Bombeiro do RN participa de capacitação em Emergências com Produtos Perigosos em SP

Curso de Produtos Perigosos (2)O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) enviou um dos seus profissionais para realizar um curso de atendimento às emergências envolvendo produtos perigosos, no estado de São Paulo.

A medida levou em consideração a necessidade de capacitar os militares às primeiras medidas a serem tomadas em caso de emergência envolvendo este tipo de ocorrência. O curso está sendo realizado no período de 3 a 27 de novembro pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo (PMSP).

“Os bombeiros se deparam, em seu dia a dia de trabalho, com acidentes em rodovias envolvendo carretas que transportam produtos explosivos, corrosivos, tóxicos, inflamáveis, entre outras categorias. Por isso precisamos estar qualificados e prontos também para este tipo de ocorrência”, destacou o comandante geral do CBMRN, Coronel Otto Ricardo.

Durante a atividade os alunos estão realizando visitas em várias instituições e empresas que atuam no ramo como o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), com uma destacada atuação em vários setores da atividade nuclear e na Hidromar Indústria Química, que tem como principal atividade a fabricação, venda e distribuição de produtos químicos, com destaque especial para o Cloro Líquido.

Também estão sendo realizados estudos no Centro Experimentar Aramar, responsável pelo desenvolvimento de pesquisas nucleares da Marinha do Brasil e na White Martins, fornecedor de gases industriais e medicinais. 

“O curso segue a padronização internacional que é utilizada em todo o Brasil. Nele estamos aprendendo a identificar a presença do material perigoso para adotar as medidas de isolamento cabíveis, neutralizar o risco e assim não ser uma vítima também. Multiplicaremos estes conhecimentos com a tropa potiguar”, disse o capitão Jonas Eduardo, aluno do curso.

Entre os conhecimentos a serem adquiridos estão: características que diferem uma emergência envolvendo produtos perigosos de uma rotineira; conceituação dos produtos perigosos e categorização dos agentes que constituem o mesmo; enumeração da classificação de risco dos produtos perigosos; identificação do material com segurança e procedimentos de primeira resposta à emergência com produtos perigosos, entre outros.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.