Avante realizará Seminário Eleitoral para pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores do RN


O partido Avante no Rio Grande do Norte dará continuidade neste mês de julho, ao ciclo preparatório para pré-candidatos a Prefeito (a), Vice-prefeito (a) e Vereador (a), que disputarão às Eleições 2024 no Estado. O evento será gratuito e aberto para todos os partidos do RN. A inscrição será efetuada através do número: (84) 99431-0917. “Quem desejar se capacitar e se preparar para os desafios futuros estejam todos convidados, seja qual for o partido político que a pessoa esteja atualmente esteja filiada”, destacou um dos organizadores, o presidente do Avante em Natal e advogado Dr. Júlio Protásio.

O segundo Seminário Eleitoral acontecerá no dia 29 de Julho no Eco Auditorium, localizado na Rua Dr. Lauro Pinto, 1496, bairro Lagoa Nova, em Natal. O publicitário Tertuliano Pinheiro ministrará a palestra: MARKETING POLÍTICO. Já advogado especialista em Direito Eleitoral, Felipe Cortez, sobre: DIREITO ELEITORAL: ELEIÇÕES 2024. A finalidade do marketing político é apontar os possíveis eleitores e projetar uma imagem positiva do futuro candidato em questão. Já o Direito Eleitoral é o conjunto de normas e princípios que estabelecem o processo eleitoral, desde o registro de candidaturas até a apuração dos votos.

Lei seca: mais de 400 condutores foram autuados no mês de junho


Bastante movimentado devido aos festejos juninos, o mês de junho teve 417 motoristas autuados por dirigir sob a influência de álcool no Rio Grande do Norte. As informações são do balanço das atividades de junho, divulgado pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).

Entre as 417 autuações, trinta delas resultaram na prisão do condutor, sendo 21 detenções por embriaguez ao volante, 8 detenções por porte de entorpecentes, e uma prisão empreendida contra um foragido da justiça.

Em Natal, nenhum óbito decorrente de sinistro de trânsito ocasionado por condutor alcoolizado foi registrado pelo CPRE.

Álvaro Dias assina ordem de serviço para obra na 25 de Dezembro nesta terça


A obra de requalificação da avenida 25 de Dezembro, por trás do antigo Hotel Reis Magos, está orçada no valor de R$ 5 milhões, com recursos oriundos do Ministério das Cidades.

O corredor, que também possui apelo turístico, também será repaginado após a requalificação. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, irá assinar nesta terça-feira (4) a ordem de serviço para o início do trabalho, em cerimônia que deve acontecer às 12h, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

O prazo de execução da obra será de 10 meses, portanto, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) irá definir o plano de interdição viária do local, para que os impactos no tráfego sejam minimizados, de acordo com a divulgação da Prefeitura de Natal.

Mais >

Rogério Marinho é internado para tratar infecção de pele


O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, deu entrada nesta segunda-feira (3) no Hospital Rio Grande, em Natal, para continuar o tratamento de uma erisipela — uma infecção da pele — iniciado ainda na sexta-feira (30). Ele recebeu alta médica no domingo (2) para comparecer nesta segunda ao evento em que tomou posse como novo presidente do diretório estadual do Partido Liberal, mas retornou à unidade hospitalar.

A doença foi ocasionada pela picada de um inseto durante uma agenda realizada no interior do Rio Grande do Norte. A infecção se desenvolveu e Rogério Marinho registrou na sexta-feira a primeira internação no Hospital Rio Grande em razão de um inchaço no pé. Entre sexta e domingo, a equipe médica administrou antibiótico e demais medicamentos por via intravenosa. O senador foi liberado para ir ao evento de posse, mas voltou imediatamente ao hospital para continuar o tratamento.

A perspectiva de Rogério Marinho é de que até o fim desta semana ele esteja em condições de retornar a Brasília e às atividades normais. Até lá, ele permanece no hospital sob medicação e os cuidados médicos para debelar a infecção e evitar que ela tome uma proporção maior. “Com certeza estarei na próxima semana apto a retomar minhas atividades normais. Assim que for liberado do hospital, voltarei a Brasília e às minhas atribuições de líder da oposição no Senado da República”, destaca.

Rogério Marinho diz que PL deve formar “oposição construtiva”


Em um momento de reestruturação no comando, o Partido Liberal (PL) empossou o senador Rogério Marinho como presidente do diretório estadual nesta segunda-feira (3). Além da posse do novo presidente, a cerimônia também marcou a posse dos membros da nova diretoria do partido no estado e filiação de prefeitos.

Durante a posse, Marinho ressaltou a importância do novo momento para o estado, que, segundo ele, enfrenta desafios econômicos e sociais significativos. Marinho destacou a necessidade de formar uma “oposição construtiva” pensando nas eleições de 2026.

“É um sentimento de querer bem ao Rio Grande do Norte, querer que ele tenha melhores dias, que ele reencontre o caminho do crescimento, do aumento de emprego, da expectativa. Nossa expectativa é de que tenhamos, de verdade, uma oposição construtiva e responsável”, disse.

Mais >

Produção e criação de mel e abelhas será tema de audiência pública na Assembleia


A produção e a criação de abelhas no Rio Grande do Norte será o tema de audiência pública que acontecerá amanhã, dia 04 de julho, às 14h, na Assembleia Legislativa do RN.

Proposta pela deputada estadual Divaneide Basílio (PT), a atividade tem como objetivo discutir os desafios e as oportunidades do setor apícola que é um dos maiores produtores de mel do país.

A audiência contará com a participação de representantes do governo estadual, de entidades ligadas à apicultura, de pesquisadores e de produtores rurais de várias regiões e cidades potiguares.

Mais >

Ministério Público abre investigação sobre irregularidades no Criança Feliz de Ouro Branco


O Ministério Público do RN instaurou investigação para apurar possíveis irregularidades na execução do Programa Criança Feliz pela Prefeitura de Ouro Branco, no Seridó potiguar. O inquérito civil nº 02.23.2004.0000013/2023-55 teve como base denúncia de que as entrevistadoras que trabalharam pra Prefeitura não vinham recebendo os pagamentos, que chegam a R$ 1.000 por mês, embora o programa tenha estado em atividade desde 2022.

Depois de intensa pressão política, até mesmo de vereadores parentes das entrevistadoras, o prefeito Samuel de Souto mandou confeccionar o Processo Administrativo nº 32/2023, para indenizar em R$ 8 mil a prestação de serviços das ex-estagiárias que atuavam junto ao Programa Criança Feliz no período de dezembro de 2022 a março de 2023. De fato, as estagiárias só foram mesmo incluídas no orçamento em março de 2023, de acordo com dados do portal da transparência da Prefeitura de Ouro Branco.

Na portaria, que converte a notícia de fato 02.23.2004.0000013/2023-55 no inquérito civil, a Promotoria de Justiça de Jardim do Seridó já começa reiterando requisição pro prefeito mandar, no prazo de 10 dias úteis, o processo de pagamento das estagiárias. O prefeito vem ignorando os requerimentos do MP-RN desde fevereiro de 2023, e é possível identificar ao menos três ofícios reiterando pedidos de informações à Prefeitura de Ouro Branco, sem resposta pelo prefeito.

FONTES:
https://consultapublica.mprn.mp.br/procedimento/465799
https://consultapublica.mprn.mp.br/procedimento/531865
https://transparencia.lemarq.inf.br/menu/?uf=rn&rnp=rnp092

Polícia Militar apreende entorpecentes no Acampamento em Caicó


Na manhã desta terça-feira (4), a Polícia Militar apreendeu entorpecentes no bairro Acampamento em Caicó.

O fato se deu por volta das 5h da manhã, após a guarnição de Rádio Patrulha ser acionada para averiguar a presença de um homem que estava em atitude suspeita, nas proximidades de uma residência.

Após localizar o suspeito e realizar abordagem foi encontrada uma substância análoga a cocaína e dinheiro fracionado.

Mais >

Allyson Bezerra embarca com Agripino para Brasília e deve anunciar filiação no União Brasil


O ex-senador e presidente do União Brasil no RN, José Agripino Maia, publicou em suas redes sociais, há 4 dias, uma foto ao lado do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que está saindo do Solidariedade e anunciou, na semana passada, em entrevista à 98FM, que iria escolher entre PSD, da senadora Zenaide Maia, e o União Brasil.

A imagem postada por Agripino é a pista mais forte, até agora, de que Allyson já fez a sua nova escolha partidária.

Na legenda da foto, Agripino praticamente confirma a futura filiação do prefeito de Mossoró: “Com o prefeito Allyson programando a agenda em Brasília próxima semana”.

Mais >

Vereador Andinho Duarte vai lutar por um Centro Dia para Idosos


O vereador Andinho Duarte usou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (03) para solicitar ao prefeito Judas Tadeu e a Secretaria de Assistência Social a implantação de um Centro Dia para acolhimento de idosos na cidade de Caicó.

Andinho explicou na tribuna da Casa Legislativa que o espaço é destinado ao atendimento especializado a pessoas idosas que tenham algum grau de dependência de cuidados e necessite de um espaço durante o dia enquanto seus familiares trabalham. A proposta do serviço ao idoso é evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento diurno.

Em suas palavras, o vereador argumentou que em Caicó existem inúmeros idosos que vivem com as famílias, mas infelizmente ficam em casa sozinhos enquanto os familiares trabalham.

Mais >

Lula sanciona lei de igualdade salarial entre homens e mulheres


O presidente Lula sancionou, na tarde desta segunda-feira (3), a lei que visa garantir a igualdade salarial entre mulheres e homens no exercício da mesma função ou por trabalho de igual valor.

De autoria da Presidência da República, a medida altera a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, para definir que a igualdade salarial será obrigatória. Para isso, estabelece mecanismos de transparência e de remuneração a serem seguidos pelas empresas, o aumento da fiscalização e aplicação de sanções administrativas.

Durante cerimônia, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou que a nova lei é fruto da luta histórica por igualdade de oportunidades.

Mais >

Substância da Coca Zero pode ser classificada como cancerígena pela OMS


O aspartame, adoçante artificial que está na composição da Coca-Cola Zero, está sendo avaliado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), para saber seus riscos para a saúde humana. De acordo com a Agência Reuters, a substância será classificada como “possivelmente cancerígeno para humanos”. Em julho, a OMS deve fazer um anúncio em que será revelado oficialmente os riscos do componente.

Os adoçantes artificiais já são alvo de pesquisas da OMS há alguns anos. Em um revisão divulgada em 15 de maio de 2023, a Organização sugeriu que eles podem ter “efeitos indesejáveis potenciais” associados ao uso a longo prazo, como o maior risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.

Os mais conhecidos entre os citados pela OMS na data são: acessulfame de potássio, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, stevia e seus derivados. O aspartame também foi citado na lista.

Mais >

Juros altos no Brasil podem custar até R$ 182 bilhões a mais por ano ao país


A manutenção da taxa básica de juros em 13,75% ao ano custa bilhões ao Brasil, que poderia utilizar o montante em setores que carecem de investimento.

Segundo dados do Banco Central (BC), a cada 1 ponto percentual na Selic mantido por 12 meses, o país gasta cerca de R$ 43 bilhões a mais com a dívida bruta — que abrange o total dos passivos de responsabilidade do governo federal, além de estados e municípios.

Por isso, caso a Selic já fosse de 9,5% ao ano, conforme prevê projeção do Boletim Focus do BC para 2024, o Brasil iria economizar cerca de R$ 182 bilhões ao ano só com o pagamento de juros da dívida, uma conta que desconsidera o impacto da inflação e câmbio.

Mais >

Três assassinatos em apenas uma hora na zona norte de Natal


Três homicídios foram registrados durante o intervalo de tempo de 1 hora e todos ocorreram na zona norte de Natal

Segundo o que foi apurado, os homicídios aconteceram no Pajuçara, outro no loteamento José Sarney e um no bairro Nossa Senhora da Apresentação, confirmados pela Polícia Militar.

A vítima no loteamento José Sarney foi um jovem que usava tornozeleira eletrônica. Todos os crimes possuem características de execução.

Mais >

Líder do Brasileirão, Botafogo exalta paraibanos do time: “A Paraíba é Fogo”


No topo do Brasileirão, o Botafogo homenageou os paraibanos que integram o elenco e que têm contribuído para o excelente momento que vive o time.

Nas redes sociais, o clube colocou a imagem dos atacantes Luis Henrique e Carlos Alberto, do centroavante Tiquinho Soares e do lateral-esquerdo Hugo usando o chapéu cangaceiro, tradicional símbolo nordestino.

A publicação ainda inclui a frase: “A Paraíba é Fogo”. “O estado da Paraíba muito bem representado no elenco alvinegro”, escreveu o perfil do Botafogo na legenda.

Neste domingo (2), o Botafogo venceu o Vasco por 2 a 0 e manteve a vantagem de sete pontos para o vice-líder Grêmio. Com a vitória, o Botafogo continua invicto no Estádio Nilton Santos pelo Brasileirão.

Nuvens brilhantes e extremamente raras são vistas em Moscou, na Rússia


A cidade de Moscou, na Rússia, foi tomada por nuvens brilhantes nas primeiras horas desta terça-feira (4). Extremamente raro, o fenômeno é conhecido como nuvens noctilucentes e geralmente é observado no verão, ao nascer ou pôr do sol.

As nuvens noctilucentes são finas e se formam a até 80 km cima da superfície da Terra. Os cientistas acreditam que elas se formam quando o vapor de água congela e forma cristais de gelo que, por sua vez, se prendem a partículas de poeira presentes na atmosfera.

Segundo um estudo publicado em 2018 por pesquisadores da Universidade do Vale de Utah, nos Estados Unidos, as noctilucentes são as nuvens que ocorrem na região mais alta da atmosfera, além de se serem as mais secas e geladas. Ainda de acordo com os especialistas, esse é o tipo de nuvem mais raro de se observar no planeta.

Nova vacina contra a dengue chega à rede privada do RN; saiba quem pode tomar


A Qdenga, nova vacina contra a dengue, chegou ao Rio Grande do Norte. Neste primeiro momento, no entanto, o imunizante só está disponível na rede privada, em estabelecimentos como farmácias, clínicas e laboratórios. 

O registro da Qdenga foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano e há cerca de duas semanas iniciada a distrubuição para comercialização no Brasil.

Segundo preço tabelado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o valor de cada dose no mercado deve ficar entre R$ 301,27 e R$ 402,05. A vacina é aplicada em duas doses.

Mais >

Jogador é achado esquartejado em rio 7 dias após desaparecer em festa


O corpo do jogador de futebol Hugo Vinicius Skulny Pedrosa foi encontrado nesse domingo (2), no rio Iguatemi, em Sete Quedas (MS). O atleta de 19 anos estava desaparecido desde o dia 25 de junho, quando foi a uma festa no município vizinho de Pindoty Porã, no Paraguai.

De acordo com a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), Hugo foi esquartejado e teve as partes do corpo lançadas no leito do rio.

Os restos mortais foram encontradas durante uma operação de força-tarefa envolvendo as polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Defron. A polícia investiga o caso.

Mais >

Americanas fechou 43 lojas e perdeu 5 milhões de clientes em 2023


A Americanas perdeu 5 milhões de clientes de dezembro do ano passado até maio de 2023 e fechou 43 lojas de janeiro a junho.

Os números foram divulgados na última sexta (30) pelos administradores judiciais da varejista, a Preserva-Ação Administração Judicial e o Escritório de Advocacia Zveiter, informa a Folha. A companhia ainda tem cerca de 44 milhões de clientes e 1.837 unidades no Brasil.

A Americanas está em recuperação judicial desde janeiro deste ano, após a descoberta de um rombo em suas contas inicialmente avaliado em R$ 20 bilhões. Hoje, a dívida com 16,3 mil credores é estimada em R$ 43 bilhões, e as ações da companhia derreteram 90% na Bolsa no acumulado do ano. A nova administração da empresa admite que houve fraude.

Mais >

PRF flagra 271 pessoas dirigindo sob influência de álcool no RN em junho


A Polícia Rodoviária Federal flagrou, durante o período de 1º a 30 de junho, 271 pessoas dirigindo veículo sob influência de álcool no Rio Grande do Norte. Desse total, 259 pessoas foram autuadas no valor de R$ 2.934,70 e terão a carteira de habilitação suspensa. Doze pessoas tiveram as mesmas penalidades, e ainda foram presas pelo crime de embriaguez ao volante.

Durante as festividades a PRF intensificou a fiscalização em todas as regiões do estado. Mais de 11 mil veículos e treze mil pessoas foram fiscalizadas. Segundo a PRF, foram realizados 10.375 testes de etilômetro, representando um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Quase metade das autuações de alcoolemia foram na Região Oeste do estado, com 132 ocorrências de embriaguez de um total de 271.

Ainda de acordo com a PRF, no mesmo período ocorreram 75 acidentes com feridos nas rodovias federais que cortam o estado, mesmo número do ano anterior. Houve registro de quatro óbitos, resultando em uma redução de 33% em relação ao ano de 2022. Paralelamente, durante o mês de junho, a PRF realizou diversas ações educativas como palestras e “Cinema Rodoviário”, alcançando mais de 1.877 pessoas, conscientizando-as sobre a importância de um trânsito mais seguro para todos.