse no calor dos debates em plenário, depois que o vereador Aldo Clemente (PSDB) apresentou moção de apoio, que foi acompanhado pela maioria dos edis, na sessão desta quinta-feira (27).


Jácome utilizou a tribuna da Casa para fazer um desabafo emocionado em defesa de sua honra e gestão, rebatendo ataques sobre sua assiduidade e conduta e expressou o impacto das acusações em sua vida pessoal, mencionando a dor de ver seus filhos ouvirem ataques à sua honradez durante as sessões. “Não é fácil ver seu filho assistindo a sessão e ver pessoas que dêem ‘gritando’ na imagem dizendo que o presidente da casa não honra e não tem honradez,” desabafou.

Mais >

PL suspende salário e atividades partidárias de Jair Bolsonaro após Moraes ratificar perda de direitos políticos


O Partido Liberal (PL) anunciou, na tarde desta quinta-feira (27), a suspensão do salário e de todas as atividades partidárias do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi comunicada oficialmente pela sigla após a conclusão do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), que resultou na perda dos direitos políticos do ex-chefe do Executivo.

Bolsonaro está preso, condenado a 27 anos e três meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Segundo o comunicado do PL, a medida interna reflete o novo quadro jurídico do ex-presidente, que, por estar inelegível e sem direitos políticos, não pode continuar exercendo funções ou recebendo remuneração partidária.

A sigla, entretanto, não informou se haverá substituições formais nos cargos ou funções que Bolsonaro exercia dentro do partido antes de sua prisão. A suspensão passa a valer imediatamente.

#PL

#Bolsonaro

#Política

#STF

Robinson Faria detona companhias aéreas e cobra medidas contra preços abusivos das passagens


O deputado federal Robinson Faria (PP-RN) protagonizou um dos discursos mais duros da audiência pública realizada nesta quarta-feira (26), no plenário da Comissão de Turismo da Câmara Federal. Indignado com o alto custo das passagens aéreas no Brasil — especialmente no Rio Grande do Norte — o parlamentar afirmou que as explicações apresentadas pelas companhias aéreas foram “fracas e pouco convincentes”.

Durante a audiência, que contou com representantes das empresas aéreas e de ministérios, Robinson foi direto ao ponto: “Persiste a pergunta: qual a razão do alto preço?”, questionou. Segundo ele, a população potiguar e os consumidores brasileiros estão sendo “explorados”.

O deputado destacou a incoerência entre voos domésticos e internacionais. “Não se justifica uma passagem aérea de Natal para Fortaleza custar praticamente igual a uma passagem de Natal para Lisboa, em Portugal. Um voo de sete horas e meia e um voo de apenas quarenta minutos”, criticou.

Robinson Faria, que integra a Comissão de Turismo pelo terceiro ano consecutivo, afirmou que vai se reunir com os demais membros do colegiado para definir medidas concretas que enfrentem o problema. O parlamentar reforçou que os valores praticados atualmente prejudicam toda a cadeia produtiva do turismo, geram desemprego e afastam brasileiros de oportunidades de viajar dentro do próprio país.

“Queremos fortalecer a economia do turismo, gerar emprego e renda no Nordeste, no Brasil e especialmente no meu estado. Os preços não estão corretos e estamos punindo o povo brasileiro”, finalizou.

#Turismo

#Aviação

#RN

#RobinsonFaria

Cavalo solto provoca acidente na cidade de Jardim de Piranhas


Um cavalo solto na pista provocou um acidente na noite desta quinta-feira, 27, em Jardim de Piranhas, na saída para Caicó. O animal, aparentemente assustado, acabou avançando repentinamente e atingindo uma motocicleta que transportava duas pessoas.

Apesar do impacto, nenhuma das vítimas sofreu ferimentos graves. Populares que passavam pelo local ajudaram no atendimento inicial enquanto o socorro era acionado. O caso reacende o alerta para a presença frequente de animais soltos em rodovias da região, risco que já resultou em diversos acidentes ao longo dos últimos anos.

As autoridades devem ser acionadas para a identificação do proprietário do animal e adoção das medidas necessárias para evitar novas ocorrências.

#Acidente #Caicó #SegurançaNoTrânsito #RN

Davi Alcolumbre anula votos de Eduardo em sessão do Congresso


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anulou nesta quinta-feira (27) os votos registrados pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na sessão que analisou vetos presidenciais.

Segundo Alcolumbre, o sistema apontou que Eduardo votou de forma “irregular”. O senador informou ao plenário que o registro eletrônico feito pelo deputado contrariou as regras da Câmara, que impedem voto de parlamentares que estejam fora do Brasil.

Alcolumbre citou o parecer da Mesa da Câmara que proibiu, nesta quarta (26), o uso do aplicativo Infoleg por deputados que estejam no exterior e não integrem missão oficial. O entendimento foi assinado pelo secretário-geral adjunto Bruno Ávila da Mata Sampaio e aceito pelo presidente Hugo Motta.

Mais >

Prefeitura de Serra Negra está despejando esgoto com fezes e urina no rio Espinharas, e sobra vai para Oiticica; situação é considerada gravíssima


O blog recebeu uma grave denúncia que aponta a precariedade e ineficiência do sistema de tratamento de esgoto de uma estação do município de Serra Negra do Norte. De acordo com as informações apuradas, a água residuária despejada no rio espinharas, após passar por uma lagoa de estabilização, está longe de atingir os padrões mínimos de segurança e tratamento.

O método que está sendo utilizado para o tratamento é considerado insuficiente, pois o efluente não possui o tempo de retenção necessário no processo, contribuindo para a ineficiência da eliminação de bactérias e patógenos. Essa falha sistêmica permite que o esgoto seja lançado no rio espinharas de forma inadequada, comprometendo seriamente a saúde do ecossistema local.

A situação se agrava com a constatação de que o efluente lançado no rio não está respeitando os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 355, especificamente no que tange à Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e à Demanda Química de Oxigênio (DQO).

Mais >