André Mendonça (STF) bloqueia R$ 390 milhões do Sindicato do irmão de Lula por suspeita de lavagem de dinheiro


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, determinou o bloqueio de R$ 390 milhões em bens e valores do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnap) e de seus dirigentes.

A decisão atende a um pedido da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República, que apuram um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e benefícios do INSS.

Segundo as investigações, foram identificadas movimentações financeiras consideradas típicas de lavagem de dinheiro, levantando suspeitas sobre o uso irregular dos recursos do sindicato. O caso segue sob sigilo no Supremo.

Mais >

Professor morre dentro de sala de aula no Campus da UFRN em Caicó: “mal súbito”


O professor Luiz Gonzaga Vieira Filho, que lecionava Matemática, morreu na noite desta terça-feira (14) dentro do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó. Segundo informações preliminares, ele estava em sala de aula quando passou mal e não resistiu.

A comunidade acadêmica recebeu a notícia com grande consternação, e colegas e alunos lamentaram profundamente a perda do educador, reconhecido por sua dedicação ao ensino e à formação de gerações de estudantes. As causas da morte ainda não foram oficialmente informadas.

Uma testemunha disse ao blog Jair Sampaio que a suspeita recai a possibilidade de “mal súbito”.

Mais >

Mari Fernandez e Julia Ribeiro celebram casamento emocionante no interior de São Paulo


A cantora Mari Fernandez e a influenciadora digital Julia Ribeiro oficializaram a união em uma cerimônia marcada pela emoção e pelo romantismo, realizada nesta terça-feira (14) no interior de São Paulo. O evento reuniu cerca de 250 convidados, entre familiares, amigos e diversas celebridades do mundo da música e da internet. As duas noivas trocaram alianças em um cenário deslumbrante, com decoração rústica e sofisticada, simbolizando o amor e a cumplicidade que vêm cultivando desde o início do relacionamento.

Durante a cerimônia, Mari emocionou os presentes ao surpreender a amada com uma homenagem musical. Enquanto Julia caminhava em direção ao altar, a cantora sertaneja interpretou “Quando Tem Sentimento”, canção que compôs especialmente para a ocasião. O momento arrancou lágrimas e aplausos dos convidados, que registraram e compartilharam nas redes sociais a intensidade e a beleza da celebração. Entre os presentes estavam nomes de destaque da música brasileira, como Xand Avião, Murilo Huff, Lauana Prado e Manu Bahtidão, que, além de amiga próxima, foi uma das madrinhas.

Após o “sim”, as recém-casadas comemoraram em grande estilo com uma festa que contou com shows de Pedro Sampaio e Henry Freitas, prometendo uma noite de alegria e celebração do amor. Mari e Julia se conheceram em 2021, durante uma apresentação da artista em Pernambuco, e desde então vivem uma história marcada por sintonia e reciprocidade. O noivado, anunciado no último Dia dos Namorados, já indicava que o grande dia seria inesquecível — e o casamento confirmou o que os fãs já sabiam: que esse amor veio para ficar.

Vídeo: Padre é investigado após ser flagrado com noiva de fiel em casa paroquial, mas ele nega


O padre Luciano Braga Simplício, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi flagrado com a noiva de um fiel em uma casa paroquial de Nova Maringá, a 392 km de Cuiabá, nesta segunda-feira (13). O vídeo repercutiu nas redes sociais e na cidade, que tem pouco mais de 5 mil habitantes.

O g1 entrou em contato com o padre, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. A família da noiva informou que não vai comentar sobre o caso.

As imagens registradas no local mostram o noivo da mulher arrombando a porta do quarto e do banheiro, após o padre se recusar a abri-las. Em seguida, a noiva é encontrada chorando embaixo da pia do banheiro.

Mais >

Paulo Gonet, Procurador Geral, se manifesta contra pedido de prisão de Eduardo Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, rejeitou o pedido apresentado pelos deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) para que fosse decretada a prisão preventiva do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Em manifestação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), Gonet afirmou que os parlamentares não têm legitimidade processual para solicitar tal medida, uma vez que o artigo 311 do Código de Processo Penal restringe esse tipo de requerimento à polícia judiciária e ao Ministério Público.

Juninho Saia Rodada recebe apoio do vice-prefeito e de vereador mais votado de Baía Formosa

A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal segue ampliando apoios em várias regiões do Rio Grande do Norte. Em Baía Formosa, o pré-candidato recebeu o apoio do vice-prefeito Leonardo Prado e do vereador Netto Cavalcante, que foi o mais votado da história do município na última eleição.

O gesto demonstra o fortalecimento do nome de Juninho no litoral sul potiguar, consolidando alianças importantes com lideranças políticas locais. Para Leonardo Prado e Netto Cavalcante, o apoio é motivado pela confiança no projeto que Juninho pretende levar à Câmara Federal, com foco em representar o povo potiguar e defender pautas ligadas ao desenvolvimento regional.

Com essas novas adesões, a pré-candidatura de Juninho Saia Rodada avança e ganha cada vez mais respaldo em diversas cidades do Estado.

Secretaria de Educação de Caicó investiga falha em veículo terceirizado de transporte escolar


NOTA À POPULAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Caicó informa que, ao tomar conhecimento de ocorrência envolvendo uma unidade terceirizada para transporte escolar, nesta terça-feira, 14 de outubro de 2025, o secretário Sérgio André determinou a imediata apuração dos fatos por meio da abertura de um procedimento administrativo.

De forma responsável e rápida, o secretário entrou em contato com a empresa prestadora do serviço de transporte escolar, que já está colaborando com as informações necessárias para o esclarecimento do caso.

A Prefeitura de Caicó ressalta que todas as crianças que estavam no ônibus estão bem e que serão adotadas todas as medidas cabíveis para garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes.

Prefeitura Municipal de Caicó –
Secretaria de Educação

Advogados Ariolan Fernandes e Vinícius de Oliveira obtêm absolvição em júri popular em Caicó

Em julgamento realizado nesta terça-feira (14), no Fórum Amaro Cavalcante, os advogados Ariolan Fernandes (@ariolanfernandes ) e Vinícius de Oliveira (@viniciusoliveiraraujo) obtiveram a absolvição de um homem acusado de homicídio duplamente qualificado.

O caso teve grande repercussão na região e dizia respeito a um crime ocorrido em 11 de setembro de 2022, na zona rural do município de Serra Negra do Norte. A acusação sustentava que o homicídio teria sido cometido por motivo fútil e com meio que dificultou a defesa da vítima, o que poderia resultar em uma pena de até 30 anos de prisão.

O julgamento teve início por volta das 08h30 e se estendeu até o final da tarde, quando o Conselho de Sentença, após minuciosa análise das provas, decidiu pela absolvição do réu.

Na defesa, os advogados Ariolan Fernandes e Vinícius de Oliveira apresentaram argumentos consistentes que demonstraram a ausência de provas suficientes para a condenação, sustentando a tese de que não havia elementos capazes de comprovar a autoria do crime.

A decisão reforça a importância do trabalho técnico e da ampla defesa no sistema judiciário, reafirmando o princípio constitucional de que ninguém deve ser condenado sem provas concretas.

Ônibus escolar perde freio em Caicó e motorista evita tragédia ao jogar veículo no acostamento


Um grave incidente quase terminou em tragédia na manhã desta terça-feira (14) em Caicó, no Seridó potiguar. Um micro-ônibus escolar que transportava diversas crianças apresentou falha no sistema de freios enquanto trafegava pela RN-288, nas proximidades do bairro Samanaú. O motorista, agindo com rapidez e sangue-frio, conseguiu evitar o pior ao direcionar o veículo para o acostamento, impedindo que o coletivo saísse da pista ou colidisse com outros automóveis.

De acordo com informações do Tenente-Coronel Lima Verde, comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros (3º SGB/2º GB), localizado às margens da RN-288, algumas crianças sofreram ferimentos leves devido ao impacto da manobra. Uma delas precisou de atendimento médico e foi socorrida pela ambulância do Corpo de Bombeiros Militar até uma unidade de saúde.

Ainda segundo o oficial, as demais crianças foram amparadas e levadas em segurança às escolas em viaturas do Corpo de Bombeiros. A rápida resposta da equipe evitou que o incidente resultasse em consequências mais graves. As causas da falha mecânica serão investigadas, e o caso reforça a importância da manutenção preventiva dos veículos escolares que circulam diariamente na região.

Prefeito de Nísia Floresta integra missão potiguar à China em busca de investimentos


Uma comitiva potiguar, liderada pelo vice-governador Walter Alves (MDB), embarcou nesta segunda-feira (13) para a China em uma missão institucional que se estende até o dia 21 de outubro. O grupo tem como objetivo divulgar as potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte e estreitar laços com governos e empresas chinesas. A agenda inclui visitas à Feira de Cantão — maior feira comercial do mundo —, reuniões com autoridades e encontros com gigantes dos setores de tecnologia e energia limpa, como Huawei e Sany Energy.

Entre os participantes, ganha destaque o prefeito de Nísia Floresta, Gustavo Santos (PL), que também preside a Associação dos Municípios do Litoral e Agreste Potiguar (AMLAP). Sua presença reforça o papel estratégico dos municípios do agreste potiguar na busca por investimentos internacionais. Gustavo Santos pretende apresentar oportunidades de cooperação voltadas ao turismo sustentável, energias renováveis e infraestrutura, setores em expansão na região.

A missão também conta com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Alan Silveira, o deputado estadual Kleber Rodrigues, prefeitos de Macaíba, Galinhos, Pau dos Ferros e Touros, além de representantes da Assembleia Legislativa e do Fórum Brasil-China. A comitiva terá ainda reuniões com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para discutir projetos que possam impulsionar o desenvolvimento econômico e ampliar o intercâmbio comercial entre o Rio Grande do Norte e o país asiático.

Mais >

Rio Grande do Norte teve apagão na madrugada e 21 municípios foram afetados


Um apagão de energia registrado na madrugada desta terça-feira (14) em estados de todas as regiões do país afetou 21 municípios do Rio Grande do Norte, segundo confirmou a Neoenergia Cosern.

O desligamento do sistema elétrico interrompeu o fornecimento de energia para cerca de 425 mil clientes da companhia, o que representa 26% do total de clientes no estado.

Ainda de acordo com a Neoenergia Cosern, o desligamento foi registrado às 0h31 e o serviço começou a ser restabelecido em quatro minutos. “99% concluído às 1h da madrugada”, informou a companhia.

Mais >

Prefeitura de Parnamirim oferece descontos de até 70% para regularização do ITIV


A Prefeitura de Parnamirim deu início ao maior programa de regularização de imóveis já realizado na história do município. A iniciativa, fruto de um compromisso da gestão da prefeita Nilda, institui um incentivo fiscal inédito voltado à regularização da propriedade de bens imóveis, oferecendo descontos expressivos sobre a base de cálculo do ITIV (Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis). Com o novo programa, os contribuintes que efetuarem o pagamento integral do imposto à vista e registrarem o título do imóvel até 31 de dezembro de 2025 poderão obter descontos que variam de 40% a 70%, conforme o valor venal do imóvel.

A prefeita Nilda destacou que o programa é uma oportunidade única para os cidadãos regularizarem seus imóveis com condições vantajosas, reforçando o compromisso da gestão em ampliar a arrecadação sem aumentar impostos: “Queremos estimular a regularização e facilitar a vida dos cidadãos. Essa é uma gestão que busca arrecadar mais, mas sem pesar no bolso do contribuinte. O dinheiro arrecadado com os tributos retorna em forma de serviços, obras e ações que melhoram a vida das pessoas. É um ciclo de responsabilidade e desenvolvimento que queremos fortalecer em Parnamirim”, afirmou a prefeita.

Os descontos seguem as seguintes regras: 70% de desconto para imóveis de até R$ 175 mil; 60% para imóveis entre R$ 175 mil e R$ 350 mil; 50% para imóveis entre R$ 350 mil e R$ 700 mil; 40% para imóveis acima de R$ 700 mil. Além de proporcionar segurança jurídica aos proprietários, a medida contribui para a modernização da gestão tributária municipal e para o fortalecimento das finanças públicas, permitindo que mais recursos sejam investidos em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social.

O pagamento do ITIV também poderá ser feito de forma parcelada, em até seis vezes, porém sem a aplicação do desconto. O valor mínimo das parcelas é de R$ 250 para pessoas físicas e R$ 500 para pessoas jurídicas. Com o incentivo, a Prefeitura de Parnamirim reforça o compromisso de estimular a cidadania fiscal, garantindo mais justiça tributária, segurança patrimonial e oportunidades para que cada morador esteja em dia com o município.

Oposição mira decreto de Lula que amplia poderes de Janja; são 189 cargos sob ordens da primeira-dama

A oposição está investindo em um mutirão de Projetos de Decreto Legislativo para sustar os efeitos de um decreto presidencial que formaliza o acesso da primeira-dama Janja da Silva a serviços do gabinete do presidente Lula (PT) como agenda e cerimonial.

Com base em uma orientação da Advocacia Geral da União (AGU), de abril, o decreto, segundo o Planalto, permite que a primeira dama represente o governo em eventos culturais e sociais, desde que sem caráter oficial e sem remuneração.

A inclusão da atuação de Janja na estrutura do gabinete de governo movimentou a oposição. Pelo menos três deputados já apresentaram projetos para sustar os efeitos do decreto, dentre eles o líder da oposição Luciano Zucco (PL) e o líder do PL Sóstenes Cavalcante.

Mais >

Rede Joven Pan diz que Lula ventila nome da governadora Fátima Bezerra para vaga de Barroso no STF; Vídeo


Segundo a JOVEM PAN, a saída antecipada do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) movimentou os bastidores políticos em Brasília e abriu uma nova corrida por indicações à mais alta Corte do país. Nos bastidores, uma apuração revela que a governadora Fátima Bezerra (PT) passou a ser considerada uma das opções do presidente Lula para ocupar a vaga.

Fontes com trânsito no Senado e no Palácio do Planalto confirmaram à reportagem que o nome de Fátima começou a ganhar força como uma alternativa política capaz de agregar em pautas que são relevantes e carecem de representatividade no STF — como a presença de uma mulher, parda e nordestina.

Para o governo Lula, a indicação de uma mulher oriunda do Nordeste teria peso simbólico e político. Atualmente, a Corte conta apenas com a ministra Cármen Lúcia, após a aposentadoria de Rosa Weber, e cresce a pressão por maior representatividade feminina no Supremo.

Outro ponto avaliado é o perfil pragmático da governadora. Fátima mantém boa relação com diversos políticos de campos ideológicos diferentes. Seu vice é do MDB, e ela construiu uma ampla coalizão política para sua eleição ao governo, o que poderia facilitar sua aprovação tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto no plenário do Senado — etapas obrigatórias para a confirmação do nome indicado.

Mais >

Parnamirim: serviço de manutenção viária contemplou ruas de Nova Esperança e Pium

As equipes da Prefeitura de Parnamirim seguem trabalhando firme para melhorar a situação das ruas e avenidas da cidade, algumas sem manutenção há anos. Por exemplo, a Rua Parque de Belém, em Nova Esperança, possui apenas 300m de extensão e estava esburacada, com muita areia e praticamente intransitável. Nesta segunda-feira (13), a operação tapa buraco está em fase de conclusão nesse trecho para garantir minimamente a segurança de quem precisa trafegar por essa via, que também funciona como rota de acesso à UPA.

Já em Pium, a Avenida Joaquim Patrício também precisou de manutenção em uma das calhas de escoamento. A água acumulada estava prejudicando o asfalto da rodovia. Foi a vez da equipe especializada em reparos de calçamento entrar em ação. O trabalho foi rapidamente concluído, devolvendo a normalidade à via por onde passam centenas de turistas diariamente.

Os buracos, além de serem inimigos da suspensão dos veículos, forçam motoristas a fazer manobras arriscadas, o que pode causar acidentes. Para fazer frente a uma malha viária tão extensa, a Prefeitura de Parnamirim precisa priorizar os problemas mais urgentes para resolvê-los primeiro, por isso o município disponibiliza equipes empenhadas na rua praticamente todos os dias: um trabalho de recuperação ininterrupto totalmente comprometido com o bem-estar, qualidade de vida e segurança de quem mora ou trafega pela cidade.

Acidente grave em Florânia deixa um ferido e outro condutor foge do local após colisão


Um acidente foi registrado na noite desta segunda-feira (13) na cidade de Florânia, no Seridó potiguar, nas proximidades do hospital desativado. Um dos condutores, identificado como Pedro Henrique, de 18 anos e morador da zona rural, teria fugido do local sem prestar socorro após informar que iria ao hospital, mas não retornou. Ele é apontado como um dos envolvidos no sinistro que mobilizou equipes da Polícia Militar e do serviço de emergência.

O segundo condutor, conhecido como “Veinho”, sofreu ferimentos graves e teve a perna esquerda parcialmente dilacerada na altura do joelho. Ele recebeu atendimento inicial no hospital da cidade e deve ser transferido para o Hospital Regional de Caicó. As autoridades locais investigam as circunstâncias do acidente e seguem em busca de Pedro Henrique, que permanece desaparecido desde o ocorrido.

Confronto com a PM termina com morte de foragido de Caicó e fuga de integrante do CV em Santa Luzia-PB


Uma troca de tiros entre a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) e criminosos foi registrada na zona rural de Santa Luzia, próximo à serra, na manhã desta segunda-feira (13). Durante o confronto, um dos suspeitos, identificado como Artur, natural de Caicó (RN) e foragido da Justiça potiguar, foi atingido e morreu no local.

Outro envolvido, conhecido pelo vulgo “Boladão”, conseguiu escapar. Ele é morador do bairro Monte, em Santa Luzia, e apontado como membro do Comando Vermelho (CV) na região. O suspeito também é foragido da Justiça da Paraíba. A PM realiza buscas na área para localizar o fugitivo.

Adolescente potiguar recebe medula óssea e inicia recuperação após luta contra leucemia


O adolescente potiguar Bernardo Barreto de Oliveira, de 14 anos, deu um passo decisivo rumo à cura da leucemia mieloide aguda após receber um transplante de medula óssea de um doador 100% compatível da Polônia. O procedimento foi realizado com sucesso na última terça-feira (7), no Real Hospital Português, em Recife (PE). A informação foi divulgada pela mãe, Monalisa Barreto, nas redes sociais.

Diagnosticado no início de 2023, Bernardo enfrentou meses de tratamento intensivo e, desde março deste ano, a família iniciou uma campanha nas redes sociais para encontrar um doador compatível e incentivar o cadastro de novos voluntários no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

No Rio Grande do Norte, há atualmente 86 mil pessoas cadastradas no Redome — número ainda considerado baixo diante da necessidade crescente de transplantes. A chance de compatibilidade entre não parentes pode ser de 1 em 100 mil, o que torna o registro essencial para salvar vidas.

A doação do polonês foi realizada na manhã do dia 6 de outubro, e a nova medula chegou a Recife no dia seguinte, quando Bernardo recebeu o transplante. Desde então, o adolescente segue em recuperação, cercado pela família e sob cuidados médicos especializados.

Últimos dias da promoção do Fórum Persona Summit: leve 2 ingressos e pague 1 até 15 de outubro

O 2º Fórum Persona Summit, maior encontro de marketing político e comunicação do Nordeste, está com uma promoção nos ingressos: na compra de 1 acesso, o participante ganha outro. A ação é válida até a próxima quarta-feira, dia 15 de outubro. A virada do terceiro lote também acontece na quarta-feira (15). O evento será realizado no dia 23 de outubro, no Praiamar Arena (antigo Holiday Inn Natal), reunindo grandes nomes da comunicação política, campanhas eleitorais e gestão pública em uma programação repleta de conteúdos estratégicos.
Entre os palestrantes confirmados, estão Emerson Saraiva (“Eleja-se”), Lucas Pimenta, Gisele Meter, Wilsinho Pedroso, Alan Oliveira (idealizador do evento), Paulo Vitor Bispo, conhecido como o “Síndico das Prefs”, por sua abordagem criativa e próxima de governos e cidadãos; e muito mais.
O evento contará com dois palcos simultâneos, com debates e painéis sobre estratégias eleitorais, posicionamento digital, comunicação de impacto e inovação na gestão pública, em um ambiente moderno preparado para receber centenas de participantes. Acompanhe o @personasummit no Instagram e fique por dentro das lives semanais com grandes nomes da comunicação política nacional.
O Persona Summit é uma realização da Persona Marketing, empresa do Grupo Fácil Comunicação, com apoio de instituições como CAMP, Compol Brasil, FEMURN, FECAMRN, AMLAP, AMCEVALE e SINAPRO-RN.
SERVIÇO:
Evento: 2º Persona Summit
Data: 23 de outubro de 2025
Local: Praiamar Arena (antigo Holiday Inn Natal)
Promoção: Compre 1 ingresso e leve 2 até 15 de outubro
Inscrições: www.personasummit.com.br

Mais >

Câmara de Parnamirim vai entregar a Comenda Nísia Pereira Machado


Em uma homenagem aos profissionais da educação, a Casa Legislativa de Parnamirim vai entregar, na noite desta terça-feira (14/10), a Comenda Nísia Pereira Machado. A proposição é do vereador Professor Ítalo Siqueira, e cada vereador poderá homenagear um docente pelos relevantes serviços prestados ao município.

A honraria tem como objetivo reconhecer o compromisso, a dedicação e o impacto transformador dos educadores na formação de cidadãos e no fortalecimento da comunidade parnamirinense. A Comenda leva o nome de Nísia Pereira Machado, personalidade que representa a excelência e o amor pela educação, simbolizando o legado de todos aqueles que fazem da sala de aula um espaço de esperança e aprendizado.

A sessão solene será também um momento de celebração e gratidão, destacando histórias inspiradoras e trajetórias marcantes de quem, diariamente, contribui para o desenvolvimento humano e social de Parnamirim. A presença da comunidade educacional e dos familiares tornará o evento ainda mais especial, reafirmando o valor da educação como pilar essencial para o futuro do município.

Mais >