Bolsonaro retira deputada Bia Kicis da vice-liderança do governo no Congresso

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro retirou nesta quarta-feira (22) a deputada Bia Kicis (PSL-DF) da função de vice-líder do governo no Congresso Nacional. A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União”. Bia Kicis é uma das principais aliadas de Bolsonaro na Câmara e está no primeiro mandato de deputada. A mensagem no “Diário Oficial” não explica o motivo da saída.

A mudança foi feita um dia após a votação do Fundo de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), pela Câmara. A parlamentar votou contra a renovação do fundo, enquanto Bolsonaro afirma que o governo mostrou “responsabilidade” ao, segundo ele, apoiar a proposta.Conforme a colunista da GloboNews Natuza Nery, a saída de Bia Kicis tem relação com o resultado da votação.

A jornalista informou ainda que a retirada de Bia Kicis atende a integrantes do chamado Centrão, bloco informal de deputados de centro-direito que atua na Câmara e se aliou ao governo. Os partidos do bloco, que integraram a base de apoio aos governos Dilma Rousseff e Michel Temer, agora também integram a do governo Bolsonaro.

No início deste mês, a colunista do G1 Andréia Sadi também informou que o Palácio do Planalto decidiu trocar vice-líderes em meio ao cenário de avanço, no Supremo Tribunal Federal (STF), do chamado inquérito das fake news, que apura a disseminação de conteúdo falso na internet. Parlamentares aliados do presidente Jair Bolsonaro são alvos do inquérito (Veja mais em G1).

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.