Equipes do SBRESC (Serviço de Busca e Resgate com Cães) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, em conjunto com militares do Corpo de Bombeiros de Caicó, realizam uma operação de buscas no município de Jardim de Piranhas/RN.
A ação tem como objetivo localizar uma pessoa que está desaparecida há cinco dias. As equipes utilizam cães farejadores e equipamentos especializados para auxiliar nas buscas na região.
O senador Flávio Bolsonaro (PL) publicou em suas redes sociais, nesta sexta-feira (10), um trecho da entrevista ao Arena Oeste onde confirmou o nome de quem irá apoiar para presidente, nas eleições presidenciais. O político disse ainda ter certeza de que Lula não será mais presidente em 2027.
“Pode ter certeza: [Jair] Bolsonaro é candidato em 2026 e a direita vai varrer o Lulismo da presidência. Vamos aprovar a anistia ampla, geral e irrestrita e devolver o Brasil para o caminho da prosperidade”, disse o senador.
Questionado sobre os governadores da base da direita, que tem se colocado como pré-candidatos a presidentes do Brasil, o senador afirmou que ainda precisam ser alinhados pontos para a campanha, “mas talvez seja bom ter vários candidatos”.
“Para se discutir propostas melhor, para ter um segundo turno ali onde eu tenho certeza de que nós vamos ganhar. De todo esse cenário de incerteza, a única coisa que eu tenho certeza é que Lula [PT] não será mais presidente a partir de 2027, porque a centro-direita não vai perder essa eleição”, declarou.
Segundo Bolsonaro, qualquer nome que for indicado pelo ex-presidente terá forças o suficiente para derrotar o atual presidente do Brasil.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, nesta sexta-feira (10), ter certeza que Lula não será mais presidente em 2027. No X, o parlamentar publicou o vídeo de uma entrevista ao Arena Oeste em que diz que o pai foi “enterrado vivo” e que já está na hora do STF voltar à normalidade e parar de cometer excessos. Na legenda, o filho do ex-presidente escreveu:
“Pode ter certeza: [Jair] Bolsonaro é candidato em 2026 e a direita vai varrer o Lulismo da presidência. Vamos aprovar a anistia ampla, geral e irrestrita e devolver o Brasil para o caminho da prosperidade”
O mistério em torno do caso do metanol que provocou mortes, internações e casos de cegueira em São Paulo chegou ao fim. De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (10), a Polícia Civil localizou a fábrica clandestina responsável pela contaminação das bebidas, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Segundo as investigações, o material tóxico que atingiu dezenas de pessoas teve origem em um posto de combustível que comercializava etanol adulterado com metanol. A dona da fábrica foi presa, e a polícia confirmou que ela comprava o etanol contaminado para produzir e engarrafar bebidas falsas, que eram posteriormente distribuídas para bares, adegas e restaurantes.
A fábrica clandestina é apontada como a principal responsável pelo incidente, já que produzia bebidas sem qualquer controle sanitário. O posto de combustível envolvido também foi acionado pela polícia e será investigado por sua participação na venda do combustível adulterado.
Uma ação conjunta entre a Divisão Especializada em Combate ao Crime Organizado (DEICOR), o Departamento de Narcóticos (Denarc), a Receita Federal e outras unidades especializadas da Polícia Civil resultou em um grande golpe contra o tráfico de drogas na Grande Natal.
De acordo com as informações preliminares, cerca de uma tonelada de maconha foi apreendida em um município da região metropolitana. A operação, que ainda está em andamento, também resultou em prisões e na apreensão de veículos, incluindo carros, motocicletas e reboques utilizados pelo grupo criminoso.
A equipe da DEICOR mantém o local isolado e não divulgou, até o momento, detalhes sobre o número de suspeitos detidos ou o destino final da droga apreendida. A expectativa é de que a operação seja detalhada em coletiva de imprensa após a conclusão das diligências.
Um pedreiro identificado como João de Deus Alves, de 64 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (10) após o desabamento de uma laje durante um serviço de manutenção em uma residência localizada na Rua Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Conjunto Brasil Novo, bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal.
De acordo com as primeiras informações, o acidente aconteceu por volta das 8h15, quando a estrutura onde ele trabalhava cedeu repentinamente, atingindo-o na cabeça. O impacto foi tão forte que o andaime usado pela vítima ficou completamente destruído.
João de Deus estava acompanhado de um servente, que não ficou ferido. O trabalhador prestou os primeiros esclarecimentos à Polícia Civil, relatando que ambos realizavam reparos na laje no momento em que ela ruiu.
O vereador de Natal Robson Carvalho ficou entre os quatro nomes mais citados para deputado estadual na pesquisa realizada na capital potiguar pelo Instituto Média/O Potengi. O resultado mostra o crescimento político do parlamentar, que vem se consolidando como uma das principais lideranças de Natal.
Robson, que foi o vereador mais votado de Natal nas eleições de 2024, já havia demonstrado força eleitoral em 2022, quando obteve quase 15 mil votos apenas na capital na disputa para deputado estadual.
A tendência é de que Robson amplie ainda mais sua votação em Natal, o que pode ser um fator determinante para garantir sua eleição em 2026. O vereador segue intensificando o trabalho nas comunidades e fortalecendo alianças políticas na capital.
A Comissão Especial da Câmara Municipal de Natal que analisa o processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT) deve concluir o relatório final ainda neste mês de outubro. Na sequência, o documento será submetido à votação em plenário pelos 29 vereadores da Casa. Brisa será ouvida na terça-feira (14).Play Video
O relator do caso, vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), afirmou que restam apenas duas oitivas para encerrar a fase de instrução e que o parecer deve ser finalizado em até três semanas. “Não acredito que dure tanto, mas vai depender de quantos dias a vereadora irá precisar para finalizar. É desejo de todos agilizar”, comenta.
Segundo Fúlvio, a comissão já ouviu seis pessoas, entre servidores da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), artistas e o organizador do evento que motivou a denúncia. “Houve oitivas com funcionários da Funcarte, ontem [quinta-feira] a gente teve com alguns artistas e com o organizador do evento. Agora vai se ouvir a vereadora e mais uma pessoa da Funcarte, depois ela vai ter um prazo para apresentar a defesa de cinco dias úteis e nós teremos um prazo, também de cinco dias úteis, para finalizar o relatório”, explicou.
Políticos brasileiros repercutem, nesta sexta-feira (10/10), o anúncio de María Corina Machado como vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2025. A vitória da opositora do governo venezuelano, liderado por Nicolás Maduro, foi anunciada nesta manhã pelo Comitê Norueguês do Nobel.
Nas redes sociais, a direita brasileira celebrou a vitória de Corina. Em publicação no X, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) se manifestou, afirmando: “Lula mandou María Corina ‘parar de chorar’ quando ela foi proibida de disputar as eleições contra Maduro. Hoje, ela ganha o Prêmio Nobel da Paz, e ele segue validando uma ditadura. O tempo tem maneiras sutis de defender a verdade.”
O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, parabenizou a ex-deputada venezuelana com a seguinte declaração: “Imagino a situação do Lula, que elogiou e apoiou a tal democracia relativa’ venezuelana de seu brother Maduro.”
Policiais civis da 48ª Delegacia de Polícia (DP) de Serra Negra do Norte deflagraram, nesta sexta-feira (10), a Operação “Rastilhos”, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas nos municípios de Serra Negra do Norte, São João do Sabugi e Ipueira.
Ao todo, foram cumpridos 10 mandados judiciais, sendo quatro de prisão e seis de busca e apreensão. A ação resultou também na prisão em flagrante de um suspeito. Durante as diligências, os quatro mandados de prisão foram cumpridos, e outras três pessoas foram presas em flagrante delito, sendo duas delas já alvos dos mandados expedidos.
No local foram apreendidas porções de drogas embaladas para comercialização, apetrechos utilizados no preparo e fracionamento de entorpecentes, dinheiro em espécie e uma arma de fogo.
O vereador Paulo Dantas (PP) aliado do prefeito cassado Samuel Souto (PL) fez um discurso na Câmara Municipal de Ouro Branco com insinuações e até falta de respeito com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que cassou com votos técnicos e bem embasados a chapa eleita em 2024, no município seridoense.
Ex-presidente da Câmara e tio de dois secretários da gestão, Paulo Dantas fez apelações emocionais e disparou: “Esse golpe de cassar o prefeito, que vinha trabalhando bem…”, disse na tribuna em vídeo gravado. Em comentários feitos no instagram, o vereador foi além e questionou: “Golpe dado no povo de Ouro Branco. 2 prefeitos do RN com o mesmo caso, foram absolvidos. Por que será?”, escreveu. O TRE por 5×2 acompanhou o relatório técnico da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou uma mudança histórica: o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) passa a se chamar Polícia Científica do RN, consolidando o caráter policial e científico do trabalho de perícia e alinhando o estado à tendência de modernização já adotada em outras unidades da federação.
A nova nomenclatura simboliza o fortalecimento institucional e a valorização dos profissionais que atuam na perícia criminal, médica e identificatória, responsáveis por auxiliar as forças de segurança e o Poder Judiciário em investigações e processos. Segundo o governo, a transformação do ITEP em Polícia Científica representa um marco para o sistema de segurança pública potiguar.
Entre as medidas de valorização, está a concessão, pela primeira vez, de auxílio-fardamento aos servidores, que passarão a ter uniformes e identidade visual unificada com as demais forças policiais do estado. Essa padronização reforça a integração operacional e o reconhecimento da categoria como parte essencial da estrutura policial do Rio Grande do Norte.
A prefeita de Parnamirim, Nilda, reforça seu compromisso com a saúde pública do município ao anunciar a implantação de um sistema próprio para gerenciar o estoque de medicamentos da cidade, desenvolvido totalmente pela equipe do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação e Inovação (CGTI), sem custos adicionais. A ferramenta permitirá à Prefeitura controlar de forma completa a entrada, movimentação e destinação de todos os medicamentos e insumos da rede municipal de saúde, promovendo eficiência, organização e transparência.
“O desenvolvimento deste sistema é um marco para a gestão da saúde em Parnamirim. Ele garante maior controle, evita desperdícios e assegura que os medicamentos cheguem corretamente às nossas unidades de saúde, beneficiando diretamente a população. Quero parabenizar toda a equipe do CGTI pelo trabalho dedicado e inovador. É graças a iniciativas como essa que conseguimos investir de forma inteligente na saúde da nossa cidade”, afirmou a prefeita Nilda.
O novo sistema será implementado inicialmente pelo Departamento de Farmácia (CAF) a partir da próxima semana e, gradualmente, será difundido para outras unidades e setores de saúde do município. Entre os principais benefícios estão o monitoramento de prazos de validade dos medicamentos, garantindo seu uso adequado antes do vencimento, e a integração com as unidades de saúde, permitindo a destinação de medicamentos em tempo real, com registro de recebimento e controle completo da distribuição.
Em uma decisão relevante, a Justiça de Caicó concedeu uma liminar que determina a suspensão imediata de parcelas de empréstimos fraudulentos resultantes do “golpe da falsa central”. A medida visa proteger uma vítima supostamente lesada por criminosos que se passaram por representantes de instituições financeiras. A parte autora foi representada pelo advogado Davi Medeiros (OAB/RN 20630).
A liminar também estabelece uma multa de R$ 200,00 por lançamento indevido até o limite de R$ 10.000,00, caso as instituições financeiras não cumpram a ordem de suspensão e incluam o nome da parte autora em cadastros de proteção ao crédito.
O “golpe da falsa central” ocorre quando criminosos, simulando contato de bancos, induzem vítimas a fornecer dados ou autorizar operações, resultando em empréstimos e transações não reconhecidas.
A decisão judicial destacou a “probabilidade do direito” da vítima, baseada em indícios de falha na prestação do serviço bancário. Foi ressaltado o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que cabe à instituição financeira a responsabilidade objetiva por movimentações atípicas e que destoam do perfil do correntista, exigindo mecanismos eficazes de prevenção de fraudes.
A Justiça considerou também o “perigo de dano” à vítima e a ausência de prejuízo considerável aos bancos, visto que as parcelas poderiam ser relançadas futuramente. Esta liminar reforça a proteção ao consumidor e a responsabilidade das instituições financeiras na segurança das operações.
O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Caicó por dois mandatos, Dadá Costa, afirmou em entrevista ao Blog Jair Sampaio que Bibi Costa não teve participação nas conversas e negociações políticas que resultaram no retorno do ex-deputado Vivaldo Costa à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Segundo Dadá, o mérito pela volta de Vivaldo pertence ao deputado estadual Nelter Queiroz e ao prefeito Dr. Tadeu, que se empenharam pessoalmente para garantir o retorno do “Papa Jerimum” ao Parlamento potiguar.
“Quem se empenhou mesmo foi o Dr. Tadeu. Ele deu o seu máximo por Vivaldo, e por isso Vivaldo entregou sua liderança a ele. Acho justo que Bibi ficasse conosco para ajudar Nelter e Dr. Tadeu, que inclusive não será candidato a deputado”, afirmou Dadá.
O ex-prefeito relembrou que, nas eleições de 2022, Vivaldo havia encarregado seu irmão Tarcísio Costa de procurar entre os irmãos alguém disposto a sucedê-lo na política. “Nenhum dos irmãos quis ser candidato. Eu mesmo já tinha recomendações médicas desde 2002 para não disputar cargos por causa de um câncer. E Bibi, à época, disse que não queria mais ser político nem candidato a nada”, explicou.
Dadá destacou que, diante desse cenário, o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, foi o único que se aproximou de Vivaldo, recebendo seu apoio e sua confiança política. “Tadeu tem feito uma boa administração e deverá ser o continuador da obra de Vivaldo Costa”, reforçou.
Em um discurso contundente na CPMI do INSS, o relator da comissão fez duras críticas ao que chamou de “sistema de corrupção e proteção aos poderosos”, destacando o abandono e o sofrimento de aposentados e pensionistas em todo o país. “Respeitam nem aposentados e pensionistas. Enquanto o povo passa fome, há quem continue recebendo proteção e habeas corpus”, disse.
O parlamentar afirmou que enfrentar o sistema “não é fácil” e que, ao tentar combater o poder e a corrupção, é comum receber “um tapa na cara que é direcionado ao povo brasileiro”. Ele enfatizou que as investigações da CPMI revelaram um grande esquema de desvio de recursos envolvendo sindicatos e associações ligadas ao INSS.
Segundo o relator, a CPMI, sob a presidência do senador Carlos Viana, foi responsável por avanços concretos, como o bloqueio de bens de dirigentes e sindicatos suspeitos, além da prisão de envolvidos conhecidos como “careca” e “camisote”. “Foi esta CPMI que trouxe à luz o esquema e que forçou a Polícia Federal a agir. E olha que coincidência: no mesmo dia da oitiva de uma das testemunhas, houve operação no Sindinap”, destacou.
O Prêmio Nobel da Paz de 2025 vai para María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela. Nesta sexta-feira (10/10), o Comitê Norueguês do Nobel anunciou que Corina Machado recebe o prêmio Nobel da Paz “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
“Como líder do movimento pela democracia na Venezuela, Maria Corina Machado é um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”, diz o comitê. Ainda segundo o comunicado, Corina Machado tem sido figura-chave e unificadora em uma oposição política que antes estava profundamente dividida – oposição que encontrou ponto comum na demanda por eleições livres e governo representativo.
“É precisamente isso que está no cerne da democracia: nossa disposição compartilhada de defender os princípios do governo popular, mesmo que discordemos. Em um momento em que a democracia está ameaçada, é mais importante do que nunca defender esse ponto comum”, diz a instituição do Nobel.
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte realizou, em Caicó, uma solenidade alusiva aos 40 anos de instalação da unidade no município. O evento aconteceu nas dependências da DIREC e reuniu diversas autoridades militares e civis.
A cerimônia contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, coronel Monteiro Júnior; do subcomandante-geral, coronel Franklin; do coronel BM Bezerra; e do tenente-coronel Brito, comandante do 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1º BEC). Também participaram oficiais da Polícia Militar do RN, representando o 6º BPM, a CIPAM e a Companhia de Trânsito, além de oficiais de outras forças.
Durante a solenidade, o comando do Corpo de Bombeiros prestou homenagens especiais aos militares que serviram na unidade ao longo das últimas décadas e que atualmente se encontram na reserva remunerada, reconhecendo o trabalho e a dedicação prestados à corporação e à sociedade seridoense.
Um motorista morreu após perder o controle de um caminhão bitrem e cair de uma ponte localizada nas proximidades do município de Lajes, na região Central do Rio Grande do Norte.
De acordo com informações divulgadas nas redes sociais, o veículo rompeu o guarda-corpo da ponte e despencou no leito do rio, que está seco. O impacto foi fatal, e o condutor morreu no local.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e controla o fluxo de veículos na rodovia, que possui um sensor de velocidade instalado na área. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.
Policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), deflagraram, nesta quinta-feira (09), mais uma etapa da “Operação Combate Organizado”, no município de São José de Mipibu, Região Metropolitana de Natal.
A ação de hoje dá continuidade à operação e tem como foco principal intensificar as diligências relacionadas aos homicídios ocorridos neste ano na região, além de realizar a apuração de denúncias feitas pela população por meio do Disque Denúncia 181. A ofensiva faz parte de um conjunto de diligências estratégicas iniciadas em 1º de outubro, que seguirão até o final do ano com o objetivo de reprimir a atuação de facções criminosas.
Como resultado das fases anteriores, na semana passada, a Polícia Civil prendeu cinco suspeitos ligados a uma facção criminosa durante incursão na localidade conhecida como “Bica”. Na ocasião, foram apreendidas duas armas de fogo, drogas, balanças de precisão e cerca de R$ 15 mil em espécie, além da apreensão de três adolescentes por atos infracionais análogos ao tráfico e à associação criminosa.