Brasil tem 6.500 médicos intensivistas; 40 mil seriam necessários

Foto: Reprodução/CNN Brasil

Regiões Norte e Nordeste são as que apresentam maior escassez de profissionais, segundo Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Apenas 1,7% dos médicos registrados no Brasil tem o título de intensivista. Isso representa cerca de 6.500 profissionais da categoria, segundo levantamento de 2018, o mais recente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). “Antes da Covid-19 já não tínhamos intensivistas suficientes. Com a doença, piorou”, diz Marcelo Moock, membro da Comissão de Ética e Defesa do Exercício Profissional da AMIB.

Para se ter uma ideia, é como se um município com 32 mil habitantes tivesse apenas um médico intensivista para socorrer todas as pessoas que precisam de atendimento em uma UTI.

“O ideal seria que o país tivesse cinco a seis vezes mais a quantidade de médicos intensivistas do que temos hoje para atender com plena capacidade em todos os leitos de UTI”, diz Moock. O especialista calcula que seriam necessários ao menos 40 mil novos médicos intensivistas. Veja mais em CNN BRASIL

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.