Bombeiro furta caminhão e tenta invadir a Esplanada dos Ministérios

Um caminhão do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal teve que ser interceptado a tiros na madrugada deste domingo (3) ao tentar cruzar em alta velocidade, a Via Estrutural, sentido Congresso Nacional. A ação aconteceu quando a viatura já estava na Esplanada dos Ministérios, pouco depois da Catedral Metropolitana.

Segundo a Polícia Militar, o condutor do veículo, que seria um bombeiro, mas não teve o nome revelado, foi preso próximo ao Congresso.

O homem teria furtado o caminhão dos Bombeiros por volta das 1h30 da madrugada. A PM informou que várias ordens de parada foram dadas ao condutor, sem sucesso. Durante a perseguição, viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros acompanharam o veículo para tentar evitar acidentes.

Por volta de 1h50, ao cruzar a Via Estrutural, os militares efetuaram disparos contra os pneus do veículo para interceptá-lo. O condutor foi retirado do caminhão e foi conduzido ao Quartel do Corpo de Bombeiros, onde recebeu voz de prisão. O local foi preservado pela PM e a perícia da Polícia Civil foi acionada.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social confirmou o ocorrido e afirmou que o militar encontra-se em custódia:

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social informa que por volta de 1h30 da madrugada deste domingo (3) uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi retirada do Quartel, sem autorização, por um Bombeiro Militar. A Polícia Militar foi acionada via Copom (190), tendo contato visual com o veículo na via Estrutural sentido Plano Piloto. Várias ordens de parada foram dadas ao condutor, mas sem sucesso.

Durante todo o percurso viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros acompanhavam o veículo e balizavam o trânsito no sentido de evitar acidentes. Por volta de 1h50, o veículo foi interceptado na via S1, na altura do Ministério do Planejamento, momento em que viaturas do PATAMO e da ROTAM efetuaram disparos contra os pneus do veículo. O local foi preservado pela Polícia Militar e a perícia da Polícia Civil foi acionada.

O condutor foi imediatamente retirado e conduzido ao Quartel do Corpo de Bombeiros, onde foi preso em flagrante delito, enquadrado nos crimes de furto qualificado, desobediência, danos ao material da administração militar e tentativa de dano, conforme previsto no Código Penal Militar.

Na apuração preliminar do Corpo de Bombeiros, a princípio, não foram encontrados elementos que apontam para a caracterização de atentado terrorista, em conformidade com a Lei 13.260/16, que trata dos crimes de terrorismo.

Por fim, o Corpo de Bombeiros informou que as circunstâncias que envolveram a ocorrência estão em apuração, sendo acionada também a Diretoria de Saúde e o Centro de Assistência da corporação para acompanhar o caso e que foram adotadas todas as medidas necessárias para elucidação dos fatos. O Militar em questão encontra-se detido no Núcleo de Custódia do CBMDF e será submetido à audiência de custódia.

-Secretária da Segurança Pública e da Paz Social
-Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
-Polícia Militar do Distrito Federal
-Polícia Civil do Distrito Federal

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.